Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Have you ever...? Introduzindo o Present Perfect

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso do Present Perfect Tense.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple present tense
  • Superlative form of adjectives
  • Simple past tense
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa em sala de aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Traga para a sala de aula um envelope. Mostre-os para os alunos e diga:

I have two tickets to Bahia. I'm very excited. It's my first time there.

Em seguida, pergunte:

Have you ever been to Bahia?

Para facilitar o entendimento da frase, escreva: been = visited

Explique o significado da pergunta. Comente que usamos a construção "Have you ever + participle verb" para perguntar se nosso interlocutor alguma vez na vida já fez/experimentou algo. Logo, a pergunta se refere a uma ação que aconteceu num tempo passado mas inclui o presente.  

Volte à pergunta: Have you ever been to Bahia?

Ensine-os a responder usando as short forms: Yes, I have ou No, I haven't.

Faça a pergunta a dois ou três alunos. Em seguida, peça a um dos aprendizes que faça aquela pergunta a um de seus colegas mas, desta vez, substituindo a palavra Bahia por outra qualquer (São Paulo, Rio, Restaurante do Paulinho, Parque Municipal...). Continue incentivando as interações aluno-aluno até perceber que eles estão confortáveis com a nova estrutura.

Então, coloque no quadro alguns verbos na participle form. Peça aos alunos que tentem identificar que verbos são aqueles, fazendo suas correspondências na forma presente. Escreva:

  • eaten
  • drunk
  • met
  • spoken
  • been
  • seen
  • had
  • taken
  • watched
  • played

Incentive a participação de todos. Chame atenção para os dois últimos verbos da lista. Comente que, por serem verbos regulares, possuem a mesma forma nos passados simples e particípio.

Em seguida, entregue a folha de atividades 1, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09

Cada aluno deve se levantar e fazer as perguntas aos colegas.

Ao final da atividade, peça aos alunos que reportem seus resultados.

Como atividade extra-classe, os alunos devem escrever as respostas por extenso em seus cadernos. Para tal, comente sobre a variação do verbo auxiliar has na terceira pessoa do singular.

Comente também sobre os advérbios never, usado nas frases negativas e before, usado, nesse caso, nas frases afirmativas. 

Modelo de resposta:

  • Camila has never eaten Japanese food.
  • João has played soccer before.

AULA 2

Nesta aula vamos falar do uso do present perfect associado à forma superlativa dos adjetivos.

Escreva no quadro: The best movie I have ever watched is (nome do filme).

Em seguida, pergunte: What's the best film you have ever watched?

Peça a alguns alunos que respondam sua pergunta. Em seguida, peça a alguns alunos que, um a um, façam essa mesma pergunta a outros colegas.

Após as interações aluno-aluno, comente que usamos a forma superlativa dos adjetivos juntamente com o present perfect para enfatizarmos as melhores/piores experiências que já tivemos. 

Escreva no quadro:

The _______________    _______________  I've ever  ________________  is  ___________.

 (adj: superlative form)     (person/thing)                 (verb/action: participle)      &nbs p;         

Mostre-os como completar as frases co m exemplos, como:

  • The tallest man I have ever seen is Giba (ou qualquer outro jogador de volei/basquete).
  • The most delicious food I have ever eaten is my mother's lasagna.

Agora, entrege para cada um deles uma ou duas tirinhas de papel contendo palavras. Peça que completem a frase acima com as palavras que receberam.

As tirinhas com as palavras estão disponíveis em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever  - acesso em 07/12/09

Os alunos devem trabalhar em duplas. Cada aluno tem de escrever sua frase e depois reportá-la para a turma.

Corrija a atividade escrevendo no quadro as frases produzidas pelos alunos. Deixe que os outros aprendizes interfiram e comentem sobra as frases dos colegas. 

AULA 3

Nesta aula vamos falar de outro uso para o present perfect.

Explique que usamos o present perfect (have/has + participle verb) quando falamos de ações passadas, mas sem mencionarmos quando exatamente a ação aconteceu. Portanto, não podemos construir frases usando o present perfect seguido de expressões de tempo como: last night, two years ago ou today at ten o'clock. Ao invés disso, usamos expressões de tempo que não especificam quando exatamente a ação ocorreu, como: lately, recently, this week ou this year.

Vale lembrar que quando usamos o present perfect, a ação deve estar de alguma forma ligada ao presente. Ou seja, a informação dada deve ser relevante no presente momento, por exemplo porque o assunto tratado se refere àquela ação.

Logo, usamos o present perfect, dentre outras situações, quando estamos contando novidades a alguém. Nesse caso, não necessariamente mencionamos quando a ação aconteceu e, sobretudo, o acontecido é relevante no momento da conversa.

Diga aos alunos que você tem várias novidades para contar e escreva no quadro:

  • I have bought a new house.
  • My sister has got married.
  • My parents have traveled to the beach.

Peça que digam onde está a estrutura do present perfect na frase enquanto você as destaca. 

Em seguida, peça-os que, oralmente, transformem as frases para as formas negativa e interrogativa.

Agora os alunos vão trabalhar em duplas. Cada um deve contar ao colega algo de interessante que tenha feito essa semana. Escreva no quadro a pergunta a ser feita:

  • What have you done this week?

Dê tempo para que todos respondam as peguntas. Depois, peça-os que contem as novidades para a turma.

Ainda em duplas, entregue aos alunos a folha de atividades 3, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever  - acesso em 07/12/09

Ao final da aula, corrija a atividade com os alunos.

AULA 4

Playing a game!

Os alunos vão jogar um game que pratica o uso do present perfect.

Imprima a atividade a partir do site: http://www.eslbase.com/resources/pdf/present-perfect-board-game.pdf  - acesso em 07/12/09

Lembre-os de sempre dar respostas completas ao serem perguntados.

Os componentes de cada gupo serão res ponsáveis por julgar se a resposta está ou não está correta. Auxilie-os sempre que necessário.

Recursos Complementares

Dicionário inglês - inglês: http://www.ldoceonline.com/

Dicionário inglês - português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Avaliação

A avaliação deve ser feita, principalmente, durante as interações aluno-aluno. Assim, preste bastante atenção nessas interações, sobretudo no decorrer do jogo proposto para a aula 4. Observe se seus alunos conseguem responder corretamente as respostas e, ainda, se são capazes de corrigir os erros dos colegas. Observe se eles conseguem construir frases sintaticamente corretas usando o auxiliar have/has e o verbo no passado particípio. Atenção, também, para as formas superlativas dos adjetivos. Repare se eles são capazes de distinguir os adjetivos longos dos curtos e, principalmente, se sabem aplicar as regras de formação do superlativo. Além disso, certifique-se de que os alunos são capazes de distinguir os advérbios de tempo que acompanham o present perfect daqueles que seguem o simple past.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 10/12 - 83,33%
  • Quatro estrelas 2/12 - 16,67%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.