04/05/2009
Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Muitas vezes as famílias dos alunos não percebem que ocorre disperdício de água no cotidiano ou ainda que possa existir algum pequeno vazamento há anos. A conta de água pode ser mais do que um documento de cobrança. Se encarada como um relatório, ela traz informações muito importantes. O objetivo dessa aula é trabalhar com os alunos a matemática usada no cotidiano e como resultado incentivar a tomada de ações por meio da concientização.
A água e a vida no planeta
Para iniciar as atividades o professor deve apresentar aos alunos o vídeo planeta água, disponibilizado no Portal do Professor.
Fig. 1 - Imagem do filme.
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14268/planetaagua.flv
A partir desse filme o professor pode estabelecer um debate entre os alunos sobre o que está ao alcance de cada um no que diz respeito ao uso racional da água. Sem dúvida, ações em casa estariam ao alcance de todos. Por isso a atividade envolve a análise das contas de água das famílias.
Atividade com os Alunos
O professor deve pedir aos alunos que tragam uma conta de água recente para o trabalho envolvendo a matemática. Usaremos a conta abaixo como exemplo para a descrição das atividades.
Fig. 2 - Conta de água usada como exemplo.
Fonte: Autor
De forma geral, as contas de água trazem informações padronizadas. A primeira informação que interessa identificar é o consumo do mês. Na conta exemplo, o quadro CONSUMO/m3 tem o valor 9. Essa informação identifica quanto foi gasto de água no mês.
Os alunos identificam a unidade, metros cúbicos? Eles sabem a quantos litros corresponde um metro cúbico. Esse é um bom momento para trabalhar a leitura e interpretação das informações apresentadas na conta.
Sabendo que 1 dm3 (um decímetro cúbico) equivale a um litro e que 1 cm3 (um centímetro cúbico) equivale a um mililitro.
O professor pode calcular com os alunos o valor de um 1 m3 (um metro cúbico) usando a tabela:
metro cúbico | decímetro cúbico | centímetro cúbico |
1 | 000 | 000 |
Logo, 1 metro cúbico corresponde a 1000 litros.
A família da conta usada como exemplo, consome 9000 litros de água por mês, que equivale a 9m3.
Agora o professor deve pedir que cada aluno monte uma tabela referente à sua casa. Eis um exemplo:
Pessoas na família | Consumo total mensal (litros) | Consumo médio mensal por pessoa (litros) | Consumo médio diário por pessoa (litros) |
3 | 9000 | 3000 | 100 |
No caso da família acima, há um consumo médio diário de 100 litros. Que valores cada aluno encontrou? essa informação deve ser compartilhada com os colegas.
A próxima atividade é registrar as informações e envolver os alunos no cálculo da média de consumo considerando toda a turma. Um debate pode ser feito dando destaque aos alunos que tiveram o maior e menor consumo. Para os que gastam mais, há algum motivo que justifica a despesa? Se não, poderia haver algum vazamento na casa? Para os que gastam menos, que dicas eles poderiam dar aos colegas?
Até esse momento, mesmo discutindo o assunto, talvez seja difícil para os alunos terem uma idéia do que significa a quantidade de água consumida. É hora de partir para uma construção concreta, na qual os alunos possam perceber claramente o que significa uma medida de volume no mundo real.
A primeira representação que pode ser feita é a de um metro cúbico. Junto com os alunos, o professor pode providenciar quadrados de 1 metro de lado que, montados, formam um cubo de um metro cúbico. O material pode ser isopor ou papelão. Possivelmente os alunos ficarão impressionados com a quantidade de água que caberia em uma dessas caixas. Se possível, pode-se juntar a quantidade de caixas que representam o consumo médio de cada família dos alunos.
Fig. 3 - Representação de uma caixa de um metro cúbico.
Fonte: Autor
Como desafio, o professor pode pedir que cada aluno construa uma caixa que comporte o volume médio de consumo por pessoa da sua família. Assim, o aluno cuja família consome em média 100 litros/dia por pessoa, deveria construir uma caixa de 100 decímetros cúbicos.
Nome | Tipo |
---|---|
Planeta água | Vídeo |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/04/2015
Cinco estrelasAdorei sua aula. Sou professora de Matemática do Ensino Médio e vou utiliza-lá como subsídio para nosso Projeto Água. Obrigada.
10/09/2014
Cinco estrelasExcelente!!
02/11/2013
Cinco estrelasotima tirou minha duvida
24/03/2010
Quatro estrelasO conteúdo foi bem explorado e adequado ao nível de ensino. A utilização de coisas comuns aos alunos como as contas de água foi bem interessante, além de explorar o concreto com a construção da caixa de papelão, se o professor tiver conhecimento pode utilizar técnicas de origami para tal. A avaliação além de informar se o conceito foi bem fixado propicia o auxílo mútuo entre os estudantes.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula, pois além de trabalhar a matemática no cotiadiano, também conscientiza os estudantes, quanto ao desperdício de água.