Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Diferenciar os movimentos de rotação e translação. Explicar como surgem os dias e as noites.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
Utilize o globo terrestre apoiado em um eixo inclinado e uma lanterna, para fazer simulações e deduções ao longo das explicações.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
Professor (a), apresente aos alunos o problema descrito abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
O que é possível fazer durante o dia e a noite? Com certeza é possível fazer muitas coisas! Vejamos o exemplo do Pedro, filho da minha vizinha:
Na parte da manhã ele vai à escola;
Na parte da tarde ele brinca com os irmãozinhos e assiste TV; faz a tarefa de casa e joga futebol com os coleguinhas; À noite ele joga vídeo game com o pai e dorme sempre às 21h00.
Todos os dias, antes de dormir, o menino conta para mãe como foi o seu dia na escola e tira todas as dúvidas.
Ontem, no Supermercado, a mãe do Pedro me contou qual foi à última dúvida que ele tinha. Primeiro ele indagou: “Mãe, sei que durante o dia o sol aparece e fica tudo bem iluminado; enquanto que, à noite, aparece à lua e fica tudo muito escuro...”.
E depois veio a pergunta: “Qual é a explicação para a existência do dia e da noite? ".
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o dia e a noite?”, da série "De onde vem?" de 4 minutos e 38 segundos de duração, que apresenta explicações para a existência do dia e da noite.
Destaque que ele servirá de base para as discussões posteriores.
Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as que stões apresentadas abaixo (peça para que os alunos anotem as respostas discutidas em sala). Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (movimento aparente do sol, rotação, dia, noite e translação). Utilize o globo terrestre e a lanterna para auxiliar nas explicações. E caso ache necessário, repita a apresentação do vídeo e utilize o quadro negro.
O que é o dia? O que você faz durante o dia?
O que é a noite? O que você faz durante a noite?
O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra?
O que gera o dia e a noite?
Quanto tempo a Terra demora para dar uma volta completa no seu eixo? Como se chama esse movimento?
Por que não percebemos o movimento da Terra?
Além de girar em volta do seu próprio eixo a Terra também gira em volta do sol. Como é chamado esse movimento? Ele demora quanto tempo?
Observação: Professor (a), aproveite o momento da discussão para reforçar a idéia de que cada vez que o aluno fez aniversário a Terra completou uma volta em torno do sol.
Recursos Educacionais
Nome
Tipo
De onde vem o dia e a noite?
Vídeo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador, Globo Terrestre e Lanterna.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a escreverem uma história em quadrinhos onde deve ser explicado a origem do dia e da noite. Sugira que aproveitem as anotações realizadas durante a discussão. O aluno será avaliado pelos desenhos e textos. Por fim, organize uma exposição com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no pátio da escola.