20/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Reconhecer a inscrição de polígonos regulares na circunferência, calcular o lado e apótema destes polígonos regulares.
Mediatriz de um segmento
Atividades no laboratório de informática (2 aulas)
Professor, no laboratório de informática, acomode os alunos em duplas. Apresente a eles uma situação para que possam refletir um pouco sobre o assunto, por exemplo:
“Um bloco retangular de madeira, com 18 cm de largura e 12 cm de altura, passa por um buraco redondo de 11 cm de raio ?”
Dê um tempo para que eles possam discutir. Peça a eles que registrem as soluções encontradas
Professor, peça aos seus alunos que acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm#cir11 e leiam sobre o assunto e também sobre “Polígonos regulares”. Outros sítios estão disponíveis:
Professor, após a leitura, verifique se ainda há alguma dúvida e reforce os conceitos sobre:
Reforce também que para construir, por exemplo, um triângulo qualquer inscrito em uma circunferência, basta:
Peça a eles que construam um triângulo qualquer em uma folha de papel, em seguida, construam a circunferência circunscrita ao triângulo. Após a construção, questione a eles: “Por que isto acontece?”.
Professor utilize um software de geometria dinâmica para que eles possam con solidar os conheciment os. Utilizaremos o GeoGebra. Ele reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Esta disponível em http://www.geogebra.org/ em versão para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart). Tenha instalado previamente o GeoGebra em todos os computadores do laboratório de informática. Como documentação do software, temos:
Existem algumas atividades nos sítios:
Professor, retome o problema inicial e, em seguida, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Peça a eles que resolvam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas no GeoGebra. Outros recursos estão disponíveis em “Recursos complementares”. Para elaboração da lista de exercícios, existem exemplos disponíveis nos sítios abaixo:
Atividades em sala de aula (1 aula)
Professor, uma atividade interessante é trabalhar com o geoplano c ircular
Fonte: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/isabel/geoplano.jpg
Utilizando 4 borrachas de mesma cor, montamos um quadrado circunscrito. Sabendo que o centro de um polígono regular é o centro comum das circunferências circunscrita e inscrita, e que o apótema de um polígono regular é o segmento com uma extremidade no centro e a outra no ponto médio do lado, responda:
Sabendo que a diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos, responda:
Sem desmanchar o quadrado inscrito, construa um triângulo retângulo (utilizando apenas uma borrachinha), com as extremidades em 3 vértices do quadrado e responda, utilizando o Teorema de Pitágoras:
CAD
Curiosidades
Material de apoio aos professores
Vídeos
http://www.youtube.com/user/escolaonline#p/c/9DC646B3C15369DA/13/IhYMTjc9ufI
Como criar uma Webquest, http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Três estrelasgostei das sugestões