31/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Através de atividades que desenvolvem habilidades orais e escritas, os alunos vão aprender a construir frases em discurso indireto (reported speech) nos tempos simple past e present perfect. Além disso, vão discutir sobre as mudanças sintáticas e morfológicas presentes no discurso indireto, em relação a pronomes e advérbios de tempo.
Nesta aula faremos uma atividade que vai exigir dos alunos o conhecimento das formas verbais simple past e present perfect.
Se você julgar que seus alunos não estão seguros quanto ao uso de algum destes conteúdos, seria interessante fazer uma breve revisão acerca do tema. Os links abaixo contêm boas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula.
Simple Past: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7290 (acesso em 13/07/10)
Present Perfect: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15026 (acesso em 13/07/10)
MOTIVAÇÃO
Proponha um jogo. Peça que os alunos copiem do quadro as seguintes frases:
Antes de tudo, pergunte aos alunos em que tempo verbal as frases estão. Peça que digam qual é forma presente dos verbos contidos nas sentenças.
Em seguida, divida a turma em grupos de 5 a 6 componentes. Todos os membros do grupo terão de completar as frases 2 vezes. Eles devem completar a primeira versão da frase com uma palavra que a torne verdadeira. Depois, devem completar com outra palavra que a torne falsa. Assim, teremos 10 frases produzidas - 5 verdadeiras e 5 falsas.
Quando os alunos terminarem de completar as frases, é hora de iniciar a competição.
Peça que o membro do Grupo 1 leia as duas versões que criou. Os outros grupos devem, então, tentar adivinhar qual das duas frases é verdadeira. Dê tempo para que os grupos decidam e peça que deem a resposta em inglês. Eles devem dizer:
"We think sentence (A ou B) is true!"
Em seguida, o aluno que leu a frase revela a resposta correta.
Anote no quadro os grupos que acertaram a resposta, fazendo uma tabela com o placar do jogo.
Passe para o Grupo 2 e peça que seja feito o mesmo. Um membro do grupo lê as duas versões feitas para a frase 1. Continue até que um membro de cada grupo tenha lido a frase 1.
Em seguida, passe para a frase 2 e siga o mesmo procedimento.
Ao terminar, comente sobre o placar do jogo. Diga aos alunos que o jogo não terminou e os grupos que estão perdendo têm a chance de recuperar seus pontos.
Vamos fazer o mesmo procedimento acima descrito. Porém, desta vez, usando frases no tempo verbal present perfect.
Escreva no quadro as 5 frases abaixo.
O jogo termina quando todas as frases tiverem sido lidas por algum membro de cada grupo.
Obs: Seria ideal que os grupos fossem formados por 5 componentes. Assim, todos os membros do grupo teriam a chance de ler uma das frases. Caso algum grupo seja formado por 6 componentes, inclua uma frase a mais em cada um dos blocos (simple past e present perfect.
Peça que os alunos guardem as frases produzidas para serem utilizadas na aula seguinte.
Por fim, faça uma reflexão com os alunos sobre a composição sintática e morfológica das frases trabalhadas. Para o present perfect destaque o verbo auxiliar have e os verbos no particípio. Para o simple past, destaque o -ed final dos verbos regulares e comente sobre as variações nos verbos irregulares.
Nesta aula vamos falar sobre o reported speech (discurso indireto) em frases no simple past e present perfect.
Selecione uma frase (no simple past) dentre aquelas produzidas pelos alunos na aula 1. Escreva-a no quadro junto com sua forma modificada para o reported speech:
Pergunte que diferenças eles observam de uma frase para a outra. Peça que observem os pronomes e as formas verbais.
Reforce que o verbo no simple past foi modificado para o past perfect. Realce a estrutura do past perfect (had + particípio).
Em seguida, pergunte:
Explique que, quando a expressão de tempo permanece a mesma, isso significa que as duas frases foram ditas no mesmo dia.
Obs: Nesta aula, não vamos trabalhar com as mudanças feitas em adverbios de tempo no reported speech.
