20/04/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou na sala de aula, pois o recurso utilizado é um áudio que poderá ser salvo em CD e transmitido em aparelho de rádio!
Motivação:
O professor deverá perguntar aos alunos se eles gostam de ouvir histórias e se já ouviram histórias sem que elas estejam em livros.
Atividade 1
Neste momento o professor deverá apresentar o recurso aos alunos lhes pedindo que fiquem bem atentos e que não conversem entre si (Fig. 1) até o término deste.
Figura 1 – Imagem de crianças ouvindo histórias infantis
Disponível em: http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/imagens-gerais/noticias/semana%20leitura2001.jpg/image_preview Acesso em: 01. Abr. 2009.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18570/plenarinhocasafeia.mp3
O Recurso é um áudio em que há um conto infantil que narra à história da casa de um gato que todos (personagens) criticavam, pois sempre a achavam feia, alegando que sempre faltava algo nela. Então, o gato acrescentava na casa aquilo que lhe sugeriam, até que um dia todos afirmaram que a casa estava linda!
Destacamos que o objetivo do recurso é despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas, a fim de desenvolver nelas a criatividade de imaginação para a construção de histórias similares.
Atividade 2
Após ouvirem a narração da história o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam da história, se gostaram ou não e por quê.
Deverá perguntar por que acham que o gato ouvia a opinião de todos e a acatava. Ou seja, deverá neste momento levar os alunos a refletirem sobre a história.
É importante o professor favorecer a reflexão dos alunos acerca do valor de uma casa, por meio de discussões, ajudando-os a perceberem que uma casa linda é aquela em que nos sentimos bem, que gostamos de estar e não simplesmente àquela que atende os padrões que a sociedade ou algumas pessoas estabelecem. Na história, os animais (personagens) estavam preocupados somente com a estética, cor, forma etc. Porém, é importante que os alunos não se prendam a este tipo de valor, pois nem sempre se pode morar em uma casa nova e “bonita”, e, além disso, isto não garante alegria, paz e felicidade.
Atividade 3
Neste momento os alunos deverão ser instigados a escreverem uma nova versão da história em que agregarão a ela alguns valores discutidos na atividade anterior. Assim, poderão dar um novo rumo à história, fazendo, por exemplo, com que o gato pense se opinião de seus colegas é realmente importante para ele, e que pense na casa que ele gostaria de ter para morar.
Figura 2 - Imagem de uma criança escrevendo
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg Acesso em: 02. Abr. 2009.
Sugestões:
1) Sugerimos que ao final de suas histórias os alunos façam um desenho que a represente (Fig. 3).
Figura 3 – Imagem de um gato
Disponível em: http://colorirdesenhos.com/files/imagecache/artigos_full/desenhos/gato.jpg Acesso em: 01. Abr. 2009.
2) Sugerimos que o professor apresente a história “Os três porquinhos” (Fig. 4) em que os personagens constroem suas casas, e que são em um determinado momento levados a repensarem o modo como a construíram... Estarão trabalhando assim com a intertextualidade!
Figura 4 – Imagem da capa do livro “Os três porquinhos"
Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/7/D/3FD7D_1.jpg Acesso em: 02. Abr. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
A casa feia | Áudio |
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2010
Cinco estrelasParabéns professora Lívia achei brilhante sua aula. Não vejo a hora de colocá-la em prática com meus alunos. Um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasleciona em uma classe de 4 série, . achei interessante esta aula, pois dá aos alunos a oportunidade da reflexão, pois nesta faixa etária a qual leciono, na qual os alunos estão chegando a pré adolescencia , eles ficam mais competitivos e preocupados com a estética. daí que este conto vem auxiliar no meu trabalho para um olhar critico sobre a vida e ao bem estar pessoal e social.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é excelente, não deixa nada a desejar. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasApreciei bastante a metodologia usada e tenho certeza de que ela é um sucesso na sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasEu a dorei por que eu tambem só fã das istorias. Infantis porque eu só Locutora do programa jardim em cantado a qui em : São miguel do guapore RO
24/03/2010
Quatro estrelasachei muito interessante as sugestões propostas desenvolvo um projeto voluntário de roda de leitura com duas turmas da 2ª fase do 1º ciclo e pretendo utilizá-la em meu planejamento.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da tua aula ,já utilizei ideias para meus trabalhos em sala de aula. Você merece nota dez.