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Oh, lua tão grande no céu!

 

02/03/2009

Autor y Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Aplicar conceitos de refração em fatos cotidianos.
- Perceber que a lua não varia seu tamanho e sim sofre os efeitos da refração proporcionados pela atmosfera.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conceitos básicos de refração e lentes.
Estratégias e recursos da aula
Momento 01 -

Olá Professor!

Inicie a aula problematizando a seguinte questão com os alunos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1628/imagens/problematizacao.gif

Vocês já perceberam que a lua no horizonte parece maior e mais próxima do que quando está elevada no meio do céu?

Por que será que isso ocorre? 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1628/imagens/lua_cheia_grande.jpg
Disponível em: http://www.apolo11.com/imagens/etc/lua_cheia_grande_2.jpg

 

Nas aulas Luz e noções de ótica geométrica, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1322 e Olhos, janela para o mundo: erros de refração, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1405, estudamos sobre refração que é a passagem da luz de um meio para outro, como ocorre quando a luz passa por nossa retina, ou pela água, ar, lentes, vidro e/ou câmara de televisão.

Um evento, causado pela refração, que podemos perceber, principalmente em noites em que a lua cheia se encontra no horizonte, é o que faz com que a lua aparente estar maior e mais próxima da Terra.


Oliveira Filho e Saraiva, afirmam que:

Existem duas explicações básicas. Em primeiro lugar, quando a Lua está perto do horizonte, a comparamos com os prédios, árvores ou montanhas que estão longe de nós. Isto causa uma ilusão de óptica e nos induz a pensar que ela é maior do que estamos realmente vendo.
Outro fator é a refração da atmosfera, que curva os raios de luz tangenciais, fazendo chegar aos nossos olhos uma imagem ovalada e ligeiramente ampliada. Mas só quando comparamos fotografias é que podemos constatar esta diferença, porque é muito pequena. Quando a Lua fica mais alta, perdemos as referencias do horizonte e ela vai ficando menor. Tudo é ilusão de óptica!


Aristóteles, que viveu entre (384-322 a.C.) atribuiu à atmosfera a causa da ampliação do tamanho da lua no horizonte, em sua obra De coelo. Esta explicação ainda não estava baseada no fenômeno de refração da luz, sendo realizada e confirmada pelo astrônomo Ptolomeu que foi o primeiro a ir além de Aristóteles e explicar que a variação aparente do tamanho da lua se devia à existência de refração da luz na atmosfera, que se configura como uma lente. Esta conclusão de Ptolomeu foi repetida em várias produções medievais e até mesmo contemporâneas. A atmosfera, como lente, assume a capacidade de variar, mesmo que muito pouco, o tamanho angular do disco lunar para quem o observa da superfície da Terra.

A refração da luz na atmosfera, quando vemos a lua exatamente no horizonte, determina que efetivamente neste momento ela esteja abaixo do horizonte. Assim os raios luminosos que vêm da Lua são todos quase que igualmente desviados por um pequeno ângulo, mudando a posição aparente da Lua no céu sem, no entanto, modificar significativamente o tamanho angular do disco lunar. (SILVEIRA e MEDEIROS, s.p)


Referências
:


SILVEIRA. Fernando L. da.; MEDEIROS, Alexandre. A ilusão sobre o tamanho da Lua no horizonte. Disponível em: http://www.unisc.br/universidade/estrutura_administrativa/assessorias/atp/docs/forum_educacao_2006/A_ilusao_sobre_o_tamanho_Lua.pdf. (Artigo publicado na revista Física na Escola, São Paulo, v. 7, n. 2, 67-69, 2006). Disponível em:http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a12.pdf

OLIVEIRA Filho; Kleper de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima O. A lua. Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/moon/moon.htm

 

Momento 02:

Assista e discuta o vídeo a seguir com seus alunos.

Este vídeo, de quatro minutos, mostra e explica como podemos verificar se a lua muda de tamanho ou se de fato a vemos maior ou menor dependendo da sua posição em relação à Terra. Explica também que a lua é bem maior do que qualquer árvore, embora a olho nu, tenhamos uma idéia contrária.

Mitos Urbanos - Tamanho da Lua

Ou
 
Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7930.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1628/imagens/CATARSE.gif
 
Em 12/12/2008, a Gazeta Online publica a seguinte notícia: Brilha no céu hoje a maior lua cheia do ano. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2008/12/481083-brilha+no+ceu+hoje+a+maior+lua+cheia+do+ano.html.
 
Com base no que estudamos até aqui, sugira as atividade a seguir para que os alunos realizem individualmente:
 
a) Registre em uma lauda as considerações do autor da notícia que o levam a ir contra  as conclusões apresentadas por SILVEIRA & MEDEIROS e OLIVEIRA Filho e SARAIVA.
b) Apresente, em uma lauda, as idéias de outros autores/pesquisadores do assunto que apresentem considerações físicas do fenômeno encontradas na notícia e relatadas em livros e outros sites.
c) Em meia lauda, apresente com suas palavras, argumentos que confirmem ou refutem o título da matéria. Brilha no céu hoje a maior lua cheia do ano. É realmente maior? Por quê?
 
 
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mitos Urbanos – Tamanho da Lua Vídeo
Recursos Complementares
- Mourão, Ronaldo Rogério de F. O tamanho da Lua cheia no horizonte é ilusão de ótica. Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1990/conteudo_112242.shtml. Acesso em: 03 de fev. de 2009.
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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