25/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas.
Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo.
Elaborar histórias a partir das cantigas de roda.
Desenvolver habilidades de descrição, análise e interpretação das letras das cantigas de roda mais conhecidas.
Estabelecer comparação entre letras musicais das cantigas de roda, promovendo um estudo de texto.
É preciso que os alunos
. conheçam cantigas de roda.
. tenham domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para a sua utilização
.
Professor,
Essa sequência didática possibilitará o contato de seus alunos – independente da idade e do ano escolar -, com as mais variadas situações comunicativas, percebendo a função social da oralidade, através das cantigas de roda, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e de ideias. Além disso, é um ótimo recurso para a criação de histórias.
Inicie a aula, perguntando para seus alunos sobre o que sabem sobre as cantigas de roda, quais são as mais conhecidas. Liste-as e coloque esse registro no mural da sala.
Se seus alunos ainda não forem alfabetizados, coloque um desenho representativo para melhor identificação junto aos nomes das cantigas. Isso facilitará a identificação das cantigas de roda atraves da ilutração.
Eis algumas sugestões de ilustrações de cantigas de roda:
(Acesso em 19/08/2010)
http://www.clicrbs.com.br/especiais/diversos/acalantos.jpg
(Acesso em 19/08/2010)
http://i603.photobucket.com/albums/tt111/claudioguilherme/th_roda.gif
(Acesso em 20/08/2010)
http://www.mingaudigital.com.br/Musicas/Imagens/Cravo.gif
(Acesso em 19/08/2010)
http://www.qdivertido.com.br/peixe2.jpg
(Acesso em 19/08/2010)
http://i.ytimg.com/vi/DKFRnSPFHdc/2.jpg
(Acesso em 20/08/2010)
http://www.praianetgif.hpg.ig.com.br/rom/peq/tnrom011.jpg
(Acesso em 20/08/2010)
Professor,
Peça para que os alunos façam uma pesquisa de opinião, entrevistando as pessoas da escola (funcionários da área administrativa, alunos e professores), para fazer um levantamento das cantigas de roda mais conhecidas e apreciadas por eles.
Se seus alunos forem da educação infantil, elabore coletivamente a entrevista com eles. Coloque, dentre as perguntas, uma lista de cantigas de roda a ser assinalada com as respectivas ilustrações que as identificam. Deste modo, facilitará a “Leitura” dos entrevistadores, caso eles ainda não estejam no nível alfabético.
Divida a turma em grupos, de modo que as crianças possam entrevistar com mais segurança.
Indique as pessoas a serem entrevistadas para os grupos dos alunos menores.
Estenda a pesquisa para as famílias das crianças.
Assim, ao entregar os resultados, os grupos apresentarão as respostas dos entrevistados, assinalando as cantigas de roda mais mencionadas no mural.
Em classes de alunos em idade superior e já alfabéticos, faça a mesma intervenção, mas sem a utilização de ilustrações nos murais e nas entrevistas a serem feitas.
Um outro recurso que pode ser utilizado no momento das entrevistas no âmbito da escola, é um Podcast.
Entenda como fazê-lo:
http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/11/11/ult2888u116.jhtm
(Acesso em 20/08/2010)
Os resultados poderiam ser divulgados em um programa de rádio da própria escola. Caso em sua escola ainda não tenha uma rádio, que tal criar uma? Assim, divulgaria não só esse projeto, mas também outros viabilizados em outras áreas do conhecimento. E os alunos ajudariam na elaboração da programação. Assim, incentivaria também a autonomia deles.
Veja como criar uma web rádio:
http://www.youtube.com/watch?v=O5Ri0R9RXJU
(Acesso em 20/08/2010)
Professor,
Se seus alunos forem da Educação Infantil, inicie a aula apresentando para seus alunos a seleção de cantigas de roda que obteve o maior número de votos pela pesquisa de opinião. Deixe que as crianças as ouçam e se as souberem, poderão cantá-las. Há CD's disponíveis e sites que disponibilizam as cantigas de roda.
Eis algumas sugestões de links:
(Acesso em 19/08/2010)
http://depositodomp3.org/palavra-cantada-cantigas-de-roda-1998
(Acesso em 19/08/2010)
http://cdportatil.com/cd-as-melhores-cantigas-de-roda
(Acesso em 19/08/2010)
Em classes de alunos menores, peça que escolham a cantiga de roda que mais se identificam e depois, façam a ilustração da música. O desenho pode ser feito por eles ou por você. Neste momento, antes de fazer o desenho, pergunte às crianças que personagens aparecem na cantiga de roda e o tipo de ação que acontece na música. Uma cantiga de roda pode ser ilustrada em vários quadros como uma história de imagens.
A ilustração dos quadros, somente com imagens referentes à cantiga de roda, pode ser feita para os outros níveis escolares também. Explore ao máximo a linguagem oral de seus alunos.
Se possível, faça a gravação dos comentários de cada grupo no podcast. Esse trabalho pode ser feito tanto individualmente, quanto em duplas ou em pequenos grupos.
