20/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Professor é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, organize a sala em formato de círculo ou em “U”. Em seguida, proponha uma brincadeira com a turma.
Providencie um papelzinho para cada aluno, no tamanho de 2 cm X 4 cm e escreva em cada um deles uma sílaba. Ao seu comando, peça para as crianças procurarem um par que forme alguma palavra, ou seja, deverão unir as sílabas para descobrir palavras. Se a turma for composta de 24 alunos, você deverá pensar em 12 palavras diferentes.
Logo após, dialogue com os alunos sobre a brincadeira: O que acharam da brincadeira? Foi fácil ou difícil formar as palavras? No papelzinho que eu entreguei estava escrito uma palavra ou um pedacinho da palavra?
Explique que cada pedacinho da palavra é chamado de sílaba. Solicite que cada dupla leia a palavra formada e depois “ batuque” cada pedacinho da palavra. Explique para as crianças que conforme o número de sílabas, as palavras da língua portuguesa podem ser: monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas. Veja um exemplo com alguns nomes de animais:
Acervo da autora
1 - Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.
Acervo da autora
2 - Escreva o nome de:
3 - Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma sílaba em cada quadrinho).
Acervo da autora
4 - Ordene as sílabas e forma palavras:
Acervo da autora
5 - Das palavras que você formou, copie uma que tenha:
Professor, para trabalhar a sílaba tônica das palavras, providencie a cópia da música abaixo para cada aluno, ou se preferir escreva na lousa para copiarem no caderno.
Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou.
(Folclore)
Faça uma roda, cante e brinque com os alunos.
Em seguida, proponha a seguinte atividade:
Prepare três folhas maiores, 10 cm X 15 cm, e escreva as seguintes palavras:
Acervo da autora
Peça para os alunos lerem e observarem as sílabas destacadas. Pergunte: Ao cantar, você pronuncia essas sílabas com mais força ou menos força?
Explique que em uma palavra, a sílaba que se pronuncia com mais força é chamada Sílaba Tônica.
Prepare a seguinte atividade:
1 – Leia o poema.
Tem vaca na linha
e lá vem
o trem.
“Biiife”
Pobre do boi!
(...)
Almir Correia. Poemas sapecas, rimas traquinas, pág.8. Belo Horizonte, Formato, 1997.
O poeta aumentou o tamanho da sílaba de uma palavra do poema. Circule-a.
Pense e responda:
a) O poeta aumentou a sílaba forte ou a sílaba fraca da palavra?
b) Por que ele fez isso?
2- Reescreva a palavra destacada do poema, aumentando a sílaba forte, como em biiife.
Tem macaco no galho
e lá vem
o lenhador
“Madeira”
_____________________
Tem criança no parque
e lá vem
a mãe
“Mariana”
____________________
Tem princesa na torre
e lá vem
o dragão
“Socorro”
________________________
Tem bola no campo
e lá vem
o zagueiro
“Golaço”
__________________________
Em seguida, explique quanto à posição da sílaba tônica, a palavra com duas ou mais sílabas pode ser:
Quando a sílaba tônica for a última será OXÍTONA
Quando a sílaba tônica for a penúltima será PAROXÍTONA
Quando a sílaba tônica for a antepenúltima será PROPAROXÍTONA
Solicite que os alunos registrem essas informações no caderno em seguida providencie revistas para os alunos procurarem essas classificações de acordo com a sílaba tônica.
Professor, nesse momento, proponha um jogo que trabalhe com as diversas classificações de palavras.
Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?
Acervo da autora
Veja um exemplo:
Exemplo: palavras trissílabas e palavras proparoxítonas
Acervo da autora
Professor, você deverá observar por meio de registros individuais como as crianças se envolveram e aprenderam com a atividade. Verifique se conseguiram separar as sílabas e classificá-las quanto ao número de sílabas, bem como qual foi a construção da compreensão da sílaba tônica e suas classificações.
Quatro estrelas 12 calificaciones
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11/02/2016
Cinco estrelasUma forma de utilizar o lúdico na aprendizagem.Bom!
10/07/2012
Cinco estrelasAmei..Nota 10
25/06/2012
Cinco estrelasachei uuuuuuuuuuuumáximo me ajudou na prova valeuuuuuuuu
25/06/2012
Cinco estrelasAmei suas dicas, são ótimas, consegui ajudar meu guri...parabéns!!! beiijo
22/06/2012
Cinco estrelasAs autoras estão de parabéns.Belo trabalho, de forma lúdica onde conteúdos muitas vezes para as crianças se tornam cansativos desta maneira prazeroso. Estava pesquisando atividades para meus alunos e encontrei esse site maravilhoso. Hoje se faz necessário atuar com atividades que despertem o interesse e atenção. Pois percebo que as crianças vem apresentando inquietude na sala de aula. Por isso é fundamental estar diversificando o modo de transmitir conhecimentos. Aguardo novidadades. Sem mais
14/05/2012
Cinco estrelasparabéns vc ensina muito bem adorei
17/04/2012
Cinco estrelaseu gostei
10/11/2011
Cinco estrelasParabéns... formulando meu plano de aula para o dia seguinte e resolvir pesquisar um bom plano e graças a NET encontrei o teu excelente.
24/07/2011
Cinco estrelasparabens, já faz um tempo que procuro uma atividade como esta para a minha turma. obrigada Me envie novidades
06/06/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula e pela iniciativa de compartilhar suas ideias.
27/03/2011
Quatro estrelasamei ,gosto de diversificar as minhas aulas
15/02/2011
Quatro estrelasadorei suas dicas