Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A BOLA: ONDE ESTÁ?

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:


• Desenvolver o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1: Encontrando bolas
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda um cesto com vários brinquedos (bolas, bonecas, carros, etc.). Nesse momento o professor deve questionar cada criança pedindo-lhe que identifique as bolas entre os brinquedos através de suas características, e que as retire do cesto. Essa atividade deve ser realizada com mais de uma criança e no final discutir com o grupo a quantidade de bolas que foram retiradas do cesto. As fotos abaixo ilustram o momento.

Atividade 2: Representando quantidades
1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças sobre a atividade anterior, solicitando que façam um registro através de desenho das quantidades de bolas que elas retiram do cesto. Depois o professor deverá discutir com as crianças sobre a quantidade de bolas que cada uma registrou, questionando quem representou mais ou menos bolas. O momento está ilustrado nas fotos abaixo.

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Desenvolveram o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação:
• Registraram as quantidades através do desenho;
• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • lena, Educação Infaitil Gloria Maria , Mato Grosso - dijo:
    lenamoreira_@hotmail.com

    03/03/2013

    Quatro estrelas

    tudo que eu li gostei e maravilhoso


  • maria das graças , creche , São Paulo - dijo:
    galefabio20@gmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    Esta aula é excelente para creche, maravilha!!!!!


  • Marileusa Herpich Frozza, SAO JORGE E M ED INF ENS FUND , Paraná - dijo:
    marifrozza12@hotmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a atividade, principalmente porque pode-se desenvolver vários conteúdos a partir desta atividade. ex. cores, formas, tamanhos, conceitos dentro fora.... Parabéns e obrigada pela sugestão....


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.