24/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer histórias que envolvem bruxas e fadas, descobrir o papel que cada personagem desempenha nas histórias, bem como desenvolver o imaginário infantil a partir de histórias.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento. Também sugerimos a aula do Portal do Professor intitulada de "Era uma vez ..." no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4757, para ser trabalhada com a turma.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie cartolinas para registrar os conhecimentos dos alunos sobre o que pensam sobre as características e adjetivos das fadas e das bruxas. Depois, fixe as cartolinas em um painel da sala de aula, para visualização. É importante instigar a participação de todos.
Agora, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno e proponha que façam um desenho representando uma bruxa. Possibilite um momento para que mostrem para os colegas a produção. Depois, o desafio da turma é representar por meio de um desenho uma fada, da forma como os alunos imaginam. Eles poderão falar para a turma sobre a fada que imaginaram e fixarem os seus desenhos no mural da sala de aula. Assim, poderão visualizar os cartazes com as características e adjetivos das bruxas e das fadas a partir das hipóteses dos alunos, bem como os desenhos de bruxas e de fadas que as crianças imaginam.
Atividade 2
Professor, organize os alunos em duplas para uma aula no Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio abaixo e faça a leitura com a turma.
Fonte: http://www.contandohistoria.com/fadasxbruxas.htm
Após a leitura e a exploração das imagens, converse com a turma sobre as impressões que tiveram a partir da leitura. Professor, promova uma discussão sobre a possibilidade de transformar uma bruxa, em uma pessoa boa. Aproveite para trazer para a vida real, fazendo uma relação com atitudes negativas de pessoas tais como: bater e xingar dentre outras e que podemos ajudar as pessoas a melhorarem e serem mais educadas. Depois, acesse o sítio sugerido abaixo e faça a leitura do texto “Kikimora”. Os alunos poderão conhecer uma maneira divertida de fazer com que uma bruxa se transforme em uma pessoa com atitudes boas.
Fonte: http://www.contandohistoria.com/kikimora.htm
Depois, cada dupla poderá criar uma forma de transformar a bruxa em uma pessoa boa. Para isso, entregue para cada dupla uma folha de papel em branco para que possam escrever as possíveis ideias. Em seguida, cada dupla poderá socializar com o grupo os seus registros e afixarem no painel da escola.
Atividade 3
Professor, assista com a turma ao filme “Cinderela”. A partir do filme, explore o papel desempenhado pela fada, bem como a cor da sua roupa, o que ela usa para realizar os desejos e como é o tom de voz da personagem. No sítio abaixo, encontra-se um trecho interessante para ser analisado com a turma.
Cinderella - Bibidi-Bobidi-Bu
Fonte: http://il.youtube.com/watch?v=-frNhq3GV8w&feature=related
Depois de assistir ao filme, converse com a turma sobre as características da fada do filme e busque confrontar com as ideias iniciais dos alunos sobre a mesma.
Agora, faça uma contação de história na sala de aula de duas histórias: “A Bela Adormecida” e “Branca de Neve e os Sete Anões”. Você poderá utilizar livros com as histórias ou mesmo acessar os sítios sugeridos abaixo.
História “A Bela Adormecida”
História "Branca de Neve e os Sete Anões"
Fonte: http://www.contandohistoria.com/a_bela_adormecida.htm
Fonte: http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm
Após a contação de história converse com a turma sobre o papel desempenhado pela bruxa nas duas histórias.
Agora, assista aos trechos dos vídeos abaixo, referentes à história ouvida pela turma. Para isso, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse os sítios sugeridos:
Bruxa da Branca de Neve
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=blAj25J1nuY
A Bela Adormecida - Parte 7
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q0__ANwyCp0&feature=related
Agora, os alunos poderão realizar a atividade de registro utilizando o próprio programa do Word. O desafio é que cada dupla procure registrar o que observaram das bruxas das histórias. A turma poderá falar sobre:
Após o registro, imprima o trabalho dos alunos para que possam socializar com a turma e afixarem no mural da sala de aula.
Professor, providencie os livros abaixo para fazer contação de história. A partir do livro da autora Eva Furnari, os alunos poderão perceber o papel da bruxa como uma pessoa que faz magias, mas que não prejudica ninguém.
Fonte: FURNARI, Eva. O Amigo da Bruxinha. São Paulo: Moderna, 2001.
Com a leitura do livro sugerido abaixo, os alunos poderão conhecer uma bruxa atrapalhada e que faz magias que transforma algo para o bem ou em algo muito estranho e diferente do que ela espera. Agora, solicite que os alunos escolham uma das histórias do livro para escrever uma história coletiva sobre cada imagem.
Livro:
Fonte: ZATZ, Lia. Era uma vez uma Bruxa. S, 1998.
A partir das histórias os alunos poderão em duplas, inventarem uma história em que a bruxa faça maldades e uma história em que a bruxa faça coisas boas. Os textos poderão ser socializados com outras turmas da escola.
Para outras sugestões de atividades acesse o sítio: http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html
A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Professor, em cada atividade faça observações e registre as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que você perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita propor mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “Fadas e Bruxas”.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2011
Cinco estrelasParabéns, sua idéia é excelente, pois trabalhar com os clássicos infantil faz a diferença e disperta o prazer pela leitura.
04/09/2011
Cinco estrelasexcelente sugestões vou usá-las com meus aunos sei que eles vão adorar.parabéns.