Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Viajando na história narrada

 

20/04/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos terão a oportunidade de ouvir uma história infantil narrada e poderão, depois de ouvi-la, criar sua própria história. Sendo assim, estas aulas têm a intenção de levar os alunos a escrever suas próprias histórias, além de trabalhar com os alunos a escrita de textos e a criatividade!
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou na sala de aula, pois o recurso utilizado é um áudio que poderá ser salvo em CD e transmitido em aparelho de rádio!
 

Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos se eles gostam de ouvir histórias e se já ouviram histórias sem que elas estejam em livros.

  

Atividade 1

Neste momento o professor deverá apresentar o recurso aos alunos lhes pedindo que fiquem bem atentos e que não conversem entre si (Fig. 1) até o término deste.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/image_preview.jpeg

Figura 1 – Imagem de crianças ouvindo histórias infantis
Disponível em: http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/imagens-gerais/noticias/semana%20leitura2001.jpg/image_preview  Acesso em: 01. Abr. 2009.

 

Recurso:

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18570/plenarinhocasafeia.mp3

O Recurso é um áudio em que há um conto infantil que narra à história da casa de um gato que todos (personagens) criticavam, pois sempre a achavam feia, alegando que sempre faltava algo nela. Então, o gato acrescentava na casa aquilo que lhe sugeriam, até que um dia todos afirmaram que a casa estava linda!

 Destacamos que o objetivo do recurso é  despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas, a fim de desenvolver nelas a criatividade de imaginação para a construção de histórias similares.

 

Atividade 2

Após ouvirem a narração da história o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam da história, se gostaram ou não e por quê.
Deverá perguntar por que acham que o gato ouvia a opinião de todos e a acatava. Ou seja, deverá neste momento levar os alunos a refletirem sobre a história.

É importante o professor favorecer a reflexão dos alunos acerca do valor de uma casa, por meio de discussões, ajudando-os a perceberem que uma casa linda é aquela em que nos sentimos bem, que gostamos de estar e não simplesmente àquela que atende os padrões que a sociedade ou algumas pessoas estabelecem. Na história, os animais (personagens) estavam preocupados somente com a estética, cor, forma etc. Porém, é importante que os alunos não se prendam a este tipo de valor, pois nem sempre se pode morar em uma casa nova e “bonita”, e, além disso, isto  não garante alegria, paz e felicidade.
 

Atividade 3

Neste momento os alunos deverão ser instigados a escreverem uma nova versão da história em que agregarão a ela alguns valores discutidos na atividade anterior. Assim, poderão dar um novo rumo à história, fazendo, por exemplo, com que o gato pense se opinião de seus colegas é realmente importante para ele, e que pense na casa que ele gostaria de ter para morar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/menina_caderno.jpg

Figura 2 - Imagem de uma criança escrevendo
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg  Acesso em: 02. Abr. 2009.

Sugestões:

1) Sugerimos que ao final de suas histórias os alunos façam um desenho que a represente (Fig. 3).


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/gato.jpg

Figura 3 – Imagem de um gato
Disponível em: http://colorirdesenhos.com/files/imagecache/artigos_full/desenhos/gato.jpg  Acesso em: 01. Abr. 2009.

2) Sugerimos que o professor apresente a história “Os três porquinhos” (Fig. 4) em que os personagens constroem suas casas, e que são em um determinado momento levados a repensarem o modo como a construíram... Estarão trabalhando assim com a intertextualidade!


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1926/imagens/3FD7D_1.jpg

Figura 4 – Imagem da capa do livro “Os três porquinhos"
Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/7/D/3FD7D_1.jpg  Acesso em: 02. Abr. 2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A casa feia Áudio
Recursos Complementares
Aparelho de Rádio
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos da aula, sobretudo naqueles de discussão para que o professor perceba se eles estão entendendo tais discussões.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Romilda Tereza de Jesus Lima, E.E.E.F CEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA , Rondônia - dijo:
    romildalimaa@hotmail.com

    16/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora Lívia achei brilhante sua aula. Não vejo a hora de colocá-la em prática com meus alunos. Um abraço.


  • fatima lima neves, Prefeitura Municipal de Registro , São Paulo - dijo:
    fatima.neves11@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    leciona em uma classe de 4 série, . achei interessante esta aula, pois dá aos alunos a oportunidade da reflexão, pois nesta faixa etária a qual leciono, na qual os alunos estão chegando a pré adolescencia , eles ficam mais competitivos e preocupados com a estética. daí que este conto vem auxiliar no meu trabalho para um olhar critico sobre a vida e ao bem estar pessoal e social.


  • cicera, Escola Miguel Pellegrino , Pernambuco - dijo:
    ciceraaraujo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente, não deixa nada a desejar. Parabéns!


  • márcia, EE Deputado José Costa , São Paulo - dijo:
    marciafernandesfadinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Apreciei bastante a metodologia usada e tenho certeza de que ela é um sucesso na sala de aula.


  • Lucicreia dantas da silva, Radio verdes mata FM 87,9(MHZ) , Rondônia - dijo:
    cristau_branco@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu a dorei por que eu tambem só fã das istorias. Infantis porque eu só Locutora do programa jardim em cantado a qui em : São miguel do guapore RO


  • Luciene Marinheiro Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de ARIPUANA , Mato Grosso - dijo:
    lucimar_inheiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei muito interessante as sugestões propostas desenvolvo um projeto voluntário de roda de leitura com duas turmas da 2ª fase do 1º ciclo e pretendo utilizá-la em meu planejamento.


  • Maria Ivani Engers Paveglio, E.E.E. Médio Cel. Antônio Fioravante , Rio Grande do Sul - dijo:
    emariaivani@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da tua aula ,já utilizei ideias para meus trabalhos em sala de aula. Você merece nota dez.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.