19/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Conheça a função social de um diário.
· Avance no aprendizado da construção de textos para um diário.
· Perceba as diferenças da segmentação das palavras na fala e na escrita.
Os alunos devem diferenciar a escrita do desenho e conhecer a direção correta da escrita.
Atividade1: Caro professor, sugerimos que, em roda, você pergunte às crianças de onde vêem os vegetais que comemos diariamente. Proponha à turma a eleição de um vegetal para plantarem e observarem o seu desenvolvimento. Como sugestão, temos o feijão, o tomate, ou a pimenta. Sugira, ainda, a escrita de um diário que contará sobre a história da planta selecionada. Recomendamos que o diário seja escrito coletivamente, de forma que os alunos elaborem oralmente o texto e a professora o registre no quadro.
Atividade 2: Cada aluno poderá ter um pequeno caderno em que fará o diário do desenvolvimento da planta. Para o plantio, vocês irão precisar de terra, semente e água. O primeiro texto deve referir-se ao modo como foi o plantio do vegetal. É importante também que os textos dos alunos sejam acompanhados de desenhos que retratem o que estão observando.
Atividade 3: Caso a turma opte pelo plantio de um pé de feijão, recomendamos a leitura da história João Feijão de Sylvia Orthof. O livro está disponível para download no site:
Por meio do texto, as crianças poderão discutir o que é preciso para um pé de feijão crescer e como é seu desenvolvimento. Você poderá ler o texto para a turma e depois solicitar às crianças que contem a história por meio da leitura da ilustração.
Atividade 4: A turma poderá eleger os dias da semana em que escreverá o diário. Cada texto deverá contar o que está acontecendo com a planta. Como já ressaltamos, sugerimos que, primeiramente, os alunos construam o texto oralmente e, no momento da cópia, prestem atenção na segmentação das palavras e na escrita correta. É importante que seja enfatizado para que serve o diário: ele tem a função de re gistrar os acontecimentos mais significativos do desenvolvimento da planta.
Atividade 5: Ao final da escrita, sugerimos que a turma prepare uma apresentação do diário para outra turma da escola ou para outros professores. No momento do ensaio, é importante que você leia o texto para as crianças e depois cada aluno faça a leitura de um dia do diário, tendo como apoio o desenho que acompanha o texto e todo o trabalho desenvolvido em sala. Assim, mesmo que as crianças não dominem o sistema alfabético, estarão acionando seus conhecimentos prévios para lerem o texto que produziram.Ao final, os alunos deverão ter conhecido a função de um diário, ter avançado no processo de elaboração de textos para o diário e terem percebido as diferenças da segmentação das palavras na fala e na escrita.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!