Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo o nosso Universo

 

30/04/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Big Bang; * Nosso Universo; * Nossa Galáxia (Via Láctea); * Sistema Solar.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa;
- aula conceitual;
- uso do laboratório de informática.

MOTIVAÇÃO:

Astronomia é um tema ainda pouco discutido em sala de aula, e isto se deve, em parte, ao fato deste assunto escassamente ser abordado por livros e pouco cobrado em vestibulares. Desta forma, isto colabora para que os alunos tenham muitas dúvidas e curiosidades sobre a temática. É importante observar que este assunto se refere a nossa existência, nosso lugar no universo, o que, por si só, apontam a importância de ser abordado em sala de aula.
Feitas tais considerações e estando os alunos organizados em duplas ou trios nos computadores do Laboratório de Informática, sugerimos que, primeiramente, o professor inicie a aula promovendo uma discussão com os alunos ( e entre eles) sobre o assunto a ser trabalhado em sala de aula - sem contudo, revelar o tema da aula. O professor poderá questioná-los sobre: Quem de vocês nunca se perguntou se estamos sozinhos no Universo? Ou ficou minutos olhando para um belo céu estrelado?

ATIVIDADE 1:

Após as discussões, o professor deverá apresentar o tema destas aulas, ressaltando que elas têm como função introduzir novos conhecimentos deste nosso Universo, do nosso Planeta Terra, assuntos estes que fazem parte da Astronomia - Ciência que estuda os planetas, estrelas e todos os astros que habitam o Universo.

Em seguida com os alunos dispostos na sala de informática, propomos que o professor questione os alunos sobre: o que eles entendem por Universo e Galáxia, como o Universo foi criado etc. Isto é importante para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados. Após as discussões, intermediadas pelo professor, o recurso “Nosso Lugar no Universo”, postado abaixo, deverá ser apresentado aos alunos.

Nosso lugar no universo

Os alunos visualizarão uma animação explicativa sobre a teoria da origem do Universo (o Big Bang), no qual se localiza o Sistema Solar e o planeta Terra perante todo esse universo. O referido recurso traz a localização da Terra no Sistema Solar, bem como os movimentos da Terra que dão origem aos dias e as estações do ano.

Observamos que, mesmo estando em duplas ou trios, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o recurso e que tenham um tempo razoável para que possam explorá-lo.

Com relação ao citado recurso, inicialmente os alunos visualizarão uma explicação sobre o Big Bang (Fig. 1).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo.JPG
Figura 1 – Primeira tela do recurso “Nosso Lugar no Universo”

Observamos que na parte superior à direita do recurso, há duas setas que possibilitam passar de uma tela para a outra (conforme a figura 2).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/setas.jpg
Figura 2 – Setas para rolagem de tela

Após a explicação do Big Bang, os alunos poderão ter uma noção do formato do Universo (Fig. 3).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo2.JPG
Figura 3 – O Universo

Em seguida os alunos poderão chegar mais perto do Grupo Local onde se encontra nossa galáxia, que é no Supercúmulo (Fig. 4).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo3.JPG
Figura 4 – Supercúmulo

Em sequência é apresentado o Grupo Local (Fig. 5) existente dentro do Supercúmulo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo4.JPG
Figura 5 – Grupo Local

Agora os alunos visualizarão nossa galáxia, a Via Láctea (Fig. 6).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo5.JPG
Figura 6 – Via Láctea

Dentro da Via Láctea existem várias estrelas, e uma dessas estrelas é o Sol que forma o Sistema Solar (Fig. 7).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo6.JPG
Figura 7 – Sistema Solar

E por fim, os alunos visualizarão nosso planeta, mais conhecido como planeta Terra (Fig. 8).


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/universo7.JPG
Figura 8 – Planeta Terra

Ao terminar a exploração do recurso, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre o “Nosso Lugar no Universo”, e então procure sistematizar os conhecimentos que foram trabalhados antes e depois da apresentação e exploração do recurso. O professor também deverá verificar neste momento se existem dúvidas sobre o assunto para então saná-las.

Após a discussão da temática, o professor deverá propor aos alunos que eles se dividam em 6 grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos temas mostrados no recurso (Big Bang, Universo, Supercúmulo, Grupo Local, Via Láctea e Sistema Solar) e apresentar na próxima aula dados importantes e curiosidades sobre os temas.

Observação: Como uma forma de deixar sua aula mais rica, sugerimos a aula “Sistema Solar”, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1386  e usar algumas atividades sugeridas nela.

 

Atividade 2

Na atividade anterior foi apresentado e discutido o nosso Universo. Mas, tão importante quanto o conhecimento do nosso Universo é o conhecimento do nosso planeta e dos que nos rodeiam, ou seja, nosso Sistema Solar.

No estudo do nosso Sistema Solar, temos diversos planetas, uma estrela muito importante para nós e até uns cometas que nos vistam frequentemente, e estes são sugeridos abaixo para um estudo mais detalhado. Com os alunos no laboratório de informática, peça para cada grupo pesquisar sobre um determinado tema sugerido abaixo:

• Planeta Terra e maiores que este;

• Planetas menores que o Terra;

• Estrela do Sistema Solar;

• Cometas que passam pelo Sistema Solar;

• A história de Plutão;

• A relação dos Planetas com as Mitologias Gregas e Romanas.

Além disso, o professor deverá informá-los que eles deverão compartilhar as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito, sob a orientação e supervisão do professor, em formato de seminários. É importante que o professor supervisione a elaboração dos seminários pelos alunos, ajudando-os neste momento, bem como intervindo nos momentos de dúvidas. Para este momento - de elaboração do seminário, o professor deverá estabelecer um período de no máximo 15 minutos, podendo estender este, caso julgue necessário!

Os seminários, que são apresentações orais, deverão ter a duração de no máximo quinze (15) minutos.

Sugestões de sites para a pesquisa sobre o Sistema Solar:

http://www.zenite.nu/ 

http://www.solarviews.com/portug/solarsys.htm 

http://astro.if.ufrgs.br/ssolar.htm 

http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/marte.html 

http://osistemasolar.vilabol.uol.com.br/planetas.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Mitologia 

http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo6/ 

 

 

Sugestão:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Por que os astronautas flutuam no espaço?” É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta e explique que os astronautas flutuam porque estão num processo de queda, mas estão caindo de um jeito que não atingirão o chão, pois caem acompanhando a curvatura da Terra ou de algum outro planeta que ele esteja próximo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1486/imagens/exploracao_espacial_lua.jpg

Figura 9 - Astronauta andando na lua

Imagem Disponível em: www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/imagens/exploracao_espacial_lua.jpg . Acesso em: 13 jan. 2009.

 

Recursos Complementares:

Teoria e experimentos:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E17.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E18.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E13.asp
 

Recursos Complementares
Avaliação
Avalie a participação e envolvimento dos alunos nas discussões, nas apresentações, na exploração do recurso e peça para eles pesquisarem na internet e em jornais notícias que indiquem possível descobertas de novos planetas para que o ser humano possa habitar. Sugira, que eles tragam essas notícias na próxima aula para serem discutidas com toda a sala de aula.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.