23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Representar situações diversas usando funções.
Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica, conceito de função, domínio e imagem.
Esta atividade pode ser uma sequência direta da aula “Relações e Funções”. Porém, nada impede que o professor encontre um momento, julgue adequado, para aplicá-la em suas turmas.
Dona Maria lavou as camisas do time de futebol de seu neto Carlinhos e vai colocá-las para secar da seguinte forma:
- cada camisa é presa por dois pregadores;
- cada camisa é ligada à seguinte por um pregador.
FIGURA 1
(a) Quantos pregadores Dona Maria usará para pendurar 3 camisas? R:____
(b) Complete a tabela abaixo, onde n a quantidade de camisas e p é a quantidade de pregadores:
TABELA 1
(c) Usando a notação da atividade anterior, vamos escrever, p(n) para dizer “pregadores necessários para pendurar n camisas”. Complete:
i.p(7) = ____ iii. p(12) = ___
ii.p(8) = ____ iv. p(21) = ___
(d) Complete a expressão que representa o número de pregadores p necessários para pendurar um número n qualquer de camisas, isto é,
p(n) = __________
(e) A expressão que você obteve é uma função! Qual é:
i. Domínio de p(n) =
ii. Imagem de p(n) =
Pedro vai a padaria levando uma nota de R$ 2,00 para comprar seu chiclete favorito. Se comprar cinco chicletes, receberá R$ 1,25 de troco.
FIGURA 2
(a) Se comprar apenas dois chicletes, quanto receberá de troco?
(b) E quanto será o troco se comprar quatro chicletes?
(c) Escreva uma expressão que represente o troco quando são comprados n chicletes. Use a notação t(n), isto é, troco para comprar n chicletes.
t(n) = ___________
(d) Qual é a maior quantidade de chicletes que Pedro pode comprar com o dinheiro que tem?
(e) A expressão que você obteve é uma função! Qual é:
i.Domínio de t(n) =
ii.Imagem de t(n) =
Esta atividade serve como um primeiro contato com a expressões de funções e a notação mas também pode ser usada para relembrar conteúdos já abordados.
A atividade “Fórmulas para Funções 2” é uma sequência direta desta.
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.
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