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JORNAL NA SALA DE AULA

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer organização de um jornal impresso e televisivo;
  •  Ler e produzir textos – reportagens: notícias, informações, manchetes e classificados, propagandas, etc.
  •  Compreender os usos funções sociais do jornal em nossa sociedade;
  •  Compreender como é que as imagens são produzidas até chegarem a nossas casas pela TV.
  •  Compreender como são produzidas as matérias para o jornal;
  •  Representar alguns papéis e funções de um jornalista;
  •   Filmar e reproduzir o jornal para a comunidade escolar.
Duração das atividades
5 AULAS COM 50 MINUTOS DE DURAÇÃO
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Conhecendo a organização do jornal impresso e ou televisivo.

  • Identifique o que os alunos sabem e desejam aprender sobre a organização do jornal impresso e falado.
  • Organize com os alunos (divididos em grupos) um roteiro para que façam uma entrevista com algumas pessoas que trabalham no jornal.
  • Oriente-as sobre as perguntas e sobre as pessoas que devem ser entrevistadas.
  • Os alunos devem propor questões relativas aos papéis que cada pessoa desempenha para organização e produção do jornal.

2º MOMENTO - visitando um jornal impresso e ou televisivo.

  • Durante a visita, os alunos devem observar, perguntarem e anotarem os conhecimentos obtidos sobre a organização do jornal.

Foto da Profa. Nayde S. G.Fonseca.

3º MOMENTO – destacando características e funções do jornal.    

  • Após a visita, os grupos de alunos devem levar os resultados para a classe e organizar as respostas obtidas por escrito, para apresenta-las aos colegas, destacando a forma de organização, as principais características do jornal impresso e ou televisivo, suas funções e sua importância no cotidiano das pessoas.

4º MOMENTO – folheando, lendo, analisando, criando manchetes e notícias.

  •  Distribua um jornal para cada aluno. Peça que observem a primeira folha de rosto, identificando: O nome do jornal, a cidade e o estado que pertence, a data, as imagens e as manchetes.
  • Escolha, com os alunos, um assunto importante no momento. Leia ou solicite aos grupos de alunos que leiam as imagens, as manchetes e a notícia veiculada pelo jornal.
  • Identifique com os alunos a notícia: O que, quem, onde, porque, as afirmações que fazem as opiniões, críticas ou elogios que emitem sobre o fato ou acontecimento.
  • Sugira aos grupos de alunos que eles próprios criem manchetes e notícias para um jornal mural da escola. Faça com eles, um levantamento dos temas, assuntos e acontecimentos significativos ocorridos na escola ou fora dela que podem virar manchetes e notícias.
  • Em seguida, peça que se organizem em grupos para trabalhar sobre a escrita da manchete e da  notícia. Passe nos grupos orientando a produção do texto.
  • Ao final, peça aos grupos que apresentem o trabalho feito, solicitando aos colegas que analisem, façam críticas e observações sobre o que foi produzido. Exponha o texto no mural da escola para que todos possam ler.

http://www.sac.org.br/DN00095.htm 

5º MOMENTO – assistindo e criando um produto televisivo.

  • Proponha aos alunos que eles assistam o jornal televisivo de alguma emissora de TV, prestando atenção aos temas, forma do apresentador dar as notícias (palavras, entonação, comentários, críticas, elogios entre outros).
  • Reserve um horário semanal e peça que os alunos contem o que viram no jornal da TV.
  • Oriente os alunos para que anotem o tema, observações interessantes e pequenas passagens em relação ao assunto.
  • Sugira aos alunos que criem notícias e para um jornal televisivo. Oriente a produção escrita e oral desses textos.
  • Planeje e organize com os alunos a apresentação de um jornal televisivo, para que sejam dadas as notícias criadas por eles.
  • Filme e convide a comunidade escolar para ver.
  • A filmagem também poderá servir como um instrumento para as crianças se avaliarem, verificando quais os aspectos que podem ser melhorados ou modificados.

http://www.renildanews2.jex.com.br/sociedade/diversao%2Bdentro%2Bde%2Bcasa 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos:

  •  Conheceram a organização de um jornal impresso e televisivo;
  •  Leram e produziram textos – reportagens: notícias, informações, manchetes e classificados, propagandas, etc.
  •  Compreenderam os usos funções sociais do jornal em nossa sociedade;
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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Opiniones

  • willy Kan de Oliveira, Universidade Anhanguera , Distrito Federal - dijo:
    wilkraoli@gmail.com

    18/04/2013

    Cinco estrelas

    Ideia muito boa. Fica muito divertido e eficiente a fixação de um conteúdo de qualquer disciplina por este método. Parabéns.


Sem classificação.
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