Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


REPRESENTANDO O CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão:

  • Vivenciar situações de contagem;
  • Familiarizar-se com as formas geométricas planas (retângulo, círculo);
  • Familiarizar-se com as cores primárias;
  • Familiarizar-se com os tamanhos (grande/pequeno).
Duração das atividades
2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para se trabalhar a representação do corpo com as formas geométricas, o professor já deverá ter introduzido a temática sobre o corpo, conforme as aulas anteriores. Nesse sentido as crianças já deverão ter noção de quais as partes externas que constituem o seu corpo (cabeça, tronco e membros).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado noções iniciais sobre a imagem corporal das crianças ( as partes externas que constituem o seu corpo e o corpo do outro) o professor traz para a sala de aula, as seguintes figuras geométricas cortadas em papel grande (tipo cartolina) e em cores diferentes:

  • 1 círculo vermelho(para representar a cabeça)
  • 1 retângulo azul maior (para representar o tronco)
  • 4 retângulos amarelos menores ( para representar os membros)

Com esse material em mão o professor estabelece o confronto entre as mesmas através de questionamentos, como:

  • Vocês conhecem essas formas?
  • Quem saberia dizer o nome delas?
  • Elas são iguais?
  • Qual a cor delas? E a forma?
  • Qual é o retâgulo maior?
  • Qual o retângulo menor ?

Depois desse questionamento o professor sugere a representação de um corpo com as formas apresentadas, em um painel fixado na parede:

  • Com o círculo o que podemos representar?
  • Com o retângulo maior o que podemos representar?
  • E com os menores?

Após o corpo ser montado, o professor poderá questionar o grupo se está faltando mais alguma parte do corpo. Podendo também sugerir que as crianças desenhem as partes verbalizadas como: boca, nariz, olhos entre outras.

Depois dessa atividade o professor poderá entregar para cada aluno uma folha de papel em branco  e as formas previamente cortadas, em tamanho menor, com as mesmas cores que foram trabalhadas no quadro, para que cada criança monte o seu próprio boneco.

Avaliação

O professor deverá observar, ao final desta aula, se o seu aluno:

  • Nomeou as partes do seu corpo;
  • Conseguiu quantificar as partes do corpo;
  • Reconheceu as formas geométricas (círculo e retângulo);
  • Distigui os tamanhos (grande e pequeno) e algumas cores;
  • Montou o seu boneco através de colagem com as formas geométricas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/9 - 33,33%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44,44%
  • Três estrelas 2/9 - 22,22%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Laluana, Escola Mul. de Ens. Inf.e Fund. Luzia Garcês , Pará - dijo:
    laluanapi@hotmail.com

    16/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Pela multidiciplinariedade que foi explorada, cores, parte do corpo , identificação das figuras. acredito que deve se tornar numa aula bem divertida.


  • Joselma Matias da Silva, EMEF PADRE INACIO , Paraíba - dijo:
    joselmam.silva@gmail.com

    01/12/2010

    Três estrelas

    Achei a aula bem interessante, mostrando que é possível através do lúdico tornar uma aula com aprendizagem significativa. Devemos realizar aulas atrativas e despertar no aluno o gosto de estudar matemática, para que o mito que a rodeia não tenha significado perante as aulas.


  • maria helenilda carlos de almeida, creche berçario municipal , Rio Grande do Norte - dijo:
    helenilda1000@yahoo.com.br

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    esta aula foi bastante criativa pois oportunizou aos aluno reconhecer as formas geometricas começando pelo corpo do aluno e estendendo-se a dimensões maiores como o mundo que nos rodeia a casa onde moramos a rua por onde passamos e a tudo que faz parte da nossa vida diária.


  • TEREZINHA PEREIRA AGUIAR, Universidade Federal do Ceará , Ceará - dijo:
    terezinhaaguiar18@yahoo.com.br

    07/05/2010

    Três estrelas

    Muito criativa, porém, o instrumento da aula ao invés de ser apenas as cartolinas, tornando a aula manual, poderia ser ministrada com o auxílio das tecnologias. O paint por exemplo seria uma ótima ferramenta de trabalho.


  • Nadi Pereira de Sousa, Escola Deputado Pires Sabóia , Maranhão - dijo:
    nadipsousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a sua aula muito interessante pois a criança aprende brincando, depois de ter analizado a sua aula procurei levar essa idéia para minha sala de aula e foi sensacional. Parabéns!


  • Aparecida Lizabeth Giroti da Cruz, CEIM - IVO BENEDITO CARNEIRO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    giroticruz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, se nós professores continuarmos a nos dedicar e nos qualificarmos cada vez mais quem tem a ganhar é nossos alunos, porque cada dia mais nossos trabalhos serão mais e mais interessantes.


  • Thereza Cristina, C.M. Simone de Beauvoir , Rio de Janeiro - dijo:
    teteseraphim@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A sua atividade é muito interessante. Achei legal depois permitir que as crianças com as formas dada representem o seu boneco.


  • Alderzi Parreira de Mendonça, Esc. Est. Alexandre Leite , Mato Grosso - dijo:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante. É uma maneira divertida de ensinar formas geométricas.


  • Marta Regina Dias Ferreira, E.M.E.F.FERNÃO DIAS , Rio Grande do Sul - dijo:
    martarcv@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa estratégias não havia pensado ,achei formidável. E gostaria de relatar que tenho uma classe multisérie , pré-escolar com crianças de 5anos e primeiro ano ,que fiz uma atividade de esquema corporal da seguinte forma : Fomos para quadra da escola, na qual usamos giz colorido para contornar os corpo dos alunos ,com ajuda de dois pais voluntários.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.