11/05/2010
Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecimentos prévios relacionados aos castelos
1° Momento: Motivar as crianças para o estudo sobre castelos
Como sugestão, o professor deve iniciar a aula com a leitura do livro “As férias da bruxa Onilda” de Enric Larreula e Roser Candevila. No livro a personagem decide tirar férias e dentre os vários acontecimentos ela decide participar de um concurso de castelos de areia, ganhando o primeiro lugar.
Fonte: http://www.travessa.com.br/AS_FERIAS_DA_BRUXA_ONILDA/artigo/582a87ff-720d-4df1-8bda-81007e567d26
Após a leitura do texto, o professor deve realizar questionamentos como:
Ouvir as crianças e depois pedir para que elas representem a história ouvida em forma de desenho.
2° Momento: Investigando conhecimentos sobre os castelos
O professor deve investigar os conhecimentos das crianças sobre os castelos, instigando a discussão no grupo, fazendo retomadas das falas das crianças para que elas percebam que, para além do mundo da imaginação, existem castelos reais.Nesse momento, o professor vai registrando as idéias e saberes das crianças, assumindo o papel de escriba. Em seguida, o professor deve solicitar que as crianças registrem através do desenho como elas percebem os castelos.
3º Momento: Construção de castelos de areia.
Caso a escola disponha de tanque de areia, o professor se encaminha com as crianças para esse local. Chegando ao tanque de areia, o professor divide as crianças em grupos e solicita que elas realizem construções de castelos de areia. Nesse momento, o professor registra com fotografia as construções das crianças para que, de volta à sala de aula, as crianças possam fazer apreciação de suas construções.
Fonte: Arquivo Pessoal
4º Momento: Apreciando as construções.
De volta a sala de aula, a professora projeta as imagens feitas das crianças no tanque de areia. Inicialmente, as crianças vêem as imagens, depois podem falar como foi para elas a experiência de contruírem tais castelos. Em seguida, a professora pode discutir com o grupo as características dos castelos de areia e comparar com as grandes construções em forma de castelos. Esta é uma boa estratégia para que as crianças percebam a função de um castelo como forma de moradia, comparando-os aos que foram, por elas, construidos.
O professor poderá utilizar como recurso nessa aula, além do tanque de areia, materiais que contribuam nessa construção de castelos como baldes e pás.
Com esta aula é possível avaliar:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!