08/10/2010
Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Introdução à estatística |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Coletar e organizar os dados em pesquisas na forma de questionários.
Construir gráficos de barras.
Ler e interpretar as informações contidas em um gráfico de barras.
Ler e interpretar informações contidas em textos, tabelas e em gráficos de coluna.
Construir gráficos com o uso de planilhas eletrônicas (Excel).
Porcentagem e cálculos percentuais
Professor, inicialmente, converse com os alunos sobre pesquisas realizadas por órgãos oficiais tais como, IBGE, IBOPE, DIEESE, Vox Populi etc. e as formas (textos, tabelas e gráficos) como os resultados são apresentados pelas mídias.
Como exemplo de pesquisa, exiba o vídeo: Conheça os maiores índices de rejeição e aceitação do teste do consumo consciente (duração aproximada: 5 min), realizado em cinco cidades brasileiras.
Para visualizar a pesquisa, acesse o link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1224584-7823-CONHECA+OS+MAIORES+INDICES+DE+REJEICAO+E+ACEITACAO+DO+TESTE+DO+CONSUMO+CONSCIENTE,00.html
Acessado em 27/08/2010.
Nota: Durante o vídeo existem dados percentuais que você deve pedir para a turma registrar, com o objetivo de realizar a atividade 1 a seguir. Caso os alunos solicitem, faça pausas no vídeo ou faça uma reapresentação em seguida, para que consigam registrar as informações.
1.1) Solicite que os alunos construam uma tabela com os resultados do teste, inserindo um título e seus subtítulos.
Um exemplo de tabela construída:
Imagem da autora.
Verifique se a turma preencheu os dados corretamente.
Obs: Caso os alunos não tenham completado corretamente os percentuais (valores em vermelho), lembre-os de que, em cada item, devem totalizar 100%.
1.2) Faça alguns questionamentos, como:
— É possível determinar o índice de rejeição na cidade de Recife?
Resposta: Não, pois esse índice não foi divulgado na reportagem.
— Que cidade apresentou o maior índice de aceitação?
Resposta: Brasília (75%)
Nota: Relembre-os de que existem outras formas de visualização das informações, dentre elas, o gráfico de colunas e o gráfico de barras.
1.3) No laboratório de informática, solicite que os alunos construam o gráfico de colunas relativo aos dados da tabela, utilizando o Excel ou Word.
Professor, sugerimos que você faça uma revisão sobre gráfico de colunas. Para isso, acesse a aula: Como os Estudantes Gastam o Seu Tempo? Construindo e Explorando Gráficos de Coluna, disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22857.
Um exemplo de construção:
Imagem da autora.
1.4) Verifique se os gráficos construídos estão corretos e permita que os alunos façam uma discussão sobre a melhor forma de visualizar os resultados do teste.
1.5) Peça então que convertam o gráfico de colunas em um gráfico de barras.
Caso haja dúvidas sobre como fazer a conversão, explique os passos a seguir:
Passo 1: Clique no gráfico e escolha a opção “Design” na barra “Ferramentas de Gráfico”
Passo 2: Clique em “Alterar tipo de gráfico”, no canto superior esquerdo, clique em barras e, em seguida, OK.
Gráfico convertido:
Imagem da autora.
Solicite que os alunos observem as diferenças deste gráfico em relação ao de colunas.
Espera-se que os alunos percebam que:
1) Um gráfico de barras exibe as séries (representações percentuais) como conjuntos de barras horizontais.
2) Os gráficos de barras têm os eixos invertidos. O eixo de categoria (cidades testadas) é o eixo vertical (ou "eixo y") e o eixo de valor (valores percentuais) é o eixo horizontal (ou "eixo x").
Permita que os alunos façam um escolha entre as duas formas de visualização: gráfico de colunas vs gráfico de barras. Em seguida, proponha uma rápida discussão sobre as preferências citadas.
A turma deverá realizar uma pesquisa com pessoas de diferentes classes sociais, como explicado adiante.
Obs: Informe aos alunos que a pesquisa não precisa abranger todas as classes sociais.
Nota: Para que os alunos saibam as classes sociais dos entrevistados, esclareça que essa classificação é proveniente das faixas de renda da população, como a seguir:
“A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela abaixo válida para o ano de 2010 (salário mínimo em R$ 510).”
Fonte: http://blog.thiagorodrigo.com.br/index.php/faixas-salariais-x-classe-social-qual-a
Acessado em: 30/08/2010
Dê as informações necessárias para realização da pesquisa, que terá como título: Um retrato do novo sonho brasileiro
Pesquisa adaptada de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI161113-16357,00-INFOGRAFICO+UM+RETRATO+DO+NOVO+SONHO+BRASILEIRO.html
Acessado em: 08/08/2010
1. Cada aluno da turma deve ser responsável por aproximadamente 5 entrevistados (estabeleça essa quantidade conforme o número de alunos da turma). Por exemplo, se a turma tiver 30 alunos, serão 150 pessoas entrevistadas.
Obs: Sugira que façam a pesquisa em suas comunidades.
2. Apresente o modelo da ficha do entrevistado e providencie cópias para os entrevistadores.
Nota: Para obtenção da ficha do entrevistado, acesse o link:http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Atividade2RetratodoNovoSonhoBrasileiro.pdf
Imagem da autora.
3. Com as fichas já preenchidas, os alunos deverão fazer a coleta e organização dos resultados da pesquisa. Forneça a tabela a ser preenchida.
Nota: Incentive os alunos que façam uso de uma calculadora.
Imagem da autora.
4. Solicite que a turma se divida em grupos para construção do gráfico de barras e, em seguida, fazer interpretação do gráfico.
Nota: Professor, para que você tenha um exemplo de gráfico, optamos por escolher, aleatoriamente, quantidades “fictícias” que não representam a realidade da pesquisa.
Imagem da autora.
Um exemplo de construção do gráfico:
Imagem da autora.
5. Promova e explore uma discussão e análise da turma sobre os resultados da pesquisa.
Peça para os alunos analisarem o gráfico de barras e, em seguida, responderem as questões a seguir.
“O exemplo abaixo mostra o consumo de energia elétrica no decorrer do ano de 2005 de uma família.”
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/tipos-graficos-1.htm
1. Qual o mês de menor consumo de energia? E o de maior?
2. Qual foi o consumo no mês de julho?
3. Em que período(s) do ano o consumo foi crescente?
4. Em que período(s) do ano o consumo foi decrescente?
1. junho; dezembro
2. 270 kWh
3. março a abril; junho a julho; setembro a dezembro
4. janeiro a março; abril a junho; julho a agosto
Professor, caso haja necessidade, proponha mais atividades que propiciem desenvolver no aluno a aptidão para interpretar e analisar informações contidas em gráficos de barras.
Fontes de pesquisa:
http://jonasfederighi.wordpress.com/2010/08/15/epoca-negocios-pesquisa-sonho-do-brasileiro/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u426627.shtml
Algumas atividades apresentadas nessa aula, foram baseadas no livro Tratamento da Informação: Atividades para o Ensino Básico, do Projeto Fundão: Instituto de Matemática/UFRJ, coordenado pela Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes.
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/images/stories/trat_eb_001.jpg
Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.
Dividir a turma em grupos — quantidade de alunos definida conforme o número de alunos da turma — e solicitar que os grupos façam uma pesquisa intitulada: “O que gostamos na nossa Escola” de modo que:
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