12/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
a- Ouvir o autor José Saramago contando a história A maior flor do mundo por meio de vídeo.
b- Perceber semelhanças e diferenças na pronúncia e no significado de algumas palavras.
c- Pesquisar outras palavras com significados diferentes nos dois países.
d- Identificar a função do acordo ortográfico da língua portuguesa.
e- Pesquisar, via internet, os países que falam oficialmente a língua portuguesa.
f- Realizar pesquisa a respeito destes países – localização, cultura...
Conhecer a história "A maior flor do mundo" de José Saramago
aula 1 - Com as crianças na sala de vídeo, assistir ao curta-metragem "A maior flor do mundo", baseado na história de José Saramago, já lida pelas crianças.
Retirado de: http://vimeo.com/3691184
Depois de assistir ao vídeo, incentivar que as crianças falem sobre o que viram. O que o curta-metragem tem de igual ao livro? O que tem de diferença em relação ao livro? O que lhes pareceu mais interessante? Por quê? Quem já tinha visto um curta-metragem? O que exatamente significa um curta-metragem?
Após o debate, lançar as seguintes questões para a turma:
O narrador - que neste caso é o autor da história - fala um português igual ao nosso? Por quê? De onde é o português que ele fala?
Vamos localizar Portugal no mapa-múndi?
Para casa - procurar descobrir - Por que falamos português?
Aula 2 - Rodada de respostas com as descobertas das crianças.
Discutir um pouco a questão do que é "colonização" e do porquê o português falado no Brasil não é igual ao falado em Portugal. Que outras influências recebemos?
Para estudar um pouco...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%AAs_brasileiro
Lançar um novo desafio
Professor, pesquise no site abaixo, algumas palavras que tenham significados diferentes no português do Brasil e no português de Portugal. Faça um dominó de palavras, um jogo da memória, ou apenas lance o seguinte desafio: fale a palavra no português de Portugal e deixe que tentem adivinhar que palavra é equivalente no português falado no Brasil. Monte com eles um dicionário ilustrado com as palavras descobertas.
Você pode pesquisar as palavras neste site:
http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm
aula 3 - Que outros países do mundo falam português?
Distribuir alguns mini textos informativos para que leiam e possam retirar informações importantes. Registrar a atividade numa reta de chamada.
Espalhada pelos cinco Continentes, a língua portuguesa figura entre as mais faladas do mundo. Estruturada a partir do século XII, desde o século XV ultrapassou as fronteiras da Península Ibérica, acompanhando as caravelas lusitanas na aventura das grandes navegações... A língua portuguesa é oficial em 7 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, os quais são chamados de lusófonos. E, apesar da incorporação de vocábulos nativos, de certas particularidades de sintaxe, pronúncia e grafia, a língua portuguesa mantém uma unidade.
http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_portugues.html
A língua portuguesa é a quinta mais falada e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e o castelhano. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam Português, o Brasil responde por cerca de 80% desse total. Diante disso, no mundo a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Diante da grandiosidade da língua, em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar. Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população, são eles: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/paises-que-falam-portugues.htm
O português no mundo O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano. O português é a língua oficial em oito países de quatro continentes: Angola (10,9 milhões de habitantes) Brasil (185 milhões) Cabo Verde (415 mil) Guiné Bissau (1,4 milhão) Moçambique (18,8 milhões) Portugal (10,5 milhões) São Tomé e Príncipe (182 mil) Timor Leste (800 mil).
http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.php
Discutir com eles as informações encontradas nos textos, que nem sempre são iguais. Como realizar esta descoberta, então? Levar os alunos para a sala de informática e pesquisar com eles a Comunidade dos países de Língua Portuguesa, encontrada no site http://www.cplp.org/
Lá encontraremos a informação dos países que fazem parte desta comunidade. São eles:
Localizar no mapa estes países:
Aula 4- Ainda na sala de informática, descobrir curiosidades sobre a cultura, a economia e a geografia destes países.
Montar uma ficha com eles;
País:
Continente onde se localiza:
Características geográficas:
Curiosidades econômicas:
Comidas típicas:
Entre outras coisas que a turma possa encontrar.
Montar com eles um mural - PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - colocar as fichas, as bandeiras de cada país e o mapa-múndi com a localização de todos eles Esta atividade pode ser exposta para as outras turmas da escola, ou mesmo para os familiares dos alunos. Neste caso, podem montar a brincadeira das palavras, usada na aula 2.
aula 5- Mas o que o acordo ortográfico que tanto tem se falado e que já está em vigor tem a ver com todos estes países?
Texto informativo
Retirados de:
Depois da leitura do texto, montar um quadro com o resumo das descobertas para o registro final no caderno.
Acordo ortográfico |
O que é? |
Quando foi elaborado? |
Quando entrou em vigor? |
Que países já adotaram o acordo? |
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Para fechar a aula, sugiro uma brincadeira: com o acordo ortográfico na mão, pegar a parte relacionada aos hífens e descobrir junto com as crianças como algumas palavras são escritas hoje em dia.
Por exemplo:
Escrevíamos microondas e agora escrevemos micro-ondas.
Aqui tem mais informação:
Avaliar;
a- O processo diário,
b- A participação nas pesquisas das palavras,
c- Participação nas pesquisas sobre os países que falam oficialmente a língua portuguesa e apresentação do trabalho.
d- Compreensão do texto lido por meio do preenchimento do quadro resumo.
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