17/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Gloria Maria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Não são necessários conhecimentos prévios.
1º ATIVIDADE:
Organize os alunos em uma rodinha.
No centro da rodinha, espalhe vários gibis.
Exemplos:
Fonte de todas as imagens: http://www.google.com.br/images?q=gibis&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&oe=UTF-8&rlz=1I7GFRE_pt-BR&redir_esc=&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1003&bih=493
Estimule que folheie os gibis
Depois problematize questões que possam levá-los a reflexão, tais como:
2º ATIVIDADE:
Proponha a construção de uma Gibiteca na sala de aula.
Elabore coletivamente um bilhete aos pais explicando o projeto e pedindo doações. Amplie o pedido de doações para a comunidade e para outras salas
Defina e organize com o grupo um local onde será montada a gibiteca.
Proponha a criação da carteira de sócio da gibiteca e a eleição mensal de um aluno responsável pelo controle de entrada e saída dos gibis.
Defina coletivamente as regras de uso do acervo da Gibiteca, tais como o cumprimento das datas de devolução dos gibis e o uso e cuidado com o manuseio dos gibis. Cole as regras próximo ao local definido para a Gibiteca
3º ATIVIDADE:
Organize algumas transparências de sequências de histórias dos personagens preferidos da turma e apresente-as com a ajuda de um retroprojetor.
Exemplo de sequências;
Apresente quadro a quadro, tomando o cuidado de cobrir os quadrinhos seguintes.
Chame atenção para a fisionomia dos personagens em cada quadro, as expressões usadas e os formatos dos balões.
Provoque-os a antecipar o que acontecerá no próximo quadrinho e depois, ao mostrar o quadrinho, conferir quem acertou o palpite. Siga com a atividade, quadro a quadro.
Releia o texto completo para melhor entendimento da história;
Repita essa sequência de atividades até que a turma se familiarize com os elementos típicos dos gibis.
4º ATIVIDADE:
Leve-os em dupla ao laboratório de informática e apresente o site da turma da Mônica:
http://www.monica.com.br/index.htm
Pergunte quem gostaria de se cadastrar no site. Circule entre as mesas orientando e ajudando as crianças que quiserem .Para as crianças que não tiverem email, utilize do email do laboratório de informática, se for possível. Nessa atividade o importante é que as crianças estarão utilizando-se da leitura e da escrita com uma função social clara, o que os motivará e os auxiliará a perceber a importância de tais conhecimentos.
Depois do cadastramento, oriente-os a entrar no seguinte link:
http://www.monica.com.br/diversao/games/senha/senha.htm
Leia com eles a instrução do jogo, aproveitando para trabalhar as características e as funções do gênero instrucional .
Deixe-os jogar, obedecendo às regras.
Em seguida, permita que explorem o site onde são oferecidas muitas opções de jogos.
Quando retornar para a sala produza um texto coletivo sistematizando as descobertas e as experiências vividas no laboratório de informática.
Peça que produzam uma ilustração sobre a visita ao laboratório, incluindo balões de diálogos ,como os dos gibis, entre as pessoas retratadas.
Socialize o resultado os trabalhos e afixe no mural da classe.
5º ATIVIDADE:
Estabeleça como atividade permanente que todos os dias haja uma criança contando para a turma uma história em quadrinho de um gibi retirado da Gibiteca e lido em casa. Aproveite para trabalhar a escuta e a atenção respeitosa a leitura do colega. A organização em rodinha cria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento da proposta.
Para leitura do professor:
http://www.scribd.com/doc/23192421/Quadrinhos-e-Alfabetizacao
A avaliação deve acontecer no processo e no final. Avaliar a participação do aluno, sua contribuição, seu interesse e o trabalho efetivamente realizado. Também avaliar os avanços obtidos na leitura, quanto as aspectos relacionados a intertextualidade, utilizando asas pistas lingúisticas. Verificar se as produções textuais dos alunos apresentam o uso de metáforas visuais .
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/06/2011
Quatro estrelasProfessora gostei muito de sua aula e principalmente da criação da GIBITECA. Foi uma aula diferente e acho que sai da mesmice de interpretação do tradicional.Quem tiver condições de trabalhar um momento de leitura todos os dias, por menor que seja, ajuda a criar o hábito de leitura nos alunos. E os gibis chama bastante atenção das crianças.