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A DEGRADAÇÃO DOS OCEANOS E MARES

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Modernização de vida e a problemática ambiental
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Dilemas socioambientais para a segurança alimentar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá conhecer  e refletir sobre a importância dos oceanos e mares para a vida humana e analisar o intenso processo de degradação que os mesmos vem sofrendo nos últimos anos.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planisfério político (divisão geológica -continentes e oceanos),Teoria da Deriva dos Continentes, Biosfera e Ecossistema, Escala geológica do Tempo(tabela), hidrosfera, Características das águas Oceânicas.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)

∙Professor(a), faça uma introdução ao tema da aula,  revendo sobre os Oceanos e Mares. Conceitue-os. As enormes massas de água salgada que cobrem a maior parte da superfície do planeta são denominadas Oceanos. Todos eles estão interligados, formando uma única massa de água. Localize-os  utilizando o mapa Planisfério Político, Geoatlas, Simielli, Maria Elena,Editora Ática, São Paulo: 2006, pg. 9.

Explique também que determinadas porções do oceano que se encontram mais próximas aos continentes, ou mesmo no interior deles são  chamados Mares.Em geral, os mares não possuem grandes  profundidade e recebem forte influência das terras emersas.

Esta aula deverá seguir 3 momentos subseqüentes.

Atividade 1 : Destacando a importância  dos Oceanos e Mares

Professor(a), divida seus alunos em grupo e em seguida peça-os que respondam as seguintes questões:

1-Vocês consideram importantes os Oceanos e mares para nosso planeta? Justifique sua resposta

2-Quais as importâncias dos Oceanos e Mares especialmente para os seres humanos?

3-Por que as áreas litorâneas são preferidas pela maioria dos turistas?

4-Como eles se relacionam  neste meio com a natureza?

Professor(a), solicite aos grupos que apresentem suas respostas á turma socializando o conhecimento.Registre as respostas no quadro-negro. Em seguida , explique aos alunos as importâncias não consideradas, liste-as no quadro-negro.:

- Habitat de fauna e flora abundantes (plântons);

- Grande fonte de recursos aos seres humanos: sal utilizado na alimentação e na fabricação de vários produtos químicos, a pesca marítima (importante atividade econômica);

-via de comunicação e transporte;

-Atividades turísticas.

            Atividade 2 :  Leitura  de texto

Professor(a), apresente a seus alunos o texto abaixo .Leia a parte introdutória, e em seguida divida a turma em 5 grupos onde cada um deles, ficará responsável pela leitura e explicação a turma de 1 situação-limite mostrada no texto (5 situações apresentadas), que revela o nível alarmante de deterioração dos mares causada pela ação humana.

http://img134.imageshack.us/img134/4598/img1ii.jpg

http://img215.imageshack.us/img215/6082/img2lc.jpg

http://img215.imageshack.us/img215/2315/img3lw.jpg

http://img513.imageshack.us/img513/96/img4n.jpg


Recursos Complementares

Levon, Boligian...[et.al.],AGeografia Espaço e Vivência, 5ºsérie, 6º ano- São Paulo: Atual,2005,pgs.103 e  107

Geoatlas, Simielli, Maria Elena,Editora Ática, São Paulo: 2006, pg. 9.

Revista  Veja, 27 de setembro de 2006.

www.editorasaraiva.com.br
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados a  todo momento em suas respostas na atividade 1, interesse e participação na leitura do texto, participação na discussão e na confecção de trabalhos finais, demonstrando a construção de novos conhecimentos , visão crítica e colaborativa a nosso planeta.

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