14/06/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
. Reconhecer a frase e seus tipos: interrogativa, declarativa, exclamativa e imperativa;
. Empregar adequadamente os sinais de pontuação em textos escritos;
. Aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientações sobre a entonação das frases com o uso da pontuação em textos escritos.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Atividade 1: Atividade coletiva: turma em círculo
Professor, para a introdução do tema promova um diálogo informal com seus alunos, incentivando-os a construírem frases para as seguintes situações abaixo.Primeiro, permita que todos falem suas frases, garantindo que ouçam o colega. Em seguida, escreva no quadro um tipo de frase para cada situação, inclusive nas formas afirmativa e negativa. À medida que você vai escrevendo as frases no quadro, pergunte a eles que sinais de pontuação são usados na situação para a qual foi dita. Após isso, peça que copiem as frases do quadro em seus cadernos.
1)A mãe dá uma ordem para você ir dormir.
2)O pai elogia o seu desempenho em algo que você faz.
3)A professora fica brava porque você não fez a tarefa de casa.
4)O seu colega pergunta se você vai ao clube no final de semana.
5)Pensem em uma frase que seria dita pela secretária da escola informando que na semana seguinte não haverá aula.
6)Você fica admirado com a atitude de um colega.
7)Você quer ironizar uma atitude de um amigo que te decepcionou.
Atividade 2 - Laboratório de Informática: atividade em dupla
Oriente seus alunos a realizarem uma pesquisa no endereço abaixo, anotando em seus cadernos tipos e formas em que as frases podem ser ditas.
Atividade 3 – Correção da pesquisa
Em sala de aula, o professor faz a correção da pesquisa e esclarece dúvidas dos alunos. Em seguida, exibe em datashow o vídeo abaixo:
Após a exibição do vídeo, e a partir da pesquisa realizada, o professor explicará em que situações os sinais de pontuação são usados.
Atividade 4 – Atividade em dupla
O professor poderá propor os seguintes exercícios:
Com as mesmas palavras podem ser criadas várias frases, usando diferentes tipos para expressar sentidos diferentes. A partir da 1ª informação, como a frase abaixo poderia ser usada nos seguintes tipos e formas?
a) As crianças são desrespeitadas nas publicidades.
Interrogativa afirmativa: _____________________________________________
Interrogativa negativa: ______________________________________________
Exclamativa afirmativa: _____________________________________________
Exclamativa negativa: ______________________________________________
Ordem afirmativa: _________________________________________________
Ordem negativa: __________________________________________________
Atividade 5 – Correção da atividade
Professor, durante a correção da atividade você poderá explorar com os alunos, a partir do exercício acima, os diferentes sentidos que as frases podem expressar: ironia, indignação, espanto, constatação, dúvida, entre outros.
Nome | Tipo |
---|---|
Sinais de pontuação | Vídeo |
Professor, você poderá ampliar o estudo do emprego das frases no portal:
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/780409
Sugestão de bibliografia para o professor aprofundar sua metodologia de ensino da gramática reflexiva, em especial com exemplos de como trabalhar com os alunos o uso de frases nos diferentes contextos.
TRAVAGLIA.Luiz Carlos.(1996) Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. p.199. São Paulo,1996
Obs.: A partir das atividades acima, o professor poderá ainda usar textos poéticos para explorar os diferentes efeitos de sentido causados pelo uso dos sinais de pontuação, o que implicará na mudança do sentido da frase.
Avaliação
Para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá propor à turma a produção de frases com os diferentes sentidos trabalhados nas atividades realizadas.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2015
Cinco estrelasmuito bom
02/03/2013
Quatro estrelasParabéns, pela criatividade. Com certeza a participação da turma será muito boa.
21/02/2013
Quatro estrelasGostei muito das sugestões, mas não consegui acessar o link para o vídeo. Você poderia enviá-lo ao meu e-mail? Obrigada!
14/09/2012
Quatro estrelasMuito bom, mais poderia ser apropriado para crianças menores!
26/02/2012
Cinco estrelasAs atividades propostas são interessantes e de fácil compreenssão para os alunos. Foi testá-las em sala de aula.
02/02/2012
Cinco estrelasAdorei a sugestão,pois estava sem ideia para trabalhar o assunto.