Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Nem só Coca-Cola é refrigerante...

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender como as empresas investem em propaganda para vender seus produtos e, de que modo, nós consumidores, somos afetados pela propaganda de massa.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA:

Cole no quadro os seguintes cartazes:

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

- Após colar as imagens no quadro pergunte aos alunos o que eles pensam sobre elas.

- Deixe que façam a associação que quiserem, peça que anotem no caderno o que acharam de cada uma delas. Qual produto mais gostam? Por quê? Qual a diferença entre um e outro? Acham que a forma como esses produtos são anunciados nos meios de comunicação faz alguma diferença?

2ª ETAPA:

1) A seguir cole sobre a primeira imagem as frases seguintes:

"A pausa que refresca".

"Gostaria de comprar uma Coca para o mundo".

"Isso é que é".

"Coca-Cola é isso aí".

"Coca-Cola dá mais vida a tudo…"

"Tudo vai melhor com Coca-Cola".

"Emoção pra valer".

"Essa é a real".

"Tudo de vibe".

"Viva o que é bom."

"Viva o lado Coca-Cola da Vida".

"Sempre Coca-Cola".

2) Na segunda imagem, cole as frases:

"Do seu jeito".

"Cai bem".

"Questione, Mude, Beba Pepsi!"

"É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim!"

"Você já equilibra coisas demais. Uma parte, a gente ajuda. Pepsi Light, zero açúcar. O equilíbrio ideal entre light e sabor. Com Pepsi Light, sim!”

3) Na terceira cole as seguintes frases:

"A Coca-Cola inicia 2006 com as seqüelas de um daqueles golpes que ferem fundo o ego dos executivos e o bolso dos acionistas".

"Dona da marca mais valiosa e do refrigerante mais consumido no planeta, a companhia assistiu recentemente sua arqui-rival, a Pepsi, superá-la em valor na Bolsa de Nova York, por uma diferença de 2 bilhões de dólares -- um fato sem precedentes na ruidosa guerra de mercado que as duas empresas travam mundo afora".

"Apesar da forte dimensão simbólica, a atual hegemonia da Pepsi em Wall Street -- avaliada em cerca de 98 bilhões de dólares -- extrapola a guerra das colas".

"Pressionados pelas campanhas contra a obesidade e a favor de um estilo saudável de vida, os refrigerantes tendem a perder mercado. Esse cenário produz mais impacto negativo na Coca do que na Pepsi".

4) Na logomarca do MacDonald's colar a frase:

"Amo muito tudo isso".

5) Na imagem 5, cole a frase:

"Gostoso é no Bob's".

"Não tem comparação"

6) Na imagem 6, cole as frases:

"Energia que contagia".

"O Original do Brasil".

7) Na última imagem cole:

 "A gente muda o mundo".

"Atitude de renovação".

- Agora, os alunos vão se dividir em grupos para trabalhar as imagens e as frases, conjuntamente.

Os grupos irão analisar e comparar imagens e frases.

Ver se existem características comuns e quais são.

Co mo o produto é anunciado.

Que frase tem mais efeito.

Qual você consumiria, se dependesse da propaganda.

3ª ETAPA:

No laboratório de informática, os grupos vão desenvolver um blog sobre propaganda e consumismo.

Para isso, vão usar os elementos e idéias da aula.

Pesquisar os links abaixo:

http://rapensando.blogspot.com/2008/11/consumismo-propaganda-e.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo

http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-2117-18824-,00.html

http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/o-papel-da-publicidade-na-sociedade-de-consumo-667584.html

http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html

Recursos Complementares
Avaliação

A turma vai utilizar o blog como canal de socialização sobre as últimas compras que fizeram, se foram realmente necessárias, com que finalidade, se houve pesquisa de preço, etc.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marilene Maués, EEEFM São Miguel , Pará - dijo:
    marilenemaues@yahoo.com.br

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    "Sede não é nada, imagem é tudo!" Parabéns pela visão crítica! A educação e as/os educadoras/es agradecem pela fomação de pessoas menos coisificadas.


  • MARIA MARTA AFINOVICZ, EE ANDRÉ ANTONIO MAGGI , Mato Grosso - dijo:
    mnovicz@hotmail.com

    24/04/2010

    Quatro estrelas

    É UMA AULA BEM PLANEJADA, ONDE ESTARÁ USANDO FIGURAS E FRASES QUE FAZEM PARTE DO DIA-A-DIA DO ALUNO, COMO CONSUMIMOS COISAS SEM PENSAR NO EFEITO QUE CAUSA EM NOSSO ORGANISMO E NO NOSSO BOLSO, TRAZER O ALUNO PARA A REALIDADE E FAZER REFLETIR É REALMENTE O NOSSO PAPEL. MUITO BOM,. PARABÉNS!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.