27/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
É necessário aproveitar momentos da rotina das crianças como o “Dia da Fruta na Escola” e o horário do lanche em que são descartadas cascas e
restos de frutas.
Atividade número 1: 1 aula de 50 minutos
Professor/a, com o objetivo de levar as crianças a refletirem sobre a produção do lixo na escola e em como reduzir a produção desse lixo, convide-as a observarem quanto e quais são os lixos que o grupo produz durante o momento do lanche. Se possível faça uma seleção desse lixo separando entre lixo orgânico e não orgânico. Faça o mesmo no dia da fruta instigando as crianças sobre os destinos que dão às cascas, talos e sementes das frutas que consomem. Investigue o que as crianças sabem sobre o destino desse lixo e as instigue a descobrir. Envie uma atividade de casa em que as crianças irão conversar com suas famílias sobre o lixo orgânico que produzem e em outras possibilidades de destinação desse lixo. Depois da conversa com a família, sugira que combinem um dia da semana para enivar tais "lixos" para a escola ou ainda, que criem uma compostagem em casa. Assim a atividade desenvolvida na escola poderá ser reforçada em casa contribuindo para uma melhor aprendizagem das crianças.
Atividade número 2: 1 aula de 50 minutos
No retorno da atividade, faça uma roda e converse sobre as descobertas que fizeram. Aproveite todas as informações trazidas pelas crianças. Você também professor/a já deixe preparado uma explanação sobre o que é uma Compostagem. Para isso você precisará fazer uma pesquisa prévia. Veja uma definição: “Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem Você precisa aproveitar as falas das crianças e explicar essa definição na linguagem delas. Sugestão de fala: compostagem é a forma de decompor material orgânico para transformá-lo em adubo orgânico que poderá ser utilizado para adubar plantas e no plantio de sementes. Vocês podem colocar na compostagem, casca de ovos, casca de verduras e frutas, folhas secas Depois de compreender o processo junto com as crianças, convide-as para criarem uma compostagem na escola.
Atividade número 3: 1 aula de 50 minutos
Pesquise com as crianças os passos para se implementar uma compostagem na escola:
1º - Entender o que é uma compostagem;
2º - Escolher o lugar onde será a compostagem;
3º - Furar um buraco no chão ou arrumar material que apóie a pilha feita com os materiais orgânicos;
4º - Separar todo o lixo que possa ser colocado na compostagem: cascas e talos de folhas secas, cascas de ovos, cascas de verduras e frutas etc;
5º - Colocar o lixo na compostagem;
6º - Misturar a terra;
7º - Acrecentar adubo/esterco, produzido pelo boi;
8º - Regar e mexer a terra com os compostos orgânicos com frequencia.
Atividades realizadas pelas crianças. Acervo da autora. 2010.
Atividade número 4: Uma aula de 50 minutos
Produza com as crianças um texto coletivo sobre o processo de confecção da “compostagem” pelo grupo. Essa produção será interessante pois trará para as memórias individuais e coletivas, todas as etapas vividas com esse trabalho.
Texto coletivo feito pelas crianças do 2º período "B". Acervo da autora. 2010.
Agora é só aguardar que a decomposição comece para ir instigando as crianças em novas pesquisas. Os materiais colocados na compostagem levam em torno de dois meses para atingir a decomposição necessária para adubação do solo. Portanto, é importante estabelecer um horário fixo na semana para que as crianças possam observar o processo de decomposição da matéria orgânica.
Professor/a estude o que é e como se faz uma compostagem antes de propor a atividade para seus alunos. Você pode fazer isso solicitando ajuda de outros profissionais da área de ciências ou fazendo pesquisas paralelas. No sítio abaixo você encontra várias definições e informações sobre o processo de compostagem: http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm http://www.geronetservices.com/apostilas/compostagem.htm
Professor/a observe as seguintes questões: como ficou o comportamento das crianças durante o desenvolvimento da atividade? Elas se interessaram pelas ações desenvolvidas? Mudaram suas posturas quanto à produção e cuidados com o lixo? Como ocorreu a interação entre as crianças? Esses são elementos que poderão compor seu relatório acerca desse trabalho.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/04/2012
Cinco estrelasPesquisando na internet sobre adubo orgânico, entrei essa página. Parabéns, não sou professora, mas gostaria de ter oportunidade de fazer esse tipo de trabalho com as crianças. Parabéns !!