31/07/2012
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
A partir dessa aula, os alunos poderão identificar o processo de formação de alguns Estados Nacionais europeus, bem como estarão aptos a compreender o significado de intervenção do Estado na economia e serão capazes de diferenciar monarquia absolutista de monarquia constitucional.
Para a melhor compreensão dos temas abordados espera-se que o aluno possua conhecimentos sobre a doutrina Mercantilista e sobre o processo das Grandes Navegações.
Imagem 1
Disponível em: http://diretoriomonarquicodobrasil.blogspot.com/2010/07/rei-juan-carlos-da-espanha-recebe-os.html Acesso em: 06/09/10
Imagem 2
Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-rei-da-jabuticaba Acesso em: 06/09/10
Na última Copa do Mundo o time vencedor do campeonato foi a Espanha que pela primeira vez levou a taça. Ao observar a foto acima imediatamente identificamos o time de futebol daquele país. Mas será que os alunos saberiam responder quem é o senhor com a taça nas mãos. Caso nenhum dos alunos o identifique como o rei da Espanha, o professor deverá esclarecer para a turma que a pessoa trata-se do rei Juan Carlos. Para muito, um homem de terno e sem coroa ou cetro não condiz com a imagem de um rei. (imagem 2). Essa primeira conversa se propõe a levar os alunos a perceberem que o sistema político monárquico não está relegado ao passado.
ATIVIDADE 1:
O professor deverá apresentar aos alunos as características das formas de governo (Monarquia e República) e sobre os sistemas políticos (Presidencialismo e Parlamentarismo). Os resultados deverão suscitar um debate e como registro dessa atividade o professor poderá elaborar uma paródia ou um breve roteiro de uma peça. Outra opção para a exibição dos resultados consiste na elaboração de pequenos roteiros de "sketch" ou "stand-up comedy".
Para a elaboração de uma paródia ou de um roteiro, os alunos deverão esboçar um mapa de ideias, ou seja, colocar no papel palavras-chaves sobre o assunto em questão. A partir desse mapa de ideias, a visualização dos temas possibilitará possíveis conexões sobre os assuntos. A escolha da canção para servir de melodia deverá ser escolhida pelos alunos, na medida que seu envolvimento com a atividade é parte fundamental no processo ensino/aprendizagem.
Exemplo de paródia sobre o Iluminismo - Disponível em: http://www.historiadigital.org/2009/04/parodia-de-historia.html Acesso em: 12/10/10
Exemplo de paródia sobre a escravidão no Brasil contemporâneo - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RKZsb507z5M&feature=related Acesso em: 12/10/10
Exemplo de paródia sobre a Primeira Guerra Mundial - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QihyUdal4To&feature=related Acesso em: 12/10/10
Imagem 3: Rei Luís XIV
Disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/revolucao-francesa-foi-causada-pela.html Acesso em: 06/09/10
Imagem 4: Rei Henrique VIII
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_VIII_de_Inglaterra Acesso em: 06/09/10
Imagem 5: Imperador D. Pedro II
Disponível em: http://www.bananajack.com.br/blog/?attachment_id=1928 Acesso em: 06/09/10
ATIVIDADE 2:
O professor exibirá as imagens acima e os alunos buscarão informações sobre os monarcas citados. Cada aluno deverá pesquisar sobre todos eles e o objetivo é o de:
Respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
Rei Luís XIV
Disponível em: http://www.brasilescola.com/biografia/luis-sol.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.consciencia.org/tag/luis-xiv-o-rei-sol Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.modaecompanhia.com.br/portal/doc/Panorama%20sobre%20a%20Etiqueta%20social.pdf Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-francesa/absolutismo-de-luis-xvi.php Acesso em: 12/10/10
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012000000100010&lang=pt Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.cliohistoria.110mb.com/alunos/1_serie/arquivos/Absolutismo%20e%20mercantilismo.pdf Acesso em: 12/10/10
Rei Henrique VIII
Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/henrique_viii_o_primeiro_anglicano.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2010/03/31/000.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.chacomleite.com/2009/henry-viii-o-responsavel-pela-reforma-protestante-na-inglaterra/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/protestante.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://historia.abril.com.br/gente/tudor-seculo-poder-476690.shtml Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI98932-15220,00-A+CORTE+DE+HENRIQUE+VIII+ERA+CHEIA+DE+TENSAO+SEXUAL.html Acesso em: 12/10/10
Imperador D. Pedro II
Disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/pedro2.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u151.jhtm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2009/relatorio/ctch/let/anna_olga.pdf Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/d.-pedro-ii-e-os-valores-republicanos?set_language=en Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.monarquia.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=64:dom-pedro-ii&catid=40:os-imperadores-do-brasil-&Itemid=70 Acesso em: 12/10/10
ATIVIDADE 3:
Depois disso, os alunos formarão grupos de quatro ou cinco componentes e realizarão uma pesquisa com o auxílio de acervo digital ou em livros. Metade da turma buscará informações sobre os teóricos do absolutismo e a outra parte se ocupará com a pesquisa sobre as monarquias existentes nos dias de hoje. Os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas em um debate, onde cada grupo terá 10 minutos para a apresentação e ao fim da aula o professor deverá conduzir a discussão para uma síntese das diferentes formas de monarquia.
