Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os direitos e deveres da criança

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir sobre a relação de autoridade entre adultos e crianças

Identificar os direitos e deveres da criança

Refletir sobre seu comportamento na sociedade

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar também os conteúdos propostos nas aulas: “A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil” e "Castigo Educa?".

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o ECA: quem conhece, o que significa e para que serve.   

Durante a discussão, questione se eles conhecem seus direitos e deveres. Convide a turma a discutir sobre o tema.   

Instrumentalização:

Aula 01:

Reúna a turma para fazer a leitura do gibi: A turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm  Acesso em 10.05.2010   

Atenção Professor! Caso seja possível, imprima um gibi para cada aluno, pois além deles utilizaram em outras aulas, é importante que tenham uma cópia sempre a mão para consultarem quando necessário. Para realizar essa atividade espalhe colchões pela sala de aula, para tornar o ambiente mais confortável, de modo que os alunos possam sentar ou deitar no chão para realizar as leituras.   

Caso os alunos tenham acesso ao laboratório de informática, indicamos o recurso: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/revistaAnimada/ecalivro1/quadrinho.swf Acesso em 10.05.2010   

Depois de concluírem a leitura, solicite que os alunos indiquem os pontos que mais chamaram sua atenção, se eles têm alguma dúvida, se há algum artigo que não está sendo respeitado, etc. Durante a discussão é importante que eles dêem exemplos de situações que ocorrem em casa, na família, na escola, etc.   

Agora apresente o áudio: As aventuras de Julinha – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21479 Acesso em 10.05.2010    

As Aventuras da Julinha 1 

Agora divida a turma em dois grupos: um grupo representará os pais e outro grupo representará os filhos. Eles vão ter que analisar a história narrada no áudio, se concordam ou não, o que tem que ser mudado, qual a solução para esse caso, quem tem razão: Julinha ou sua mãe?   

Ao término da aula os alunos deverão anotar no caderno o que aprenderam com a aula, os pontos que mais chamou sua atenção, suas dúvidas, suas dificuldades, etc.   

Aula 02:

O professor deverá apresentar o vídeo: Turma da Mônica em: Boas Maneiras – Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8&feature=player_embedded Acesso em 10.05.2010    

O professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entendem por boas maneiras, aproveite também para relembrar os direitos e deveres da criança abordados na aula anterior.

Convide a turma a elaborar uma lista sobre seus direitos e deveres na escola. Primeiro o professor poderá utilizar o quadro, enquanto os alunos vão discutindo e indicando as respostas o professor deverá anotar no quadro. Para que um direito ou um dever seja “validado” é importante que toda a turma esteja de acordo.

Após a conclusão da lista, a turma deverá ser dividida em dois grupos, cada grupo deverá elaborar um cartaz ilustrando os direitos e deveres.

O professor deverá colar esse cartaz na sala de aula em um ponto que seja visível a todos os alunos. Sempre que necessário deverá retornar a lista e discutir com a turma as mudanças.   

Catarse:

Os alunos deverão criar uma história em quadrinhos ilustrando como era sua vida escolar antes de conhecer o ECA e elaborar as “regras” na escola e as mudanças que vieram depois, com a elaboração da lista. Indicamos o recurso Hagaquê para criar as histórias em quadrinho online: : http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010   

Prática Social Final do Conteúdo: 

Os alunos deverão apresentar suas histórias para turma e comentar as mudanças, se há necessidade de atualizar a lista, o que aprendeu com o conteúdo, se sua relação com os pais melhorou, suas dúvidas e dificuldades, etc.           

Recursos Educacionais
Nome Tipo
As Aventuras da Julinha 1 Áudio
Recursos Complementares

ECA: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8069.htm Acesso em 10.05.2010    

História em quadrinhos: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acesso em 10.05.2010    

Turma da Mônica em: Regras e exceções: http://www.youtube.com/watch?v=RRJAO24G-rs&feature=PlayList&p=240C1AA3FD8DB0C1&playnext_from=PL&playnext=1&index=5 Acesso em 10.05.2010 

Avaliação

O professor deverá construir em conjunto com a turma os métodos de avaliação e os critérios a serem analisados. Dessa forma o aluno participa ativamente do seu processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos alguns critérios de avaliação:

  • participação durante as discussões
  • interesse pelo tema
  • domínio do conteúdo
  • empenho em realizar as atividades propostas
  • capricho ao desempenhar as atividades propostas
  • comprometimento com o grupo
  • contribuição para o grupo
  • postura durante a realização das atividades
  • respeito à opinião dos colegas
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37,5%
  • Três estrelas 1/8 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Domingas A. x.Nunes, APAE , Tocantins - dijo:
    domingas-422@hotmail.com.br

    07/10/2011

    Cinco estrelas

    É muito bom contar com nossos direitos e muito melhor com os das crianças e adolescentes. com todos essea direitos. Quantas barbaridades estão acontecendo no mundo.


  • Carla, João Vieira Bezerra , Pernambuco - dijo:
    lcgs02@hotmail.com

    05/10/2011

    Quatro estrelas

    Ótimo para trabalhar na semana do dia das crianças.


  • Georgina Lopes de Freitas Azevedo, EMEF "Talma Drumnd Pestana" , Espírito Santo - dijo:
    georgina.lfa@gmail.com

    04/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei ótita as atividades e os temas abordados.Pois é de grande valia,está presente a todo momento de nosso cotidiano


  • JAMERSON RAMOS DA SILVA, Faculdade Maurício de Nassau Campina Grande , Paraíba - dijo:
    jamerson13@hotmail.com

    07/05/2011

    Cinco estrelas

    MUITO BOA A DINAMICA TA MUITO LEGAL


  • Talita, C.E.G.M , Rio de Janeiro - dijo:
    talita.castor@oi.com.br

    30/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente! Me ajudou muito.


  • Marizete, C.M.Wolfango Ferreira , Rio de Janeiro - dijo:
    Marizete67@hotmail.com

    07/11/2010

    Quatro estrelas

    Amei o assunto abordado. Estava precisando desse encadeamento para minha aula. Trabalho com alunos em que a faixa etária varia de 10 a 15 anos numa comunidade carente e um tema desse tem que ser muito bem trabalhado. Obrigada.


  • erika, FAENE , Pará - dijo:
    lauraoutubro.am@hotmail.com

    21/10/2010

    Três estrelas

    amei a 1° aula, é muito legal, vou usa-la com prazer, adorei as fontes que vc disponibilizou...


  • Joelma Rodrigues, Escola municipal Ranulpho Paes de Barros , Mato Grosso - dijo:
    jo_sbrevat@hotmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante sua proposta de trabalho, esta ultima semana trabalhei com meus alunos um texto "ser criança", e juntamente com este texto trabalhei a musica "É bom ser criança" de Toquinho, e esta sua proposta daria uma continuidade neste trabalho. Parabens pela proposta.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.