16/02/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Literatura. Isto é importante para que o professor possa perceber se os alunos já sabem algo sobre o assunto e o que conhecem, uma vez que é fundamental partir sempre do conhecimento prévio dos alunos.
Figura 1 - Imagem de uma criança lendo um dicionário
Disponível em: http://www.gandaiabr.net/search/label/Estudo Acesso em: 28. Jan. 2009.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir que eles se organizem em duplas ou trios e procurem no dicionário (Fig. 1) o que significa a palavra “Literatura”. Em seguida, deverão dizer ao professor o que entenderam sobre o significado da palavra.
Atividade 1
Após os alunos conhecerem o significado da palavra Literatura, o professor deverá apresentar o Recurso postado abaixo e dizer aos alunos que eles conhecerão um pouco sobre uma das mais famosas obras da Literatura mundial.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11784/videomaiseducacaoromeujulieta.mpg
O recurso é um vídeo do Programa “Mais Educação” que tem o objetivo de apresentar o que é a Literatura. O vídeo utiliza como exemplo uma das obras mais conhecidas do autor William Shakespeare, “Romeu e Julieta”, para abordar o assunto.
Figura 2 – Imagem de uma das cenas do Livro Romeu e Julieta
Disponível em: http://www.starnews2001.com.br/shakespeare/romeo_and_juliet_.jpg Acesso em: 28. Jan. 2009.
Após assistirem o vídeo, o professor poderá contar aos alunos que esta obra de William Shakespeare foi tão conhecida e admirada pelas pessoas que tem sido tema de vários filmes (tanto de antigos quanto de modernos) e peças de teatro que contam a história de Romeu e Julieta (protagonistas da obra), inspirando novelistas, dramaturgos etc. Dessa forma, apesar de ter sido escrita há muito tempo, a obra continua sendo atual e tem atravessado gerações, que provavelmente os avós e pais deles conhecem tal história.
Atividade 2
Como o recurso traz apenas o exemplo de uma obra da Literatura, os alunos deverão visitar a biblioteca on-line do Governo Federal e acessar o link de “literatura Infantil em Português” para terem contato com outras obras literárias (Fig. 3).
Figura 3 – Tela do site
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Acesso em: 28. Jan. 2009.
Cada dupla ou trio deverá escolher uma obra da Literatura Infantil e fazer:
a) A leitura da obra escolhida;
b) Uma ficha catalográfica (que são os dados principais da obra e serve, por exemplo, para auxiliar a localizar dos livros em uma biblioteca) da obra escolhida contendo: Título da Obra, Autor, Ano de Publicação. Estas informações deverão ser entregues ao professor que fará um índice de todas as obras lidas pelos alunos.
Modelo para a Ficha Catalográfica:
Título da Obra | |
Autor | |
Ano de Publicação | |
Número de Páginas |
Com as fichas catalográficas, o professor poderá construir um índice e deixar a disposição dos alunos para que eles possam ter as informações dos livros que leram. Poderão ainda levar o índice à visita que farão à biblioteca do município e da escola (conforme atividade proposta abaixo), para que procurem os livros que leram, uma vez que fizeram a leitura na internet e não com os livros nas mãos!
Atividade 3
Após a leitura, cada dupla ou trio deverá contar do que falava a história que leram, o que acharam etc. Isto é importante para que haja uma troca de conhecimentos, já que os alunos lerão obras diferentes. O professor deverá organizá-los em círculos e deixar que cada dupla ou trio apresente a história lida. O professor deverá instigá-los perguntando sobre alguns aspectos da obra lida, tais como:
- Além de conhecer uma história que você ainda não conhecia, o que mais você aprendeu? Por exemplo, você aprendeu um nome que não conhecia ou o nome de uma cidade e etc.
- Você se imaginou como um personagem da história?
- Em algum momento você sentiu vontade de sorrir ou de chorar, ou então ficou com medo, raiva ou preocupação?
- Você teve alguma dúvida?
Figura 4 – Descrição de como a pessoa pode se sentir ao ler uma obra literária
Disponível em: http://www.eb1-brejos.rcts.pt/biblioteca_brejos2/images/literatura_infantil.jpg Acesso em: 26. Jan. 2009.
Enfim, o professor deverá fazer com que os alunos cheguem a conclusão de que por meio da leitura as pessoas podem: aprender muitas coisas; se sentir felizes; se imaginar na história; “viajar na imaginação” (Fig. 4); conhecer fatos históricos; conhecer a história de pessoas que viveram há muito tempo e ou em outro país, como no caso da história de “Romeu e Julieta” etc.
Sugestão de Atividade Para a Próxima Aula:
Depois que todos fizerem a apresentação da obra que leram, o professor deverá levá-los à biblioteca da escola para que cada um possa escolher um livro de Literatura Infantil para lerem em suas casas. Caso seja possível, sugerimos que o professor agende com os alunos uma visita na biblioteca do município (Fig. 5).
Estas ações têm o intuito de incentivar os alunos a utilizarem (ainda mais) a biblioteca da escola e a se acostumarem a fazer leituras.
Figura 5 - Imagem de crianças em uma biblioteca.
Disponível em: http://ccmi-m.ccems.pt/file.php/1/actividades/Biblioteca_14.JPG Acesso em: 15. Fev. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Romeu e Julieta | Vídeo |
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/05/2016
Cinco estrelasMuito bem explicado e enriquecedor.
20/02/2012
Cinco estrelasadorei o modelo da aula......sou profe de literatura do 1, 2 e 3 ano ...se tiveres mais modelos e puder me enviar por e-mail......meu e-mail é ... scherer_mi@yahoo.com.br desde ja agradeço.. Michelle
27/05/2010
Cinco estrelaseu adimiro muito o trabalho de vcs. porém presizo muito da ajuda de algém com muito conhecimento pois escrevo a mais de 30 anos e nunca pude editar nada até hoje todos que se aproximaram de mim foi só para me lezar eu tenho cinco mil poezias e muita coiza gravada é cloaro que meu nome não aparece porque uns amigos falço me pisaram e atropelaram meu sonho assinando minhas musicas e eu vivo de favor comendo quando me dão não disponho de nenhum recurso além do dom de compor coizas lindas um bj
24/03/2010
Três estrelasuma forma muito boa para iniciar literatura e ao mesmo tempo dispertar o gosto pela leitura.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, boa sugestão os alunos gostam muito de em biblioteca e informátia
24/03/2010
Três estrelasBoa aula, simples e funcional.