Dividir a sala em quatro grupos, de acordo com o número de imagens apresentadas;
Dizer para cada aluno analisar a imagem, obedecendo às seguintes sugestões de perguntas:
Quais os elementos que eu reconheço e que compõem a imagem?;
Quais as cores predominantes e quais as secundárias?;
Quais linhas e formas geométricas eu consigo identificar na composição da imagem?;
Quem é o artista que pintou este trabalho, em que época viveu ou vive?;
Que movimento artístico o artista pertenceu/pertence?;
Onde na imagem eu identifico o medo ou o sobrenatural?;
Falar para os alunos apresentarem para os demais colegas o resultado de sua apreciação;
Pedir para os alunos, durante a semana que antecede a aula de Artes, realizarem uma pesquisa sobre histórias de medo ou de sobrenatural, levando-as para a próxima aula;
Solicitar aos alunos que leiam as histórias pesquisadas durante a semana antecedente à aula;
Colocar as imagens apresentadas na aula anterior e analisadas pelos alunos nas paredes da sala;
Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4, para eles desenharem uma das cenas da história pesquisada e socializada com os colegas;
Lembrar os alunos que durante a composição do desenho eles devem relacionar elementos da história e das imagens lidas na aula anterior;
Acompanhar e orientar os alunos na elaboração do estudo para pintura.
Aulas 3 e 4
Entregar para cada aluno uma tela de aproximadamente 20 x 20 cm e dizer para passarem o desenho elaborado na aula anterior para esta com lápis HB;
Distribuir sobre as mesas tinta acrílica solúvel em água ou tinta guache temperada com cola, pincéis, papel toalha e potes com água;
Dizer para os alunos pintarem a tela, tendo como referência as cores, as linhas e as formas percebidas nas imagens apreciadas na Aula 1.
Aula 5
Avaliar as pinturas, socializando-as em sala de aula;
Retomar com os alunos a história que cada pintura referenda e qual parte da história os alunos escolheram para representar;
Analisar com a turma se cada trabalho de pintura atingiu os objetivos solicitados, quais sejam: a representação de uma cena da história escolhida que ressalte o medo ou o sobrenatural. Se as cores, as linhas e as formas relacionam-se com aos trabalhos lidos na primeira aula.