Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo bruxas e fadas a partir de histórias

 

24/11/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer histórias que envolvem bruxas e fadas, descobrir o papel que cada personagem desempenha nas histórias, bem como desenvolver o imaginário infantil a partir de histórias.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento. Também sugerimos a aula do Portal do Professor intitulada de "Era uma vez ..." no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4757, para ser trabalhada com a turma. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie cartolinas para registrar os conhecimentos dos alunos sobre o que pensam sobre as características e adjetivos das fadas e das bruxas. Depois, fixe as cartolinas em um painel da sala de aula, para visualização. É importante instigar a participação de todos.

Agora, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno e proponha que façam um desenho representando uma bruxa. Possibilite um momento para que mostrem para os colegas a produção. Depois, o desafio da turma é representar por meio de um desenho uma fada, da forma como os alunos imaginam. Eles poderão falar para a turma sobre a fada que imaginaram e fixarem os seus desenhos no mural da sala de aula. Assim, poderão visualizar os cartazes com as características e adjetivos das bruxas e das fadas a partir das hipóteses dos alunos, bem como os desenhos de bruxas e de fadas que as crianças imaginam.

Atividade 2

Professor, organize os alunos em duplas para uma aula no Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio abaixo e faça a leitura com a turma.

Fonte: http://www.contandohistoria.com/fadasxbruxas.htm  

Após a leitura e a exploração das imagens, converse com a turma sobre as impressões que tiveram a partir da leitura. Professor, promova uma discussão sobre a possibilidade de transformar uma bruxa, em uma pessoa boa. Aproveite para trazer para a vida real, fazendo uma relação com atitudes negativas de pessoas tais como: bater e xingar dentre outras e que podemos ajudar as pessoas a melhorarem e serem mais educadas. Depois, acesse o sítio sugerido abaixo e faça a leitura do texto “Kikimora”. Os alunos poderão conhecer uma maneira divertida de fazer com que uma bruxa se transforme em uma pessoa com atitudes boas.

Fonte: http://www.contandohistoria.com/kikimora.htm  

Depois, cada dupla poderá criar uma forma de transformar a bruxa em uma pessoa boa. Para isso, entregue para cada dupla uma folha de papel em branco para que possam escrever as possíveis ideias. Em seguida, cada dupla poderá socializar com o grupo os seus registros e afixarem no painel da escola.

Atividade 3 

Professor, assista com a turma ao filme “Cinderela”. A partir do filme, explore o papel desempenhado pela fada, bem como a cor da sua roupa, o que ela usa para realizar os desejos e como é o tom de voz da personagem. No sítio abaixo, encontra-se um trecho interessante para ser analisado com a turma.  

Cinderella - Bibidi-Bobidi-Bu

Fonte: http://il.youtube.com/watch?v=-frNhq3GV8w&feature=related 

Depois de assistir ao filme, converse com a turma sobre as características da fada do filme e busque confrontar com as ideias iniciais dos alunos sobre a mesma.

Agora, faça uma contação de história na sala de aula de duas histórias: “A Bela Adormecida” e “Branca de Neve e os Sete Anões”. Você poderá utilizar livros com as histórias ou mesmo acessar os sítios sugeridos abaixo.

História “A Bela Adormecida”

História "Branca de Neve e os Sete Anões"

Fonte: http://www.contandohistoria.com/a_bela_adormecida.htm 

Fonte: http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm  

Após a contação de história converse com a turma sobre o papel desempenhado pela bruxa nas duas histórias.

  • O que as bruxas faziam na história?      
  • O que elas utilizaram para fazer suas maldades?    
  • Qual foi o final delas?

Agora, assista aos trechos dos vídeos abaixo, referentes à história ouvida pela turma. Para isso, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse os sítios sugeridos:

Bruxa da Branca de Neve

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=blAj25J1nuY 

A Bela Adormecida - Parte 7

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q0__ANwyCp0&feature=related 

Agora, os alunos poderão realizar a atividade de registro utilizando o próprio programa do Word. O desafio é que cada dupla procure registrar o que observaram das bruxas das histórias. A turma poderá falar sobre:

  • A roupa escura das bruxas;
  • O nariz maior que o dos outros personagens;
  • Utilização de caldeirão e de livros de magia, dentre outras observações.

Após o registro, imprima o trabalho dos alunos para que possam socializar com a turma e afixarem no mural da sala de aula.

Professor, providencie os livros abaixo para fazer contação de história. A partir do livro da autora Eva Furnari, os alunos poderão perceber o papel da bruxa como uma pessoa que faz magias, mas que não prejudica ninguém.

Fonte: FURNARI, Eva. O Amigo da Bruxinha. São Paulo: Moderna, 2001.

Com a leitura do livro sugerido abaixo, os alunos poderão conhecer uma bruxa atrapalhada e que faz magias que transforma algo para o bem ou em algo muito estranho e diferente do que ela espera. Agora, solicite que os alunos escolham uma das histórias do livro para escrever uma história coletiva sobre cada imagem.

Livro:

Fonte: ZATZ, Lia. Era uma vez uma Bruxa. S, 1998.

A partir das histórias os alunos poderão em duplas, inventarem uma história em que a bruxa faça maldades e uma história em que a bruxa faça coisas boas. Os textos poderão ser socializados com outras turmas da escola.

Recursos Complementares

Para outras sugestões de atividades acesse o sítio: http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Professor, em cada atividade faça observações e registre as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante  que você perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita propor mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “Fadas e Bruxas”.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.