19/01/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor. Cabendo a ele, buscar estratégias de ensino que envolvam e interajam os alunos em um aprendizado efetivo e crítico. Para isso, temos que utilizarmos recursos que façam parte do cotidiano dos alunos, como as velhas e as novas tecnologias de informação e comunicação. Uma sugestão é a utilização de narrativas fílmica, que despertam maior interesse dos alunos. A narrativa Pay it forward (corrente do bem) oferece inúmeras possibilidades e construção de atividades interessante relacionadas ao tema de comportamento humano, violência, racismo, valorização humana, voluntariado e cidadania. Inicialmente, pode-se fazer uma análise crítica com os alunos, pedindo que anotem todas as palavras ou frases que estejam relacionadas com a valorização humana. Em grupo ou individualmente, deverão criar frases ou redações que tenham relação com a narrativa, pode-se utilizar a frase feita pelo personagem do filme, o professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey): o que você espera do mundo? Os alunos poderão realizar essas compositions (redações) ou as frases no acessório de desenho, criando uma corrente em que deva aparecer palavras relacionadas ao tema proposto. Após essa atividade, sugerir que busquem vídeos ou músicas, através do acesso a internet, que tenham relação com a narrativa fílmica. O professor também, poderá elaborar atividades interdisciplinares, anexando nos murais da escola, ações ou novas atitudes (em inglês e em português) que venham possibilitar a realização de uma corrente do bem. Ao envolver outras disciplinas, cria-se a possibilidade de realizar uma ação voluntária na escola, incitando assim, o espírito de cidadania no grupo envolvido. Com o computador , máquina digital e o acesso a internet, os alunos podem elaborar slides, com fotos (retiradas por eles ou da internet) de mensagens elaboradas pelo grupo para ser apresentadas em forma de seminário ao restante da equipe envolvida. Além dessa atividade, pode-se também pedir que busquem através do www.youtube.com.br vídeos ou ainda músicas relacionadas ao tema proposto.
Enfim, o professor tem a possibilidade de criar inúmeras atividades, através das velhas e novas tecnologias, que despertem o interesse pela língua inglesa e pelo estado crítico e cidadão de seus alunos.
Quatro estrelas 45 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/04/2012
Cinco estrelasÓtima sugestão. Muitíssimo obrigado. Vale a pena executá-la em sala. Parabéns!
22/06/2011
Cinco estrelasÓtima ideia. Parabéns!
15/04/2011
Cinco estrelasParabéns professora! excelente sugestão.
10/03/2011
Cinco estrelasNossa! Parabens, professora.
20/02/2011
Três estrelasBom planejamento. O uso das tecnologias nas aulas de língua estrangeira favorece a aprendizagem e diversifica a maneira de ensinar e aprender.
04/01/2011
Quatro estrelascriativa e atual
16/12/2010
Quatro estrelasYou've got it, teacher ! It was a pattern for all want to teach very well English language to our students in the school. Congratulations !!!
25/11/2010
Cinco estrelasEu estava precisando de dicas como estas,valeu garota,você CAPRICHOU!!
15/11/2010
Cinco estrelasMovie with the focus on friendship and mutual respect between people. Foreign movies are nice to understand others cultures...I believe resources technology. Very good!
12/11/2010
Quatro estrelasVery nice job indeed!!!
25/10/2010
Cinco estrelasA internet na sala de aula é um ótimo recurso para trazer os alunos até "nós". Principalmente hoje em dia, em que eles não querem saber do inglês. Este filme "Pay it forward" já trabalhei com meus alunos e o rendimento foi ótimo. Espero que outras professoras como você tenham a mesma dinamicidade e gostem da mídia, pois sem ela hoje, nossas aulas podem perder a objetividade do que é aprender e gostar da Língua Inglesa. Abraços Karen
30/09/2010
Cinco estrelasÓtima proposta. Parabéns!!!
15/09/2010
Cinco estrelasA aula é excelente, eu adoro usar a tecnologia para trabalhar em sala de aula, nova forma de trabalhar e os alunos amam tb. Parabéns!!!
20/08/2010
Cinco estrelasachei bastante interessante sua aula teacher,gosto muito desse tipo de trabalho,também sou professor de Inglês e faço um trabalho mais ou menos parecido..parabéns!
01/06/2010
Cinco estrelasSou professora de inglês e de informática, amei seu trabalho, o qual faz a junção perfeita para o ensino/aprendizado dos alunos. Parabéns.
16/05/2010
Duas estrelasPrecisava de algo mais expositivo.
23/04/2010
Cinco estrelasCompletamente aprovado. Os adolescentes se entusiasmam quando se deparam com a mídia porque faz parte da vida deles. É tão natural quanto beber um copo d'água.
26/03/2010
Cinco estrelasa aula e´muito boa parabens
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da idéia. Parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasOs aprendentes necessitam atividades lúdicas, para motivar o uso da Língua Inglesa, principalmente no mercado de trabalho, embora hoje já se exige mais um idioma. As aulas deveram ser ministradas usando mapas, a fim de que, possam identificar os países de Língua Inglesa e seus costumes, identificando as diferenças do inglês AmE / BrE, na ortografia e pronúncia. Construir Blogs para interagir entre eles. Salas de informática modernas com monitores responsaveis. Uma sala específica.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma aula muito interativa acredito que poderá ser readaptada a nossa realidade e termos bons resultados em sala de aula. Por José
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Sua aula me ajudou muito.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Dá para o semestre inteiro. Uma dica, mestra. Coloque entre parênteses a pronúncia das palavras em Inglês. Ex.: Hot (hhóót) = quente. Não use o IPA (ái-pi-ei). Ele só serve para os americanos. De (intör'néshênel) ele nada tem. A PUC insiste em usar este (oêldféshen) obsoleto IPA. Use o meu Alfabeto Fonético da Língua Portuguesa. Custa barato.
