21/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Conversar sobre a importância dos alimentos saudáveis para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica educativa.
1º momento: Professor, para dar inicio ao assunto, leve para a rodinha de conversa um diálogo sobre o lanche que comeram na escola. Alguns questionamentos que você pode levantar logo depois que voltarem do lanche: Terminamos de lanchar, todos estão satisfeitos? Comeram direitinho? O que vocês comeram? Gostaram do lanche? E na casa de vocês, o que gostam de comer?
Envie para casa uma pesquisa, pedindo que registrem como é a alimentação da família. Sugestões: O que costumam comer no café da manhã? Quais as frutas e verduras preferidas da família? O que gostam para o almoço? A que horas vocês jantam? Qual é o prato preferido da família? No retorno da atividade, em rodinha, socialize as pesquisas identificando semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares das crianças.
2º momento: Proponha que cada criança escolha o alimento mais consumido na família e faça o registro através do alfabeto móvel, escrevendo o nome desse alimento.
3º momento: ATELIÊ DAS ARTES: Disponibilize frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Peça que observem as cores e as formas das mesmas. Distribua argila para que modelem os alimentos apresentados de acordo com suas percepções sobre os mesmos.
Acervo da autora
4º momento: Para dar continuidade ao trabalho de percepção das crianças acerca da alimentação, disponibilize revistas e peça que recortem frutas, verduras e legumes e o que mais estiver relacionado com uma alimentação saudável. Peça que montem um prato que represente esse tipo de alimentação.
http://serveg.blogspot.com/2011/02/cardapio-anticancer-prato-colorido.html
5º momento: Visitar a cantina da escola para conhecer como é feito o lanche. Registrar esse momento com desenhos e com a escrita espontânea da palavara CANTINA.
6º momento: Oficina culinária: Reaproveitando os alimentos. BOLO DE CASCA DE BANANA.A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Conversar com as crianças que ao preparar a comida, devemos evitar o desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. Então o reaproveitamento de alimentos passa também pelo processo de giene no trato com as frutas e verduras e pelo correto armazenamento. Agora, mãos na massa! Humm que delícia...
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de casca de banana madura • 2 colheres (sopa) de fermento em pó • canela em pó para polvilhar • 5 colheres (sopa) rasa de margarina • 4 claras em neve • 4 gemas • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo • 2½ xícaras (chá) de açúcar.
Preparo da Receita
Bater no liquidificador as cascas de banana com 1/2 xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 min.
MATERIAIS:
Revistas.
Cola.
Tesoura.
Alfabeto Móvel.
Obras de arte.
Cozinha experimental.
Sugestão de livros: BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Observação constante da participação da criança no grupo e também será avaliado o seu desempenho individual.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/09/2015
Cinco estrelasMeus alunos recusam alimentos nas refeições da escola muitas vezes por não conhecerem, não relacionarem os nomes ao alimento pronto. Esta aula deu uma ótima ideia de como dar os primeiros encaminhamentos! Grata!
24/03/2012
Cinco estrelasO Planejamento abordou o lúdico e um sequência de atividades significativa
09/08/2011
Quatro estrelasadorei a aula e com certeza vou aplicar com meus alunos gostarias de encontras aulas mais voltadas para o maternal(creche) novidades mandar no email... obrigada