Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vistas e perspectivas: uma nova forma de ler o mundo

 

14/05/2010

Autor y Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Construir imagens em várias perspectivas.
  2. Reconhecer a importância dos ângulos na construção de imagens em perspectiva.
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Manuseio de instrumentos de medida.
Estratégias e recursos da aula

Prática Social Inicial

Atividade 01 - Conhecendo

Apresente as duas imagens aos alunos e solicite que registrem suas impressões sobre o que faz parecer que as estradas continuam.

Imagem 01: http://imotion.com.br/imagens/data/media/41/7535estrada.jpg, acesso em: 10 de abr. de 2010. 

Imagem 02: http://pereiraautopecas.files.wordpress.com/2009/02/auto-estrada21.jpg, acesso em: 10 de abr. de 2010. 

xx

Você poderá solicitar um registro escrito ou que apresentem oralmente ao grande grupo. Utilize como orientação as indagações a seguir:

  • As linhas, que determinam os limites da via, continuam paralelas?
  •  Que impressão nos dá ao visualizarmos a parte mais distante da estrada?
  • Já visualizou algo similar a isso antes? Em que situação?
  • Se fosse reproduzir a imagem como faria?

Instrumentalização

Atividade 02 - Aplicando

Individualmente, solicite aos alunos que desenhem um caminho ou um estrada similar ao que visualizaram nas imagens anteriores.

x

Atividade 03

As formas de representação vistas  nas duas primeiras atividades desta aula e na aula "Vistas e perspectivas: lendo, analisando e construindo sólidos geométricos", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19325, acesso em 10 de abr. de 2010, são utilizadas por engenheiros mecânicos, civis, arquitetos, artistas, produtores visuais, matemáticos, geográfos, etc. 

A representação utilizada nas atividades 01 e 02 em especial utiliza-se de um dos elementos para a produção de imagens em perspectiva, o ponto de fuga. Nas atidades 01 e 02 foi utilizado apenas 1 ponto de fuga. (é o ponto na linha do horizonte para o qual as linhas retas do objeto convergem e parecem desaparecer). Pois bem vamos lá.

Busque na internet imagens que apresentem um objeto os vários em perspectiva mas que converjam para apenas um ponto de fuga.

Depois traga-os para a sala de aula e compartilhe com seus colegas.

x

Atividade 04 - Aprofundando

Assistam em gupo ao seguinte vídeo:

Forma dentro da forma [Arte e matemática] 

Este vídeo de aproximadamente 26 minutos é um dos episódios do programa Arte & matemática, da TV Escola, ele apresenta a origem da geometria e da perspectiva, abordando a utilização destes dois conceitos pelo ser humano no campo da pintura.

 

Após a leitura deste vídeo solicite aos alunos que façam o cruzamento das imagens buscadas na atividade 03 com as apresentadas no vídeo quanto a perspectiva.

  • Os alunos trouxeram imagens similares as apresentadas no vídeo?
  • Por que muitas vezes não conseguimos ler os conceitos matemáticos em obras de arte?
  • Conhece algum pintor de obras artísticas de sua região? Que tal entrevistá-lo com o intuito de descobrir que conceitos matemáticos utiliza para exercer sua profissão. (A entrevista poderá ser realizada com diferentes profissionais como: engenheiro civil, arquiteto, etc., que façam uso de conceitos matemáticos ligados a geometria)

DICA

Oriente os alunos para a realização da entrevista, solicite que a realizem em duplas, deixe claro os critérios de avaliação desde a solicitação da proposta.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Forma dentro da forma [Arte e matemática] Vídeo
Recursos Complementares

x

Avaliação

Catarse e Avaliação

Atividade 05

Após orientar aos alunos para a criação dos roteiros de entrevista (em duplas) e a sua realização vem o momento de apresentação (em duplas) dos trabalhos finais.

Tanto para a realização da entrevista quanto para a apresentação dos trabalhos estabeleça critérios e/ou questões norteadoras para avaliação, que poderão ser:

  • o que aprenderam do conteúdo estudado;
  • quais os conceitos matemática estavam presentes na fala dos entrevistados;
  • os conceitos apresentados pelos entrevistados são da geometria ou de outro campo da matemática;
  •  como foi seu comportamento nas atividades em grupo e individuais;
  • se a apresentação realizada emite juízos de valor e/ou está pautada nos conteúdos estudados e experiências vivenciadas e
  • se as primeiras atividades deram suporte para a realização da atividade final.

xx

A sua avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções (escritas e verbais) dos alunos, você professor, avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.