Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 8

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira de roda “Corre Cotia” para o gestual de mãos do jogo “Batom”, divulgado nas aulas 4 e 5 desta coleção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9818

 
Atividade 1

Faça uma rápida revisão da brincadeira “Corre Cotia” adaptada para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta” na aula anterior.

“Corre Cotia” adaptada para o jogo de mãos “150”:

Como jogar?

Os alunos ficarão dispostos em duplas, um de frente para o outro. As duplas iniciam a música da brincadeira “Corre Cotia”, fazendo o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação. Quando os alunos cantarem a sílaba “ção” da palavra “coração”, quem estiver com as mãos por baixo não deve deixar o outro, que está com as mãos por cima, bater e encostar em suas mãos.

“Corre Cotia” adaptada para o jogo de mãos “Adoleta”:

Como jogar?

Organize os alunos em uma grande roda, com os braços estendidos para o lado na altura da cintura. Cada mão de uma criança encontra a mão de quem está ao seu lado. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Corre Cotia” inicia, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Ao chegar na sílaba “ção”, da palavra “coração”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, sai da roda quem não acertou o tapa; caso contrário, sai da brincadeira quem recebeu o tapa. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.

Após as execuções, faça um debate sobre as duas adaptações propostas para a brincadeira. Pergunte aos alunos se há outras possibilidades de gestos de mãos para futuras adaptações. Se possível, anote as sugestões, as quais poderão ser úteis para o terceiro momento desta coleção de aulas.

Atividade 2

Proponha uma nova adaptação para a brincadeira “Corre Cotia”, dessa vez utilizando o primeiro gestual de mãos (gestual mais simplificado) do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.

Padrão rítmico de acompanhamento das mãos para o jogo “Batom”:


Gestual de mãos simplificado:

A ordem dos gestos para o padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (colcheias e última semínima).


No entanto, sugerimos uma pequena modificação no padrão rítmico e, consequentemente, no gestual de mãos a fim de facilitar a execução por parte dos alunos.

Padrão rítmico facilitado:
undefined

Gestual de mãos facilitado:

A ordem dos gestos para o novo padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (duas últimas semínimas).


Como jogar?


Com a turma organizada em roda, a música de “Corre Cotia” se inicia e os alunos começam a realizar o novo padrão rítmico, que marcará a pulsação e o novo gestual de mãos. Ao chegar à sílaba “ção”, da palavra “coração”, os alunos não deverão bater palma. Quem bater, deverá se deslocar para o meio da roda. O jogo termina quando todos da roda forem eliminados, restando um vencedor.


Dicas
1) Sugira a música “Galinha choca” para o momento da eliminação – alunos que erram e vão para o meio da roda.


“Galinha Choca”

Galinha choca
Chocou o ovo
Saiu minhoca
Da perna torta!

2) Varie o andamento a cada rodada.

Atividade 3

Proponha a adaptação da brincadeira “Corre Cotia” para o gestual de mãos da versão mais conhecida do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.

Padrão rítmico do acompanhamento de mãos:

Legenda a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):

-mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo.

-os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima.

-bater palma

Sugerimos, no entanto, outra modificação a fim de facilitar a execução por parte dos alunos – utilize o padrão rítmico sugerido na atividade 2, com o gestual proposto acima. A única mudança estará na quantidade de palmas, que agora serão duas. Assim:

primeiro tempo

 

segundo tempo

terceiro tempo

quarto tempo

Como jogar?

Com a turma organizada em duplas, a música de “Corre Cotia” se inicia e os alunos realizam o gestual de mãos proposto, marcando a pulsação. Ao chegar à sílaba “ção”, da palavra “coração”, os alunos não deverão bater palmas.

Dicas

1) Você pode sugerir rodadas em que os alunos acumulem pontos. A cada cinco (5) execuções do jogo, estabelecer quem fez mais e menos pontos. Posteriormente, faça a troca entre as duplas.

2) Varie o andamento a cada execução.

Recursos da aula:

Não há recursos materiais necessários para essa aula.

Recursos Complementares

Vídeo do jogo "Batom":

http://lengalalenga.blogspot.com/2007/07/vdeo-batom.html

http://www.youtube.com/watch?v=5SdoVBHMtXo

Site do projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos.

http://www.lengalalenga.com.br/

SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram versões propostas para a brincadeira “Corre Cotia”, participaram ativamente do debate sugerido e cooperaram para um bom rendimento das atividades.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.