07/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
É necessário que os alunos tenham conhecimento sobre o parâmetro do som intensidade. Para mais informações veja a aula:
"Música: parâmetros do som - intensidade"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
Atividade 1
Inicie a aula perguntando qual é a função ou o que significa regular o volume de um aparelho de som ou de um rádio de pilha. O que modificamos na recepção do som quando interferimos no volume?
Escolha uma canção qualquer que faça parte do repertório do grupo. Explique que você mostrará números com os dedos da sua mão (de 1 a 5). Cada número corresponderá a um nível de volume (quanto menor o número, mais suave eles deverão cantar; quanto maior o número, mais forte cantarão). Peça ao grupo que cante a música enquanto você "regula" o volume do grupo com os números de 1 a 5.
Dica:
-Antes de iniciar a atividade com a canção, experimente as diferentes gradações de volume com o grupo para que a turma ouça e adeque o volume de sua voz aos cinco diferentes níveis de intensidade. Inicie o trabalho com o número 1. Caso eles comecem a cantar com uma intensidade já forte, explique que eles devem sussurrar apenas. Aumente, aos poucos, até chegar ao máximo (de 1 a 5), quando eles estarão quase gritando. Então, abaixe gradativamente até retornar ao número 1. Depois desse "aquecimento", faça a atividade com a música escolhida pelos alunos.
Discuta sobre o que aconteceu e como foi a realização sonora dos diferentes volumes pedidos pelo professor. Explique que usamos termos específicos para nos referirmos a essas maneiras de executar a música. Quando queremos que a intensidade de um trecho aumente aos poucos, usamos o termo italiano crescendo, que significa exatamente a mesma coisa que o termo em português. Quando queremos que a execução diminua sua intensidade progressivamente, usamos os termos italianos decrescendo ou diminuendo, que significam "decrescendo" ou "diminuindo". Podemos indicar crescendo e decrescendo ou diminuendo também com a abreviatura da palavra ou com o sinal gráfico abaixo:
crescendo = cresc.
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Music-crescendo.png
decrescendo = decresc.
diminuendo = dim.
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Music-diminuendo.png
Abaixo seguem alguns exemplos da escrita de crescendo e diminuendo/decrescendo em trechos musicais:
http://www2.cpdl.org/wiki/images/4/4c/MOUNTAIN3.pdf
http://www2.cpdl.org/wiki/images/sheet/corn-abs.pdf
Atividade 2
Agora, prossiga com uma atividade de performance:
1 – Divida a turma em pequenos grupos com cerca de quatro alunos.
2 – Peça para eles elegerem um líder (regente).
3 – O grupo deverá cantar uma canção que escolher e o regente controlará através de gestos graduais as diferentes intensidades ao longo da performance.
4 – Os grupos deverão apresentar seus trabalhos.
Dica:
Estimule a turma a observar e a comentar se a sonoridade das performances estava coerente com a dinâmica proposta pelo lider (regente).
Atividade 3
A seguir, faça uma atividade de apreciação musical. Escolha alguns exemplos musicais em que o crescendo e o diminuendo desempenhem papel relevante na própria concepção da música. Toque ou coloque uma gravação para que os alunos possam identificar de que maneira ocorreu a variação de dinâmica. A seguir, sugerimos dois exemplos:
“Bolero” (M. Ravel) http://www.youtube.com/watch?v=3-4J5j74VPw
Esta peça possui um longo crescendo que acontece durante toda sua execução. Pergunte aos alunos como acontece a variação de dinâmica ao longo da peça.
“La cathédrale engloutie" (C. Debussy) http://www.youtube.com/watch?v=NsdIkUSjXv8
Esta peça é baseada num mito bretão que descreve uma catedral que estaria no fundo do mar e que, em certas ocasiões, emerge.
Acontece algum crescendo ou decrescendo na música? Descreva como acontecem e de que maneira a variação de dinâmica contribui para a interpretação e o caráter da peça.
Dica:
Peça ao grupo que:
Ao final da aula, solicite aos alunos que pesquisem músicas que possuam momentos claros de crescendo e/ou diminuendo. Peça que levem os exemplos musicais para a próxima aula.
Dinâmica musical:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diminuendo#Varia.C3.A7.C3.A3o_de_intensidade
http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamics_(music)
Bolero (M. Ravel)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolero_(Ravel)
La cathédrale engloutie (C. Debussy)
http://en.wikipedia.org/wiki/La_cathédrale_engloutie#Musical_Impressionism
Para acessar a partitura, clique em "Préludes, Premier Livre L.117". As páginas 38 a 42 correspondem ao prelúdio La cathédrale engloutie.
http://www.allpianoscores.com/index.php?free_scores=Debussy&limite=20
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Quatro estrelas 1 calificaciones
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02/09/2011
Quatro estrelaslegal, gostei mesmo pois a aula não pode ficar só na prática musical mais tem que promover a dinâmica entre os alunos!