Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Efeito Fotoelétrico

 

03/01/2012

Autor y Coautor(es)
THIAGO PRUDENCIO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O efeito fotoelétrico e a quantização da matéria. Equação para o efeito fotoelétrico. Obtenção da função trabalho. Impacto histórico da descrição do efeito fotoelétrico e o papel de Einstein.

Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Notação Científica. Conceito de Energia Cinética. Conceito de Freqüência.

Estratégias e recursos da aula


 

O Efeito Fotoelétrico

O efeito fotoelétrico foi descoberto por Hertz em 1887.

Esta aula deve ser realizada com o auxílio dos recursos computacionais, na sala de informática, com o uso do recurso computacional disponível no site da UFC através do link: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/pato/pato.html
 

É importante antes explorar os conceitos em sala de aula para que a atividade possa ser bem aproveitada. Por esse motivo, a aula completa consiste de duas partes.

Primeira parte da aula:
Exploração de conceitos em sala de aula.
Segunda parte da aula:
Atividade na sala de informática.
Avaliação.
 

Primeira parte da Aula

1. Na sala de aula

-Discuta com os alunos sobre o efeito fotoelétrico e a idéia de quantização da matéria.

-Discuta a equação que descreve o efeito fotoelétrico:

equação do efeito fotoelétrico.
 

-Discuta o impacto histórico da descrição desse fenômeno e o papel de Einstein.

 

Segunda parte da Aula


2. Na sala de informática

- Os alunos utilizarão a simulação intitulada Pato Quântico.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/822

- Se não houver computador para todos, distribua os alunos em grupos a fim de que realizem a atividade em conjunto. 

- Peça para os alunos encontrarem a freqüência mínima para que os elétrons sejam ejetados (na analogia eles são os patos), para os seguintes materiais: cálcio, potássio e sódio.
 

- Lembre-os da função trabalho e que podem calculá-la com os dados que obtiveram das freqüências mínimas. Peça que os alunos calculem a função trabalho.

- Ao fim da atividade, discuta com os alunos como cada um executou a atividade. Discuta o fenômeno para os materiais cálcio, potássio e sódio.

3. Avaliação

- Propor aos alunos problemas que envolvam o efeito fotoelétrico .

Sugestão de Problema:

Utilizando as funções trabalho calculadas para o cálcio, potássio e sódio, obtidos na atividade da sala de informática, calcule, para cada um desses casos, qual a energia cinética do elétron ejetado se o fóton incidente tem uma freqüência de 1500.1012 Hz. 

4. Recurso complementar - http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/20EfeitoFotoeletrico/Site/Animacao.htm

Site UFPB sobre o efeito fotoelétrico.
 

Recursos Complementares
Avaliação
Atividade da Simulação Pato Quântico. Resolução de Problemas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Joao Carlos Araujo Souza, Faculdades Oswaldo Cruz , São Paulo - dijo:
    jcas.fisica@gmail.com

    10/01/2012

    Cinco estrelas

    A aula está bem distribuída. Um professor bem preparado pode pegar esse roteiro e conseguir uma excelente aula. No entanto, não creio que seja possível transmitir toda a essência do Efeito Fotoelétrico em apenas 1ha. Eu sugiro 1ha de aula teórica, com textos e cálculos e mais 1ha de atividades práticas no laboratório de informática. PARABÉNS pelo roteiro. Prof. João Carlos Araújo Souza São Paulo, SP


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.