19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Inicie sua aula pedindo que os alunos leiam a reportagem do Estado de São Paulo, entitulada: “Mudança climática é a maior ameaça à saúde no século XXI”. Acesse-a no sítio a seguir: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mudanca-climatica-e-maior-ameaca-a-saude-no-seculo-xxi,370387,0.htm
Outro texto interessante é da revista Veja, “Aquecimento Global”, que mostra também infográficos sobre o assunto e está disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/contexto_int.html
Após a leitura instrua os alunos a discutir o conteúdo dos textos e fazer um levantamento dos dados mais relevantes em seus próprios cadernos (este levantamento será importante para a atividade posterior de mapa conceitual).
Para ilustrar as mudanças que estão ocorrendo no planeta, acesse com seus alunos o vídeo disponível no seguinte endereço, feito pelo Greenpeace: http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q
Pergunte aos alunos se as imagens contidas no vídeo ocorrem no nosso país, peça que dêem exemplos. Questione os alunos sobre a mensagem do fim do vídeo que fala “Lembra quando sua geração sonhava em mudar o mundo?", seguido da resposta "Parabéns, vocês conseguiram". O que querem dizer com esta mensagem? A que geração se refere o texto?
A fim de estudar melhor o que são as mudanças climáticas globais, leve seus alunos ao laboratório de informática e acesse o recurso abaixo recomendado:
Discuta com os alunos que modificações são naturais e se o homem tem afetado o clima com suas ações. A seguir abra o recurso Mudanças Climáticas Antropogênicas.
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9134/06_mudancas_climaticas_antropogenicas/06_mudancas_climaticas_antropogenicas.html )
Peça que os alunos comparem as duas animações. Quais são os pontos em comum? Onde há diferenças?
Peça aos alunos que montem um mapa conceitual sobre as mudanças climáticas globais, que contenha conceitos como aquecimento global, aerossóis, teoria de Milankovitch, efeito estufa, usos do solo, emissores de carbono na atmosfera, mercado de carbono, atitudes para combater o aquecimento global, entre outros conceitos que o professor julgue necessário.
Agora forneça aos alunos pedaços retangulares pequenos de papel sulfite em branco. Cada aluno deverá escrever em cada pedaço de papel, um conceito de seu mapa conceitual. Quando todos terminarem de fazer esta ação, determine que eles formem duplas. Eles trocarão os papéis e deverão montar um mapa conceitual com eles. Ao terminar de montar o mapa conceitual com os conceitos dados pelo parceiro, espera que o mesmo veja e verifique se está como o mapa conceitual original. A mesma coisa acontece com o outro participante da dupla. Esta atividade é interessante pois mostra que o mesmo assunto pode ser visto de maneira diferente pelos alunos.Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula. Para um mapa conceitual ser funcional ele deve ser explicado por quem o fez; ao explicá-lo, a pessoa externaliza significados e de que maneira a pessoa internalizou e correlacionou os conhecimentos adquiridos.
Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/
Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php
Outras aulas interessantes que podem somar em conhecimento e atividades com os alunos:
Mudanças no clima e ambiente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=934
Esta aula correlaciona as mudanças no clima com a alteração da biodiversidade e traz sugestões de filmes que trabalham o tema.
Mudanças Climáticas:
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/mudancas-climaticas.jhtm
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!