Em seguida, selecione uma frase (desta vez, no present perfect) dentre aquelas produzidas pelos alunos na aula 1. Escreva-a no quadro junto com sua forma modificada para o reported speech
Ex:
Pergunte, novamente, que diferenças eles observam de uma frase para a outra. Peça que observem os pronomes e as formas verbais.
Para ajudar seus alunos a chegarem a uma conclusão, apague do quadro as frases originais (no discurso direto) e pergunte que semelhanças eles observam. As frases ficarão dispostas da seguinte forma:
Os alunos serão levados a concluir que as frases no simple past (I ate...) e no present perfect (I have eaten...) terão a mesma forma verbal - o past perfect (She had eaten) - quando forem ditas usando o reported speech.
Em seguida, os alunos vão trabalhar em duplas.
Usando as frases criadas por eles na aula 1, cada aluno deve transformar as frases do colega para o reported speech. Eles devem escolher duas frases no simple past e duas no present perfect, num total de 4 frases a serem produzidas.
Então, os papéis com as novas frases (no reported speech) deverão ser trocadas entre eles. Com as frases do colega nas mãos, cada aluno deve escolher duas para ler para a turma. Porém, não podem dizer o nome de quem escreveu a frase. Os outros alunos, então, devem tentar lembrar quem, originalmente, disse aquela frase na primeira aula.
Nesta aula vamos trabalhar com as mudanças feitas nos advérbios de tempo em frases no reported speech.
Escreva no quadro os seguintes advérbios:
Pergunte a que tempo verbais aqueles advérbios geralmente estão associados.
Em seguida, junto com os alunos, escreva os advérbios de tempo usados no reported speech (forme duas colunas para que eles possam comparar as mudanças ocorridas).
Direct speech |
Reported speech |
now |
then |
today |
that day |
yestarday |
the day before / the previous day |
last night |
the night before / the previous night |
at this moment |
at that moment |
Para atividade seguinte, você deve preparar cartões contendo frases nos discursos direto e indireto.
Em uma folha de papel, escreva
Em seguida, em grupos de 3 a 4 componentes, os alunos vão jogar um jogo.
No site a seguir você vai encontrar um set de cartões: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/reported-speech-simple-present-e-present-perfect (acesso em 13/07/2010)
Imprima os pares de cartões e cole um nas costas do outro de forma a ter os dois lados escritos (de um lado a frase no discurso direto e, do outro, no discurso indireto).
Obs: Imprima um set de cartões para cada grupo formado. Se, por exemplo, você tem em sala 40 alunos, serão formados 10 grupos de 4 componentes, cada. Você precisará, então, de 10 sets. Se achar necessário, você pode incluir mais frases para o jogo.
Os cartões devem ser dispostos de forma que as frases no reported speech fiquem viradas pra baixo. Um aluno do grupo lê a frase virada pra cima (no direct speech) e tem que tranformá-la para o reported speech. Caso dê a resposta certa, o aluno pega pra ele o cartão. Ganha o jogo o aluno que, ao final, tiver mais cartões em mãos.
Lembre-os de ficarem atentos aos pronomes e tempos verbais (uso do past perfect). Deixe os advérbios de tempo listados no quadro para que os alunos possam consultá-los ao elaborar as frases.
Para mais informações sobre mudanças no tempo verbal de frases em discurso indireto, assista ao vídeo (em inglês):
Para mais informações e atividades sobre o reported speech, acesse:
Traga para a sala reportagens que contenham frases (no simple past e present perfect ) em discurso direto. Os alunos devem identificar aquelas frases e transformá-las para o discurso indireto (reported speech).
Observe se eles são capazes de fazer corretamente as mudanças no tempo verbal (usar o past perfect), nos pronomes e nos advérbios de tempo (se houver algum).
Abaixo um bom site com reportagens gerais, em inglês.
www.bbc.co.uk (acesso em 13/07/10)
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!