O professor deverá encaminhar as conclusões da pesquisa em forma de áudio-visual com a produção de um pequeno vídeo editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino. Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro, com o auxílio do professor de Língua Portuguesa, e apresentar para a escola em forma de "telejornal".
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
Teóricos do Absolutismo
Disponível em: Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/absolutismo/ Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.brasilescola.com/politica/absolutismo.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/teoricos-absolutismo.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/absolutismo.jhtm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/absolutismo/teoricos-do-absolutismo-frances.php Acesso em: 12/10/10
Monarquias atuais
Disponível em: http://www.juraemprosaeverso.com.br/ReligIrmandESistFiloOuPol/Monarquia.htm Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://veja.abril.com.br/171199/p_070.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/a-formacao-do-espaco-mundial-da-idade-antiga-ate-os-dias-atuais-1288828.html Acesso em: 12/10/10
Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=13716 Acesso em: 12/10/10
Para concluir, os alunos assitirão os vídeos sobre as Revoluções Inglesas, o Iluminismo e Revolução Francesa para perceber as como essas Monarquias Absolutistas deixaram de existir.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9121 Acesso em: 11/09/10
Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea. Neste episódio, o casal explica que revoluções, como a Revolução Francesa, foram consequência do conflito entre os poderes absolutos exercidos pela nobreza e a extrema pobreza em que vivia a maioria da população.
Palavras-chave: história, costumes, cultura, poder, modo de produção, classes sociais.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17141 Acesso em: 06/09/10
REFERÊNCIAS
ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da Renascença ao século das luzes. V. 3. Companhia das Letras: São Paulo, 2010.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
________. Cultura popular na Idade Moderna. Companhia de Bolso: São Paulo, 2010.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
HOBSBAWM, Eric J. Era das Revoluções: 1789-1848. Paz e Terra: São Paulo, 2009.
SCHWARCZ, Lilia M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. Companhia das Letras, 2000.
Nome | Tipo |
---|---|
Navegantes: revoluções inglesas e iluminismo | Vídeo |
Para ilustrar alguns aspectos de uma nação monárquica, o professor poderá propor uma sessão de cinema com o filme A Rainha.
Caso a intenção seja de enfatizar alguns a organização de uma monaquia absolutista, o professor poderá exibir trechos do filme Maria Antonieta.
A princesa austríaca Maria Antonieta foi enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI. Na corte de Versalhes passou a ser envolvida em rígidas regras de etiqueta, disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo no qual jamais se inseriu. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. No entanto, fora das paredes do palácio, a revolução francesa estava prestes a explodir. Nesse trecho, Maria Antonieta e suas amigas brincam e se divertem em meio a uma sessão de compras de roupas e sapatos. O luxo e a sofisticação da corte de Versalhes se contrapunham fortemente a pobreza dos camponeses franceses.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, Idade Moderna, Revolução Francesa, luxo, nobreza.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16155
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades e ressaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2011
Três estrelasNo meu ponto de vista o planejamento de aula sobre o absolutismo é interessante porque propõe instrumentos de pesquisa eficazes no que diz respeito a aquisição de informações sobre o tema. Porém acredito que faltou estratégias para uma análise crítica dessas informações adquiridas pelos alunos, coisa que podemos acrescentar para suscitar uma maior compreensão do contexto histórico, enfatizando as contradições das classes envolvidas.