Verifique a forma que seus alunos se expressam, que vocabulário utilizam, se conseguem lidar com as opiniões diversas ou contrárias e se chegam a um consenso, sem se envolverem em conflitos.
Apresente aos alunos um outro projeto desenvolvido por alguns compositores e músicos, no intuito de promover a musicalidade em diferentes ritmos que existem pelo mundo. Trata-se de um livro-CD chamado: Músicas daqui, ritmos do mundo.
Conheça mais detalhes desse projeto em:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/musica/0036.html
(Acesso em 20/08/2010)
Pergunte aos alunos o que há de diferente entre as músicas que fazem parte do livro CD acima e as cantigas de roda que já ouvimos em um momento anterior.
Fale sobre os ritmos encontrados nesse livro CD: blues, ópera, rock, reggae, fado português, funk, forró, dentre outros. Pergunte aos alunos qual o ritmo que eles mais se identificam. Se em sua escola tiver aula de música, convide o colega dessa área para apresentar os ritmos a eles.
Professor,
Depois de explorar ao máximo as imagens referentes a cada cantiga de roda, leve para os alunos as letras das músicas. Podem ser fotocopiadas ou, se seus alunos forem menores, faça cartazes com letras em caixa alta para a leitura.
Peça para que os alunos verifiquem os significados de algumas palavras, utilizando o dicionário.
Elabore um dicionário específico das palavras desconhecidas das cantigas, contendo significados e sinônimos. Com isso, ampliará e enriquecerá o vocabulário dos alunos.
Depois, apresente o contexto sócio-cultural que as cantigas de roda foram criadas.
Leve seus alunos ao laboratório de informática de sua escola para que assistam a alguns videos com as cantigas. Trata-se de videos com histórias em animação referentes às letras das músicas de ciranda.
Assista em:
http://www.dukechargista.com.br/animacoes.html
(Acesso em 20/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=c2XfWqbJ5mw&feature=related
(Acesso em 20/08/2010)
Divida novamente a turma em pequenos grupos. Peça que cada um escolha uma cantiga de roda e com a ajuda das ilustrações, elabore um texto narrativo. Observe como os alunos, independente da idade e de ano escolar, selecionam as personagens, como se dá essa construção das características, como escolhem o espaço onde a narrativa vai acontecer, que recursos da descrição serão utilizados e se os textos apresentam coerência interna e externa.
Para apreciarem as produções de textos dos colegas, promova a troca dos trabalhos, caso seus alunos já forem maiores e alfabetizados. Peça aos grupos que, ao lerem, apontem ou indiquem alterações para as histórias. Destroque os trabalhos, para que os autores façam a revisão textual. É importante que você também leia e corrija os trabalhos.
Na classe dos meninos não alfabéticos, peça que ilustrem primeiro a sequência da história. Depois, seja o escriba de cada grupo. Registre a história que eles criaram. Seja o mediador nesse momento de adequar o que está sendo criado com a proposta inicial. Se preciso, questione as possíveis incoerências que por ventura surgirem, no momento do relato.
Para associar as imagens e a parte escrita das histórias, faça a sugestão aos alunos que criem a sua própria animação.
Há uma aula de minha autoria já publicada no Portal do Professor, que o auxiliará na criação de um curta de animação. Acesse-a:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15270
(Acesso em 20/08/2010)
Professor,
Auxilie seus alunos no processo de criação de um curta de animação. Leve-os ao laboratório de informática. Caso seja necessário, convide outros colegas professores de outras áreas do conhecimento para auxiliá-lo.
Reúna todos os curtas de animação em um livro-CD e divulgue o resultado desse trabalho em uma Amostra de Histórias e Cantigas de Roda.
Com as ilustrações feitas no inicio, faça uma galeria de arte.
Convide algum grupo folclórico, musical ou teatral para que, ao longo da Amostra, faça apresentações interativas com os alunos e com a comunidade escolar convidada para o evento. A rádio da escola criada por você e seus alunos poderia também participar dessa Amostra, tocando as cantigas de roda. Não se esqueça de registrar tudo e enviar, posteriormente, a um jornal de sua localidade para a divulgação desse projeto.
Para enriquecer o seu trabalho e ampliar seus conhecimentos, acesse os endereços eletrônicos a seguir:
http://votoonline.vilabol.uol.com.br/PO1.html - sobre como fazer uma pesquisa de opinião (Acesso em 20/08/2010)
http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm - letras das cantigas de roda (Acesso em 20/08/2010)
http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda - Histórico das Cantigas de roda e suas características (Acesso em 20/08/2010)
Professor,
Essa proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto, observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala.
No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto à capacidade de produção escrita e oral, competência para organização e desenvolvimento de um esquema que antecede a produção do texto; sua habilidade em amarrar os elementos textuais, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.
As produções escritas darão a você, professor, a oportunidade para avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados, a partir das falas dos colegas, observando-se as características de texto narrativo a partir de imagens e das cantigas de roda e se os alunos estão empregando corretamente as regras ortográficas e gramaticais de acordo com seu ano escolar.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!