03/03/2009
Marcelo Lopes, Profª Drª Raquel Gomes de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Etapa I
Professor inicie sua aula realizando questionamentos aos alunos sobre o que eles entendem como oposto. Exiba que imagens que exemplifiquem isso, para que desse modo possa gerar mais discussão e representações ou modelo mentais sobre esse conceito.
Imagens encontradas em www.marijuana.com.pt, pwp.netcabo.pt, www.allposters.com
Nesse mesmo momento, para introduzir o conceito de soma e subtração de números inteiros, utilizaremos o “Jogo dos números inteiros” encontrado no endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252
Material necessário: Uma folha de atividades, uma tabela de registro de jogadas, dois dados sendo um azul e um vermelho, um peão, lápis e borracha.
Caso sua escola não possua a quantidade de dados necessária, estes podem ser confeccionados, assim como os peões, pelos próprios alunos e com diversos materiais como madeira ou papel.
Divida seus alunos em grupos, de forma que o número de grupos seja par, e instrua-os decidirem a equipe iniciante através do lançamento de um dos dados, iniciando o jogo quem obtiver o maior número na face do dado.
Após explicar as regras é muito importante que eles se familiarizem com o jogo para criarem suas próprias estratégias.
Durante as partidas os alunos deverão preencher a seguinte tabela:
Jogada | Degrau inicial | Dado azul | Dado vermelho | Degrau | Quantidade de movimentos |
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Qual estratégia vocês utilizaram para definir qual a posição o peão ocuparia após os lançamentos dos dados?
Onde a coluna “degrau inicial” se refere à posição do degrau ocupada inicialmente pelo peão da equipe, “dado azul” e “dado vermelho” indicam o número da face do dado naquela jogada, na coluna “Degrau” deverá ser anotado a posição ocupado pelo peão após a jogada ser finalizada, e “quantidade de movimentos”se refere a diferença entre a posição final e inicial dos degraus movimentados pelo peão.
Durante as partidas, o professor deve aproveitar para fazer uma analogia dos resultados obtidos através do jogo com a soma algébrica dos números inteiros.
Etapa II
A segunda etapa dessa proposta acontecerá na Sala Ambiente de Informática e utilizaremos o software “Viajando com a Matemática” encontrado no endereço:
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/viajandomat/mat1_ativ1.swf
Este software possui três opções de atividades, todas envolvendo situações-problema com o conceito de operações com números inteiros, se possível, permita que seus alunos possam se familiarizar com todas as atividades, que abordam Fuso horário, Temperatura e Saldo Bancário.
Divida seus alunos em grupos de acordo com o número de computadores que sua escola possui, e instrua-os a optarem por uma das atividades selecionando um dos três aviões na tela inicial.
Durante a realização das atividades devemos clicar na mala para obter as informações necessárias para resolver o problema proposto, e a cada problema nos encontramos em cidades diferentes e situações diversas em quaisquer das três opções.
Etapa III
Professor, para essa terceira etapa necessitaremos de uma sala onde possa ser realizada a exibição de um filme, exibiremos um episódio da série “CyberChase”, chamado “Menor que zero”, onde os personagens se aventuram em um enorme edifício para resgatar os líderes do cyber mundo, elas descobrem que só podem mover-se entre os níveis do edifício pelas paredes exteriores de modo a transformar o edifício numa gigante régua. Eles também descobrem que existem níveis abaixo do chão e então, as crianças devem tocar no poder dos números negativos.
Este episódio pode ser encontrado no youtube no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=9d-kCe20tIw
Sempre que considerar conveniente pause o filme para realizar questionamentos a seus alunos ou mesmo investigar situações-problema apresentadas durante o filme.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2011
Cinco estrelasA sugestão de aula proposta aqui atende com excelência aos parâmetros de um ensino de Matemática contextualizado e interdisciplinar, envolvendo o desafio e o prazer de aprender de nossos jovens. Portanto, parabéns pela boa articulação do material nessa sugestão.
10/02/2011
Cinco estrelasValeu estava kerendo terminar a liçao de pesquisa e as 2 primeiras figuras ajudaram mtoooooooo!!!!! vlw
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente na disposição e no emprego dos recursos pedagógicos, utilizando muito bem as tecnologias de informação, fazendo um apanhado geral desse recurso e tornando a aula lúdica e agradável. Trazendo informações variadas e figurativas sobre onde números inteiros aparecem e tomam relevância no nosso dia a dia. É exatamente a linguagem que empregamos em nossas aulas, só que bem ilustrativa face aos recurssos empregados. Com a facilitação da internet às nossas aulas, pretendo empregar algo similar
24/03/2010
Quatro estrelasO professor, procurou explicar o conteúdo de diversas maneiras, dando ao aluno a oportunidade de visualizar as várias maneiras de ter a idéia dos numeros inteiros e para que se usam de acordo com o cotidiano, jogos é uma das maneiras do aluno assimilar a sua aprendizagem brincando, de uma maneira séria, com a visualização os alunos tem claro a lógica dos numeros inteiros pois, existe uma dificuldade muito grande dos educandos não assimilar os números negativos e a sua utilidade.