24/03/2010
Cinco estrelasExecelente, nós educadores devemos usar todo recurso audio-visual que possa motivar a sala de aula , pois é de fundamental importancia a utização par a interação dos alunos com outras culturas.
24/03/2010
Cinco estrelasé muito importante nós professores aprendermos a trabalhar com a mídia na escola. desta maneira podemos levar até os nossos alunos o lado bom do nosso progresso. é importante atualisar- se cada vez mais, pois nosssos alunos tem fome do saber desde os primeiros anos na escola.
24/03/2010
Cinco estrelasA utilização das ferramentas de mídias na língua inglesa é muito importante para o aprendizado dos alunos. Com a internet eles descobrem, debatem e constatam nas suas pesquisas.
24/03/2010
Quatro estrelasTodo recurso audio-visual que possa ser utilizado em sala de aula para o ensino de inglês é extremamente importante e enriquecedor, pois para se aprender melhor uma língua estrangeira, se faz necessário o conhecimento de sua cultura, e já que por vezes intercambiar isto seria difícil, a utilização desses recursos seria o caminho ( filmes, vídeos, internet , etc ), pois proporcionaria uma aula mais interessante e por tabela mais significativa em termos de ensino-aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasNubea, também trabalho com este recurso, é muito legal. Um abraço
24/03/2010
Cinco estrelasEu adorei,é mais um incentivo para os docentes utilizar ferramentas multimídias no ensino e principalmente envolvendo a língua estrangeira, assim é mais uma motivação para que os alunos despertem maior interesse pela língua inglesa .
24/03/2010
Quatro estrelasHoje em dia, está havendo um avanço tecnológico muito grande na sociedade, e este, certamente se reflete em sala de aula. É fato, que se tornou difícil aplicar uma aula interativa e dinâmica sem o auxílio de alguma ferramenta tecnológica, todavia, é necessário que o professor saiba fazer uso dessa tecnologia, pois devemos associar o novo ao tradicional, na aplicação dos conteúdos. “Temos que entender que o ensino precisa ser renovado constantemente, mas não mudado completamente”. – Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasInovar para aprender. Melhor ainda quando acontece a introdução das novas tecnologias de informação, no caso, a música. Parabéns pelo excelente planejamento e por demostrar que é possível inovar com qualidade e descontração.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da sugestão de aula, neste estado, principalmente neste municipio encontramos dificuldades no aprendizado desta lingua, alunos iniciantes do ensino médio vem defasado do fundamental e não tem interesse no inglês, este modelo de aula vem a despertar o interesse. Valeu professor!
24/03/2010
Cinco estrelasNão trabalho com língua inglesa, mas achei interessante a ideia de trabalhar com mídias afinal seja elas antigas ou modernas, sempre ocuparão um lugar de destaque em nossas vidas. No aprendizado é tudo de bom.
24/03/2010
Cinco estrelasPerfeito!!! Vivemos em uma sociedade virtual, assim é importante contextualizarmos nossas aulas no mundo das tecnologias de informação e comunicação, TIC.
24/03/2010
Cinco estrelas"A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor". E será a partir do uso das tecnologias e mídias que iremos conseguir essa tão objetivada motivação por parte dos educandos. Parabéns pelo seu trabalho. Usarei essa sugestão como análise para um trabalho do Curso Mídias na Educação. Obrigado pela sugestão! José Aldo Gustavo
24/03/2010
Três estrelasGostei, achei simples e fácil de realizar, e também acredito que os alunos irão participar. Às vezes nós encontramos coisas que são inviáveis de fazer, mas essa idéia é simples é parece que pode despertar interesse.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem.Nubea!Sua proposta de aula é riquíssima.Através dela é possível fazer adaptações de acordo com cada realidade.Parabéns!Obrigaga por compartilhar suas idéias.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente pois a forma de exposição dos conteúdos é prática e dinâmica.A utilização de atividades interdisciplinares aumenta o interesse dos alunos, pois nelas estão presentes várias visões do conteúdo.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, pois nós que professor que somos formadores de cidadãos de bem, devemos resgatar os valores para que se tenham uma boa relação com o outro!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente principalmente quando ela diz aque não é nescessário a internete se não houver.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá, colega Excelente proposta.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei o plano de aula da professora, acredito que seja bastante proveitoso desenvolvê-lo em sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula da profa. Nubea Xavier de Inglês é um excelente modelo de aula de como o prof. deve pautar sua metodologia em cima das tecnologias educacionais com vistas ao uso do computador em sala de aula.Sendo assim é só o professor de Inglês tentar inovar suas aulas motivando os alunos a participarem ativamente das aulas no laboratório de Informática.Tenho dito e obrigado.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela ótima idéia! Com certeza irá envolver os alunos! Vou tentar adaptar algumas coisas.