30/04/2010
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa;
- aula conceitual;
- uso do laboratório de informática.
MOTIVAÇÃO:
Astronomia é um tema ainda pouco discutido em sala de aula, e isto se deve, em parte, ao fato deste assunto escassamente ser abordado por livros e pouco cobrado em vestibulares. Desta forma, isto colabora para que os alunos tenham muitas dúvidas e curiosidades sobre a temática. É importante observar que este assunto se refere a nossa existência, nosso lugar no universo, o que, por si só, apontam a importância de ser abordado em sala de aula.
Feitas tais considerações e estando os alunos organizados em duplas ou trios nos computadores do Laboratório de Informática, sugerimos que, primeiramente, o professor inicie a aula promovendo uma discussão com os alunos ( e entre eles) sobre o assunto a ser trabalhado em sala de aula - sem contudo, revelar o tema da aula. O professor poderá questioná-los sobre: Quem de vocês nunca se perguntou se estamos sozinhos no Universo? Ou ficou minutos olhando para um belo céu estrelado?
ATIVIDADE 1:
Após as discussões, o professor deverá apresentar o tema destas aulas, ressaltando que elas têm como função introduzir novos conhecimentos deste nosso Universo, do nosso Planeta Terra, assuntos estes que fazem parte da Astronomia - Ciência que estuda os planetas, estrelas e todos os astros que habitam o Universo.
Em seguida com os alunos dispostos na sala de informática, propomos que o professor questione os alunos sobre: o que eles entendem por Universo e Galáxia, como o Universo foi criado etc. Isto é importante para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados. Após as discussões, intermediadas pelo professor, o recurso “Nosso Lugar no Universo”, postado abaixo, deverá ser apresentado aos alunos.
Os alunos visualizarão uma animação explicativa sobre a teoria da origem do Universo (o Big Bang), no qual se localiza o Sistema Solar e o planeta Terra perante todo esse universo. O referido recurso traz a localização da Terra no Sistema Solar, bem como os movimentos da Terra que dão origem aos dias e as estações do ano.
Observamos que, mesmo estando em duplas ou trios, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o recurso e que tenham um tempo razoável para que possam explorá-lo.
Com relação ao citado recurso, inicialmente os alunos visualizarão uma explicação sobre o Big Bang (Fig. 1).
Figura 1 – Primeira tela do recurso “Nosso Lugar no Universo”
Observamos que na parte superior à direita do recurso, há duas setas que possibilitam passar de uma tela para a outra (conforme a figura 2).
Figura 2 – Setas para rolagem de tela
Após a explicação do Big Bang, os alunos poderão ter uma noção do formato do Universo (Fig. 3).
Figura 3 – O Universo
Em seguida os alunos poderão chegar mais perto do Grupo Local onde se encontra nossa galáxia, que é no Supercúmulo (Fig. 4).
Figura 4 – Supercúmulo
Em sequência é apresentado o Grupo Local (Fig. 5) existente dentro do Supercúmulo.
Figura 5 – Grupo Local
Agora os alunos visualizarão nossa galáxia, a Via Láctea (Fig. 6).
Figura 6 – Via Láctea
Dentro da Via Láctea existem várias estrelas, e uma dessas estrelas é o Sol que forma o Sistema Solar (Fig. 7).
Figura 7 – Sistema Solar
E por fim, os alunos visualizarão nosso planeta, mais conhecido como planeta Terra (Fig. 8).
Figura 8 – Planeta Terra
Ao terminar a exploração do recurso, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre o “Nosso Lugar no Universo”, e então procure sistematizar os conhecimentos que foram trabalhados antes e depois da apresentação e exploração do recurso. O professor também deverá verificar neste momento se existem dúvidas sobre o assunto para então saná-las.
Após a discussão da temática, o professor deverá propor aos alunos que eles se dividam em 6 grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos temas mostrados no recurso (Big Bang, Universo, Supercúmulo, Grupo Local, Via Láctea e Sistema Solar) e apresentar na próxima aula dados importantes e curiosidades sobre os temas.
Observação: Como uma forma de deixar sua aula mais rica, sugerimos a aula “Sistema Solar”, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1386 e usar algumas atividades sugeridas nela.
Atividade 2
Na atividade anterior foi apresentado e discutido o nosso Universo. Mas, tão importante quanto o conhecimento do nosso Universo é o conhecimento do nosso planeta e dos que nos rodeiam, ou seja, nosso Sistema Solar.
No estudo do nosso Sistema Solar, temos diversos planetas, uma estrela muito importante para nós e até uns cometas que nos vistam frequentemente, e estes são sugeridos abaixo para um estudo mais detalhado. Com os alunos no laboratório de informática, peça para cada grupo pesquisar sobre um determinado tema sugerido abaixo:
• Planeta Terra e maiores que este;
• Planetas menores que o Terra;
• Estrela do Sistema Solar;
• Cometas que passam pelo Sistema Solar;
• A história de Plutão;
• A relação dos Planetas com as Mitologias Gregas e Romanas.
Além disso, o professor deverá informá-los que eles deverão compartilhar as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito, sob a orientação e supervisão do professor, em formato de seminários. É importante que o professor supervisione a elaboração dos seminários pelos alunos, ajudando-os neste momento, bem como intervindo nos momentos de dúvidas. Para este momento - de elaboração do seminário, o professor deverá estabelecer um período de no máximo 15 minutos, podendo estender este, caso julgue necessário!
Os seminários, que são apresentações orais, deverão ter a duração de no máximo quinze (15) minutos.
Sugestões de sites para a pesquisa sobre o Sistema Solar:
http://www.solarviews.com/portug/solarsys.htm
http://astro.if.ufrgs.br/ssolar.htm
http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/marte.html
http://osistemasolar.vilabol.uol.com.br/planetas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Mitologia
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo6/
Sugestão:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Por que os astronautas flutuam no espaço?” É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta e explique que os astronautas flutuam porque estão num processo de queda, mas estão caindo de um jeito que não atingirão o chão, pois caem acompanhando a curvatura da Terra ou de algum outro planeta que ele esteja próximo.
Figura 9 - Astronauta andando na lua
Imagem Disponível em: www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/imagens/exploracao_espacial_lua.jpg . Acesso em: 13 jan. 2009.
Recursos Complementares:
Teoria e experimentos:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E17.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E18.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_E13.asp
Teoria e experimentos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7520
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/12/2010
Três estrelasGostei. Bem ilustrada a aula. É uma referência para mim. Sucesso, colegas!