17/12/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
O aluno deverá tocar instrumentos de percussão de maneira básica.
Além disso, participará de uma atividade musical que visa ao fortalecimento do senso rítmico e da prática de conjunto.
A prática do canto coletivo em sala de aula.
Pulsação e andamento.
É recomendável que já tenha sido dada a aula "MÚSICA: Instrumentos Musicais 1 - Classificação teórica"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11743
Caro professor, tenha à sua disposição instrumentos de percussão o bastante para todos os alunos: chocalho, pandeiro, agogô, reco-reco, triângulo e mais outros que desejar. Esse grupo de instrumentos é chamado genericamente de “bandinha rítmica” e até mesmo existem kits prontos à venda no mercado.
Leia mais sobre o trabalho de "bandinha rítmica"
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=775
1. Inicie a aula conversando sobre os instrumentos de percussão. Diga o nome de cada um deles e demonstre como os alunos devem tocá-los de maneira básica.
No links abaixo você encontrará algumas explicações sobre os instrumentos de percussão e alguns exemplos de som e/ou de vídeo.
http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/instrumentosmusicais/instrumentos_percussao.htm
http://www.percussionista.com.br/instrumentos.html
Após isso, deixe que os alunos experimentem todos os instrumentos. Realize esta atividade em forma de circuito para que cada aluno possa, em algum momento, tocar todos os instrumentos disponíveis.
2. Escolha previamente uma canção simples. Nesse exemplo usaremos “Marcha soldado”
http://www.youtube.com/watch?v=-lCSnFp9-_c
3. Forme um círculo com os alunos (coloque-os em roda) e apresente a canção a ser trabalhada. Cante-a duas vezes para que os alunos ouçam. Depois, peça a eles que repitam cada verso que você cantar. Exemplo:
[Você] “Marcha soldado”
[Alunos] “Marcha soldado”
[Você] “Cabeça de papel”
[Alunos] “Cabeça de papel”
E assim sucessivamente até o final da canção. Faça esse processo até que memorizem.
4. Quando todos souberem cantá-la com segurança, peça a eles para cantar de novo, mas desta vez batendo palmas na pulsação. Como variante, é interessante pedir aos alunos que se acompanhem também com outros tipos de percussão corporal, tais como: bater os pés no chão, estalar de dedos, bater a mão no peito, etc.
Ao final, os alunos terão cantado a canção muitas vezes e estarão aptos para a próxima atividade.
5. Ofereça um desafio: os alunos deverão tocar substituindo as palmas (ou percussão corporal) pelos instrumentos. Inicie a prática de conjunto. Prepare o começo e conte (1, 2, 3, 4). Então, inicie a canção.
DICA:
- Abra a contagem também para que os alunos parem de tocar. Você não precisa interromper necessariamente ao fim da canção, faça a interrupção (pausa) em outro ponto da canção e reinicie dali mesmo, preparando o retorno, contando em pausa. Exemplo: “Marcha soldado cabeça de papel/ Se não marchar direito vai preso pro quartel – 1,2,3,4 (interromper e contar enquanto todos estão em silêncio).” Use os príncipios (gestos) da regência para conduzir a atividade.
-Sempre que interromper, peça aos alunos para colocar os instrumentos no chão e, a seguir, passar para o colega à direita. Abra nova contagem e reinicie até que todos tenham tocado todos os instrumentos.
-É possível fazer o exercício com mais de uma canção, apenas deve-se levar em conta que, nesse caso, os alunos deverão conhecer bem a música a ser trabalhada para agilizar o trabalho de acompanhamento rítmico.
-É possível mesmo fazer o exercício sem canção alguma, concentrando apenas na execução dos instrumentos. Esta opção pode ser também usada como um primeiro estágio para realizar a atividade proposta com o canto.
6. Quando perceber que os alunos estão realizando o exercício com segurança, você pode e deve começar a variar alguns parâmetros, por exemplo, o andamento e a intensidade. Peça para os alunos tocarem mais fraco (suave) ou mais forte, abaixando ou aumentando a intensidade aos poucos e diminuindo ou aumentando abruptamente. Peça para os alunos tocarem mais rápido ou mais lento (variação de andamento), aumentando ou diminuindo a velocidade aos poucos e também abruptamente.
Observe o grau de envolvimento dos alunos nas atividades e o nível de desenvoltura na realização das propostas:
1. Os alunos tocaram todos os instrumentos?
2. Os alunos cantaram a canção?
3. Os alunos participaram da atividade de prática de conjunto integrando-se ao grupo e adequando sua sonoridade à sonoridade do conjunto?
Essas observações serão fundamentais para melhorias em futuras repetições da atividade e para decisões quanto a caminhos a serem tomados no processo de musicalização.
Cinco estrelas 4 calificaciones
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29/08/2012
Cinco estrelasmuito bom professor. Estou começando agora com bandinha ritmica e suas orientações me ajudaram muito. Valeu! obrigada
25/05/2011
Cinco estrelasmuito bom o exemplo de aula de bandinha. continue postando que sempre estarei aqui para tirar idéias. obrigada silvia helena
01/03/2011
Cinco estrelasMuito bom este comentário sobre as aulas rítimicas, produtivo e proveitoso.
23/06/2010
Cinco estrelasGostei muito desta aula, de forma tranquila o professor passa segurança e propõem desafios constantes aos alunos, que podem experiementar os instrumentos ao mesmo tempo começam a perceber o ritmo da canção. Excelente ideia!!!