10/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
- Aprender técnicas básicas de escalada.
- Aprender procedimentos básicos de segurança para desenvolver a escalada.
- Experimentar a escalada interagindo com os equipamentos e com os colegas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo a escalada.
Duração: 25 minutos.
Material: computadores.
Local: sala de informática.
Para iniciar a aula sobre a escalada, o professor (a) poderá apresentar aos alunos aspectos básicos como: história, equipamentos de segurança, práticas mais utilizadas, diferentes tipos de escalda, o processo de “esportivização” e a escalada contemporânea. Terá a sua disposição diversos vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites educativos que poderão subsidiar o trato com o conteúdo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalada (Acesso em 02/11/2010). (História e tipos de escalada).
http://www.arlivre.com/actividades/escalada.htm (Acesso em 03/11/2010). (Tipos de escalada, características e equipamentos).
http://inema.com.br/mat/idmat007413.htm (Acesso em 02/11/2010). (Escalada Esportiva).
http://www.webventure.com.br/vela/conteudo/noticias/index/id/24854 (Acesso em 02/11/2010). (Escalada esportiva em muros artificiais).
http://inema.com.br/mat/idmat028772.htm (Acesso em 02/11/10). (Escalada Indoor).
http://www.companhiadaescalada.com.br/tecnica/movel-costao.htm (Acesso em 02/11/10). (Escalada Móvel).
http://clubemontesitajubense.blogspot.com/2009/05/escalada-movel.html (Acesso em 02/11/10). (Alguns equipamentos de escalada móvel).
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=1&id=10 (Acesso em 02/11/10). (Escalada Boulder).
Atividade 2 – Conhecendo os equipamentos e sua utilização.
Duração: 25 minutos.
Material: Corda, cadeirinha, mosquetões, costura, capacete, sapatilha, freio Oito, Atc e/ou Grigri, fita tubular e cordeletes.
Local: Sala de aula ou espaço que permita a apresentação dosequipamentos.
Obs: Caso o professor (a) não disponha dos equipamentos poderá utilizar o recurso da internet para apresentar os equipamentos e suas funções.
Agora o professor (a) apresentará os equipamentos de segurança para realização da escalada e também discutirá questões referentes às precauções que devem ser tomadas para prática da atividade. Além de pontuar a crescente prática da escalada esportiva e também abordar questões ecológicas visto o crescente número de pessoas que praticam a escalada na natureza.
Imagem: Corda de escalada. Fonte: http://www.rockclimbing.com/images/gear/products/9/12949-large_Marathon-Pro-10mm-orange_large.jpg (Acesso em 03/11/10).
Imagem: Cadeirinha, fita tubular, freio oito, mosquetão, capacete e sapatilha. Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_EEYDfyw2Uls/Rm0vqPnzbnI/AAAAAAAAAG0/nwEbPfruFk8/s320/kit_basico_escalada.jpg (Acesso em 03/11/10).
Imagem: Costuras. Fonte: http://images.quebarato.com.br/T440x/vendo+kit+com+6+costuras+expressas+para+escalada__3B0BF8_1.jpg (Acesso em 03/11/10).
Imagem: Freio ATC. Fonte: http://www.360graus.com.br/compras/images/75.056.01_m.jpg (Acesso em 03/11/10).
Para conhecer o procedimento de segurança utilizando o freio ATC acessar : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_xiL8ZZ-LTTc/SLrgyN7mjLI/AAAAAAAAAe0/F8nBlpGPLrI/s400/atc3.jpg&imgrefurl=http://amagiadamontanha.blogspot.com/2008/08/dando-segurana-com-o-freio-atc.html&usg=__FRCMuOBB7rS6SRZfwDAjTrs73Vg=&h=377&w=400&sz=22&hl=pt-br&start=17&zoom=1&tbnid=_y_bLCUBpoymjM:&tbnh=117&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dfreio%2Bgrigri%2Be%2Batc%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1 (Acesso em 03/11/10).
Imagem: Freio Grigri. Fonte: http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=147975759_2762.jpg&v=O (Acesso em 03/11/10).
Atividade 4 – Vamos escalar?
Duração: 50 minutos.
Material: corda de 60M, cadeirinhas, freio, mosquetões, capacetes, sapatilhas e costuras.
Local: Parede de escalada montada.
O professor (a) proporá uma escalada com os equipamentos específicos e com em uma parede montada com as agarras para as crianças. Fará uma ancoragem em um ponto fixo da parede (grampo) equalizando e montando um “top hope” para as crianças escalarem.
Imagem: Escalada escolar. Fonte: Próprio autor.
Imagem: Escalada escolar. Fonte: Próprio autor.
Caso o professor (a) não disponha dos equipamentos necessários, poderá propor uma escalada em “boulder”, sem a necessidade da corda e em pequenas alturas. Pode ser feito em árvores na escola, pequenas rochas ou outras estruturas que o professor (a) julgar possível. Também poderá propor outra escalada utilizando a corda, em que deverá:
1) Dar nós de um em um metro na corda.
2) Enrolar toda a corda na árvore e/ou pilastras ou estruturas disponíveis na escola para a atividade, onde os nós serão as agarras para as crianças subirem posicionando os pés e as mãos. É preciso estar atento á segurança. Colchões deverão ser colocados ao redor e embaixo dos locais em que forem realizadas as atividades.
Imagem: Subindo pela corda com "nós". Fonte: http://diretodooriente.files.wordpress.com/2008/07/corda.jpg (Acesso em 03/11/10).
Para maiores informações e idéias do que as crianças poderão escalar, acessar a aula no portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19628 (Acesso em 03/11/10).
Sugestão de sites
http://nerea.com.br/v2/ (Acesso em 03/11/10).
http://www.cbme.org.br/historia.html (Acesso em 02/11/10) (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada).
http://www.geeu.wsystem.com.br/ (Acesso em 02/11/10) (Grupo de Escalada Esportiva e Montanhismo da Unicamp).
http://www.youtube.com/watch?v=qoCaiP5QGiI (Acesso em 02/11/10) (Alguns nós praticados no montanhismo).
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm4.static.flickr.com/3055/2309516977_2d30d5d0cc.jpg&imgrefurl=http://escale.wordpress.com/category/equipamentos/&usg=__244qcoefXXOcONEtd5BTg7o189g=&h=500&w=317&sz=90&hl=pt-br&start=2&zoom=1&tbnid=2UYVpQfAscd75M:&tbnh=130&tbnw=82&prev=/images%3Fq%3Dequipamentos%2Bde%2Bescalada%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1 (Acesso em 02/11/10) (Vídeos de testes em equipamentos de escalada).
O professor (a) poderá dialogar com os alunos acerca dos objetivos propostos na aula. Sobre o que aprenderam; dificuldades encontradas. Refletir sobre os limites, riscos e sensações que a atividade oferece. Questionar se já conheciam a escalada, se já haviam praticado. Discutir sobre essa prática que derivou-se do montanhismo e hoje tem uma crescente vivência como esporte em diversos espaços (acedemias indoor, paredes artificiais, boulders, rochas) e em diferentes características.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!