02/06/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Juliana Gense, Erwin Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Nesta aula será abordada a existência e a importância de uma Escola Inclusiva, de forma a propiciar a reflexão do aluno para o fato de que todos são iguais, em dignidade e direitos, independente das limitações e dificuldades que porventura tenham. Além disso, será ressaltado,nestas aulas, que todos têm direito à vida, à educação, à liberdade, à segurança pessoal, ao lazer, ao trabalho, de participar da vida cultural da comunidade, dentre outros preconizados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Inclusão Escolar.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação:
Estando os alunos organizados em grupos de quatro (4) alunos e, de preferência, na sala de vídeo, o professor deverá iniciar a aula apresentando para os alunos o vídeo “Construir uma Escola Inclusiva – Tijolos de Sonho ” (Fig.1), com duração de 04 minutos e 03 segundos.
Link do vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dqpkZ0Gz59Y Acessado em: 05 Maio 2010.
Figura 1: Vídeo Escola Inclusiva
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo, ou ainda, apresentá-lo pedindo para que os alunos acessem o link do vídeo (conforme disponível acima).
Após cada grupo discutir, entre si, sobre o que foi apresentado no vídeo, utilizando-se para isso o roteiro postado abaixo, o professor deverá pedir para que estes exponham para a sala suas respostas. Este momento é importante, tanto para socializar as informações e permitir que os alunos se expressem oralmente, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos.
Roteiro da Discussão:
Atividade 1
Finalizadas as discussões, dando prosseguimento a aula, o professor deverá pedir para que os alunos consultem no dicionário as palavras: inclusão, acessibilidade e acessível, e apresentar para eles as imagens (Figs.2 e 3) disponíveis abaixo.
Figura 2: Rampa para cadeirante um recurso de Acessibilidade
Disponível em: http://www.utaceciliameireles.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/13/2820/695/arquivos/Image/DSC00319.JPG Acessado em: 28 Maio 2010.
Figura 3: Educação Inclusiva
Disponível em: http://blog.cancaonova.com/pensandobem/files/2007/06/inclusao-escolar.jpg Acessado em: 07 Maio 2010.
Em seguida, o professor deverá fazer aos grupos as perguntas postadas abaixo - as quais são baseadas nas figuras em questão, bem como no significado das palavras inclusão, acessibilidade e acessível.
Observação:
Observamos que as imagems poderão ser apresentadas em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em números suficiente aos alunos.
É importante que, neste momento, o professor esteja atento para verificar o que os alunos entendem por Inclusão e Acessibilidade. Além disso, é fundamental que no final da discussão, os alunos compreendam que uma Escola Inclusiva é aquela que garante Educação para todos, respeitando as diferenças e a diversidade, e que atende a todos os alunos segundo as suas necessidades!
Atividade 2
Com o intuito de dar continuidade a exploração dos conceitos abordados (inclusão, acessibilidade e acessível), o professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática e pedir que, em duplas, utilizem um computador. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o link (Fig.4) abaixo.
Link da atividade:
http://www.educarbrincando.com.br/index.php?id=3948 Acessado em:05 Maio 2010
Figura 4: Construindo uma escola pública e acessível
Nesta atividade o aluno poderá refletir sobre como podem tornar a Escola acessível para todos. Para isso ele deverá construir uma escola que seja acessível para alunos com diferentes deficiências.
Atividade 3
Com o intuito de propiciar uma reflexão dos alunos sobre a importância dos materiais pedagógicos para os alunos com deficiência, o professor deverá ressaltar aos alunos que, tanto no vídeo quanto no site explorado anteriormente, os personagens necessitavam de alguns materiais pedagógicos adaptados para realizarem as atividades escolares, tais como:
Feito isto, o professor deverá pedir que eles, ainda em duplas e no laboratório de informática, façam uma pesquisa em sites da internet sobre materiais pedagógicos adaptados. Para a realização da pesquisa, o professor deverá disponibilizar o roteiro abaixo. O professor deverá explicar para os alunos que ao finalizarem a pesquisa, cada grupo deverá expor para a classe os resultados obtidos nesta.
Roteiro da Pesquisa:
Sugestões de links para a pesquisa:
Disponível em: http://www.fcee.sc.gov.br/images/stories/os-90037_-_materiais_pedagogicos_adaptados.pdf Acessado em: 18 Mai. 2010
Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6723741/Recursos-PedagOgicos Acessado em: 18 Mai. 2010
Atividade 4
Para finalizar as aulas, nesta atividade os alunos deverão elaborar um mural (Fig.5) sobre os materiais pedagógicos adaptados para pessoas com deficiência. Neste mural os alunos deverão colocar o nome e qual a utilidade desses recursos no cotidiano escolar de uma pessoa com deficiência. Além disso, é recomendável que sejam colocadas figuras dos recursos escolhidos para serem trabalhados no Mural. Os alunos deverão expor o mural em um local da escola em que todos possam visualizá-lo, pois desse modo os demais alunos poderão conhecer esses recursos.
Figura 5: Mural sobre os materiais pedagógicos adaptados
Fonte: do autor
Referências:
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS -
Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm Acessado em: 13 Mai. 2010.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS DEFICIENTES
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf Acessado em: 13 Mai. 2010.
Os links abaixo abordam o conceito de Construção de uma Escola Inclusiva:
http://www.profala.com/arteducesp103.htm
http://www.soprando.net/estudantes/a-escola-inclusiva-e-a-diversidade
http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1627047-educação-inclusiva-escola-inclusiva/
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância de conviver , respeitando as diferenças, no cotidiano escolar e na sociedade com uma pessoa que possui Deficiência. Além disso, é fundamental que os alunos compreendam que é importante valorizar e respeitar as diferenças existentes entre todos. Destacamos que o professor deverá avaliar como os alunos participam das discussões, realizam as atividades durante o decorrer da aula.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/10/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, mostra a importâcia de conviver, e respeitar as diferenças existente entre nós.
30/09/2010
Cinco estrelasEsta aula é excelente para se trabalhar as diferenças, o que é preciso para não ser mais diferente, e os recursos que os inclusos precisam para ser incluidos.
30/09/2010
Cinco estrelasEsta aula é fantástica, ela aborda um tema que nos dias de hoje muito se tem discutido e pouco se tem feito, com la aula e o vidéo podemos levar um vasto conteudo para trabalhar com os alunos a inclusão e como tratar o incluso,e as suas necessidades, o que eles precisam para ser inclusos na escola, se ela esta ou não preparada tanto fisicamente quanto no profissional (educador). Trabalhar com as crianças as diferenças é muito importante, pois precisamos aprender que todos somos diferentes também
07/09/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula. É bem clara e objetiva. Com certeza vai despertar a atenção e conscientização dos alunos. Em particular adorei o jogo construindo uma escola. Parabéns pela aula!