Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Produção Textual: a importância do olhar, pensar, planejar, fazer e organizar

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:

Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais.

Inferir relações entre as palavras do texto.

Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.

Inferir sobre os propósitos do autor ao escolher determinada forma textual para a sua expressão.

Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.

Analisar a estrutura da linguagem de um curta-metragem.

Identificar as estratégias de produção de um curta-metragem.

Produzir um registro de memórias, utilizando o ambiente escolar para afixar tais registros.

Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.

Conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado.

Estimular a exposição em público.

Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da pesquisa e da observação.

Desenvolver a integração e a descontração entre os alunos.

Aprender a atuar nas situações de escolha em grupos.

Melhorar a comunicação e a expressão, tanto escrita quanto oral.

Duração das atividades
6 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.

. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.

. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.

. Habilidade de identificação de informações explícitas.

Além dos conhecimentos prévios listados anteriormente, é preciso que os alunos conheçam as características básicas de um curta-metragem. Para isso, convido você, professor, a consultar uma aula que já publiquei no Portal. Eis o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6704  [Acesso em 12/12/2009]

É necessário que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para a sua utilização, bem como conhecer os elementos da narrativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos( 1 hora e 40 minutos)

Professor, inicie suas aulas, perguntando aos alunos se já fizeram uma filmagem ou já participaram de alguma.

Seria interessante que mostrasse aos alunos alguns vídeos caseiros: festas de aniversário, casamentos, reuniões em família, apresentações de festivais de dança ou de teatro. Se eles tiverem esse material e quiserem socializar com você  e a turma, aprosveite isso.  Abaixo alguns exemplos de vídeos caseiros.

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=144917 [Acesso em 10/12/2009]

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=144917 [Acesso em 10/12/2009]

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=303697 [Acesso em 10/12/2009]

http://video.earthvista.com/video/Q19CVBqDfGE/Rose-Ballet-Grupo-Suburbano-Joinville-2009.html [Acesso em 10/12/2009]

Pergunte à turma sobre os vídeos. Será que quem os filmou tinha uma intencionalidade textual implícita na filmagem? Como seria se todas as filmagens apresentadas tivessem essa preocupação? Isso interferiria no produto final?

Com os vídeos apresentados, peça que os alunos escolham um e produzam um texto narrativo a partir dele, contendo os elementos da narrativa.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, aproveite essas aulas para promover a troca de textos já elaborados entre os alunos. Peça que cada um lia o texto do outro e indique as correções a serem feitas para que atenda ao registro formal da língua e que seja coerente em seu sentido.

Destroque os textos e peça para que cada autor faça a reescrita dos pontos apontados para correção.

Aproveite esse momento e faça intervenções individualizadas para aqueles alunos que demandam um olhar mais minucioso e atento, no sentido de auxiliá-lo nas suas conquistas e no seu avanço no processo de ensino-aprendizagem.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, retome a conversa inicial com os alunos... E, se antes de uma filmagem, se considerasse as condições de produção de um texto: o que filmar, quem o veria, por que filmar... entre outras considerações, a qualidade do filme seria outra?

Seria preciso de um planejamento, de uma organização prévia das ideias a serem exploradas no vídeo.

Divida a turma em pequenos grupos de, no máximo, quatro alunos para fazerem um vídeo, um micro curta-metragem.

Apresente à turma um vídeo com quatro dicas preciosas de criação de um micro curta-metragem:

Acesse os Vídeos Educativos e torne seu curta ainda melhor. Neles você vai encontrar dicas e truques que podem servir de inspiração na hora de criar seu filme. Com linguagem simples, divertidos e acessíveis, os Vídeos Educativos Cla ro Curtas são disparad ores de idéias. A partir daí, vale o que sua criatividade mandar.

http://www.clarocurtas.com.br/ [Acesso em 08/12/2 009]

Obs: Mostre primeiramente apenas o vídeo PENSAR.

PENSAR - O pensar como ferramenta primordial para planejamento e futura execução do processo. Mostrar como valorizar as idéias e conseguir estruturá-las de maneira a serem transmitidas de maneira clara e coesa.

http://www.clarocurtas.com.br/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, após a exibição do curta, retome a pergunta inicial da primeira parte do vídeo: O QUE VOCÊ(S) GOSTARIA(M) DE DIZER COM O FILME?

Coloque em fichas e afixe-as no quadro de giz ou no mural da sala o que é preciso fazer, antes de fazer um vídeo:

QUESTIONAR

COMPREENDER

ENTENDER COMO AS IDEIAS SE TRANSFORMAM EM FILMES

“O QUE TE INSPIRA?”

Em cada ponto ressaltado, ouça o que os alunos têm para falar. Observe como articulam as ideias, se expressam com clareza e coerência, dentre outros aspectos da linguagem oral.

