Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SOMANDO E SUBTRAINDO FRAÇÕES: QUANDO E COMO?

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Efetuar operações de adição e de subtração com frações de denominadores iguais;

Efetuar operações de adição e de subtração com frações de denominadores diferentes.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas

Números Naturais

Múltiplos e Divisores

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula faremos atividades com o objetivo de efetuar operações de adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.

Atividade 1   

Adição e subtração de frações com denominadores iguais.

Escreva em uma cartolina: a adição e a subtração de frações com denominadores iguais é obtida somando ou subtraindo os numeradores e mantendo fixo o denominador. Em seguida, cole-a no quadro negro e inicie um ditado. Nele, os alunos deverão escrever na forma de expressão matemática, completando com o resultado.

Ditado:

a)       A soma de dois oitavos com três oitavos.

b)       Quatro terços subtraídos de cinco terços.

c)        A diferença de quatro sétimos e três sétimos somada a um sétimo.

Atividade 2   

Adição e subtração de frações com denominadores diferentes

Professor, prepare uma cópia para cada aluno da atividade disponível no link abaixo.  

 http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/SomandoESubtraindoFracoesAtividade02.pdf    

Os alunos devem se organizar em duplas, ler atentamente as explicações dadas e resolver os exercícios indicados. Dê um tempo para os alunos resolverem o máximo possível. Informe que os primeiros a terminarem a atividade poderão indicar quais alunos deverão fazer as questões no quadro-negro. Promova uma socialização das resoluções, apresentando, caso existam, soluções alternativas.

Atividade 3

Leve os alunos para o laboratório de informática onde deverão assistir aos vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=A92n_aaZck4&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=UbQ6WpXdH3A&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=Zhfb9BNCeGQ&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=MlVhfwlJQLQ&feature=related 

Ao final, em grupos de quatro alunos, eles devem escrever uma redação que contenha o máximo de informações relativas aos conceitos apresentados.

Recursos Complementares

Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

http://www.obmep.org.br/bq/banco.htm  

Avaliação

Aproveite as redações feitas na atividade 3 como uma avaliação do conteúdo. Após corrigir, dê um retorno para os alunos, indicando o que ficou de fora das explicações. Selecione as melhores para serem apresentadas para a turma toda.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.