14/03/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar o que são traços de um plano horizontal ou de nível e de um plano frontal;
Reconhecer a imagem dos traços dos planos horizontais ou de nível e do plano frontal;
Representar as imagens dos traços dos planos horizontais ou de nível e do plano frontal;
Resolver questões com imagens dos traços dos planos horizontais ou de nível e do plano frontal;
Identificar o que são traços de um plano vertical e de topo;
Reconhecer a imagem dos traços de um plano vertical e de topo;
Representar as imagens dos traços de um plano vertical e de topo;
Resolver questões com imagens dos traços dos planos verticais e de topo;
Identificar o que são traços de um plano perfil;
Reconhecer a imagem dos traços de um plano de perfil;
Representar as imagens dos traços de um plano de perfil;
Resolver questões com imagens dos traços do plano de perfil.
Planos de projeção suas imagens nos planos auxiliares (vertical, horizontal e lateral).
Solicite a participação dos alunos dividido-os em grupos. Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.
Professor, sugere-se uma aula prática, onde utilizaremos os espaços da escola, como muros e chão.Com o auxilio dos alunos,determine uma parede ou muro, como o espaço que vai representar o plano auxiliar, vertical de projeção.Fixe placas de isopor.Para representar o plano auxiliar, horizontal, utilize o mesmo procedimento.O plástico será esticado entre as paredes representando um plano de projeção.
Professor, a representação dos planos dependerá da alteração da posição do plástico.
Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas.
Exemplo: Figura 1
Professor, oriente os alunos para que observem o plano horizontal ou de nível, quando intercepta as paredes,sob as placas de isopor. Figura 2
Se identificarmos uma das paredes como o plano vertical e a outra como plano lateral, teremos a interseção do plano em duas paredes. Figura 3
Informe aos alunos que os traços dos planos, somente são observados na interseção nos planos vertical e horizontal de projeção.
Se identificarmos o plano horizontal ou nível como α e o plano vertical como π‘, então se um aluno traçar uma linha com um pedaço de giz, que representa a interseção do plano com o plano vertical de projeção,teremos o traço deste plano. Figura 4
Pergunte aos alunos se o plano horizontal ou de nível, intercepta o plano horizontal de projeção, ou seja, o chão.
Os alunos deverão perceber que só existe um traço, deste plano, no plano vertical de projeção, representado pela cor vermelha do giz, pois o plano só intercepta este plano.
Distribua agora, papel e régua e solicite que os alunos representem a imagem deste traço. Oriente-os que não esqueçam a Linha de Terra, entre o plano vertical e horizontal.
Peça para um aluno mostrar sua representação e confira as demais, sendo que a imagem deverá ser conforme a figura 5.
Professor, conforme as etapas que utilizamos, para o aluno identificar os traços do plano horizontal ou de nível, sugerem-se outros planos.
Vamos agora trabalhar com os alunos, o plano frontal. Figura 6
Os alunos deverão observar a interseção do plano, somente no plano horizontal de projeção.
Solicite a representação da imagem do plano com seu traço, lembrando que o plano sendo α e o plano horizontal π, a imagem correta é apresentada na figura 7.
Continuando com a participação dos alunos nas representações dos planos, sugere-se o plano vertical. Figura 8
Pergunte aos alunos quais são os planos interceptados pelo plano frontal. Os alunos deverão responder que, tanto o plano vertical como o horizontal de projeção são interceptados e apresentam dois traços. Figura 9
A imagem no papel dos traços do plano é conforme a figura 10.
O próximo plano é o plano de topo. Figura 11
Os alunos já deverão observar e responder com mais segurança sobre os traços do plano de topo, apresentando logo a seguir imagem dos seus traços, figura 12
Teremos agora o plano de perfil e os alunos deverão observar que este plano apresenta uma característica diferenciada.
Professor, pergunte aos alunos que característica apresenta o plano de perfil em relação aos planos de projeção vertical e horizontal. Figura 13
Os alunos deverão observar que o plano apresenta imagens dos seus traços com uma linha continua, pois intercepta os planos π e π’, figura 14.
Atividade 1:
Distribua folhas para os alunos com as seguintes imagens:
Solicite aos alunos que representem com régua e lápis as imagens dos traços dos planos.
Atividade 2:
Apresente as imagens dos planos aleatoriamente e solicite que os alunos identifique-os.
Atividade 3:
Faça uma maquete do plano horizontal, utilizando material de sucata, como bandejas de isopor das embalagens de alimentos. Exemplo fig.1
Sugerem-se um trabalho para a turma das maquetes dos planos estudados em sala de aula, fazendo uso de sucatas, como as bandejas de alimentos.
Apresente um roteiro passo a passo da execução das maquetes e determine uma data para apresentação dos trabalhos.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar o que são traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?
Os alunos reconheceram as imagens dos traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?
Os alunos souberam representar as imagens dos traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?
Os alunos souberam resolver questões com as imagens dos traços de um plano horizontal ou de nível, de um plano frontal, de um plano vertical e de um plano de perfil?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/06/2012
Cinco estrelasmuito bom