Realize as “Técnicas de Inspiração” com a turma. Em grupos, peça que eles façam a “tempestade de ideias”. Deixem que registrem em folhas de cartolina para que as ideias que aparecerem não se percam na oralidade.

Depois, peça que façam a “Associação Fantástica”. Com outra cartolina, peça que os alunos registrem por escrito que associações fizeram.

Por fim, peçam que pensem em um assunto interessante e façam uma lista dos citados pelo grupo em uma outra cartolina.

Coloque os registros feitos todos em exposição em sala de aula. Assim, todos os grupos terão a oportunidade de verem as produções de cada um.


Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, apresente a segunda dica para a criação de um micro curta-metragem: COMPARTILHAR.

http://piloto.tv/claro-curtas/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, enfatize e discuta com os alunos o sentido das frases que apareceram no vídeo:

 “O texto pode ser multiplicado pelo mundo afora.”

 “É só escolher uma história, filmar, publicar e compartilhar em rede.”

Ouça as considerações dos alunos sobre as frases acima e, em grupos, peça para que criem a história, cuja ideia já foi discutida na aula anterior.

Procure fazer a leitura dos textos à medida que forem sendo criados. Oriente seus alunos nas questões de adequação vocabular, na coerência e também em relação à ortografia, pontuação e coesão textual.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, é o momento de mostrar o vídeo FAZER para os alunos, no mesmo site www.clarocurtas.com.br .

http://www.flickr.com/photos/tom-b/3663921298/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, pergunte aos alunos:

O que é preciso para fazer um vídeo?

Retome o passo a passo de produção de um vídeo já apresentado.

Você também pode mostrar para os alunos um outro vídeo de animação, que também explica este processo de produção de um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=xw-_2S-_nFI [Acesso em 08/12/2009]

Aproveite e mostre pa ra a turma o último vídeo ORGANIZAR do mesmo site já utilizado: www.clarocurtas.com.br

http://www.flickr.com/photos/tom-b/3663118499/in/photostream/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, após assistirem ao vídeo, deixe que os grupos organizem a melhor maneira de se fazer o micro curta-metragem: com celular, com filamdora ou máquina fotográfica digital.

OBS: Atualmente, grande parte das pessoas já possuem celulares que filmam. Caso não tenham esses recursos, tente viabilizá-los, emprestando para os alunos tais recursos.

Deixe um tempo entre essa aula e a próxima para os grupos criarem e produzirem seu micro curta-metragem. Uma boa ideia seria a gravação de um micro sobre esse processo de criação. Um curta que mostra o próprio processo de criação de um curta. Ver uma aula no portal sobre a metalinguagem (a linguagem que fala sobre ela mesma) em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13755 [Acesso em 13/12/2009].

Aula 6: quatro aulas de 50 minutos ( 3 horas e 20 minutos)

Professor,

Promova um festival de Micro Curtas-metragens na escola, com sessões para os alunos e comunidade escolar. Seria um momento perfeito para divulgação dos trabalhos realizados pelos grupos e ainda uma maneira de mostrar o que o aluno pensa, como faz e organiza, compartilhando suas ideias com o público.

Uma sugestão: Como esse projeto teve início em um Festival de Micro Curtas, onde haveria a escolha do melhor trabalho, que tal fazer o mesmo em sua escola?

Ao término da exibição, cada expectador, escolheria o melhor micro curta-metragem, através de voto secreto. No final do dia, a urna com os votos seria aberta e todos conheceriam o melhor vídeo.

Você pode verificar junto à direção da sua escola a possibilidade de uma premiação. É preciso saber valorizar a produção do nosso aluno.

Recursos Complementares

Para enriquecer o seu trabalho e ampliar seus conhecimentos, acesse os endereços eletrônicos a seguir:

http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm  - Técnica do Stop Motion [Acesso em 10/12/2009]

http://www.grupopspbrasil.hpg.com.br/sobreposicao.htm - Sobreposição de imagens [Acesso em 10/12/2009]

http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm - Animação [Acesso em 10/12/2009]

http://www.montafoto.com/ - Montagem de fotos [Acesso em 10/12/2009]

Avaliação

Durante todo o processo desenvolvido nestas aulas, é importante que os alunos sejam observados e avaliados nos seguintes aspectos: 

.A capacidade de produção escrita, bem como sua interação com o grupo e contribuição em relação à aula; 
.A capacidade de planejamento de ações durante a elaboração textual; 
.Sua habilidade em reconhecer a diferenciação (aspecto formal e conceitual dos textos) entre distintas propostas textuais; 
.A capacidade de fazer inferências pertinentes ao texto e que extrapolações ele consegue fazer em relação ao tema e a sua realidade imediata; 
.Em termos atitudinais, avalia-se a maturidade do aluno acerca da aceitação do papel designado a ele e desempenhado por ele na criação do micro curta-metragem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.