Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando a família a partir de uma história em quadrinhos

 

21/01/2011

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o discurso direto e indireto contidos em uma história em quadrinhos.

Reconhecer a importância sobre a chegada de um novo membro na família – irmã (o), tendo como base a história trabalhada.

Desenvolver sentimentos de amizade, bondade e solidariedade para com os membros da família a partir de atividades relacionadas ao tema.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Ler com os alunos a história em quadrinhos da turma da Mônica "Maternidade saudável", disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm

 

Imagem disponível em: http://www.monica.com.br/institut/images/b_matern.gif

Após a leitura, a professora pode fazer uma interpretação oral da história perguntando:

  • Por que no início da história a Rebeca estava brava?
  • Quais as vantagens de se ter um irmão segundo a Mônica?
  • Quais os cuidados que a mãe precisa tomar durante a gravidez?
  • Como as outras pessoas podem ajudar?
  • A Rebeca ficou feliz com a chegada do irmão?

Momento 2

Fazer um levantamento na sala de quantos alunos têm irmã(o)s e quantos são filho único. As respostas podem ser anotadas no quadro através de um gráfico.

Ex:

Em uma sala de 20 alunos, 12 têm irmã(o) e 8 são filho único. O gráfico seria:

 

Pedir aos que têm irmã(os), que digam por que gostam de tê-los, ou não.

Conversar com as crianças dizendo que a chegada de um novo membro da família é sempre uma coisa boa. Será alguém especial,  que vamos poder brincar, ajudar, ensinar o que sabemos e, a partir daí, sempre teremos uma companhia, por isso devemos ficar felizes caso isso aconteça.

 

Momento 3

A professora deve reler com os alunos a página 7 da história. Após a leitura deve perguntar qual atitude errada o personagem teve e como as crianças ajudaram a mãe que está grávida. (Os alunos devem perceber que quando o personagem chegou em casa foi jogando suas coisas em qualquer lugar, bagunçando a casa que acabara de ser arrumada, as crianças, por sua vez, pegaram essas coisas e levaram até ele, pedindo que ajudasse a manter a casa organizada).

Falar com os alunos que todos podem ajudar em casa, tendo alguma responsabilidade, até mesmo independente da mãe estar grávida. Combinar com os alunos alguma tarefa que possam desenvolver em casa, com o intuito de ajudar a família. Pode ser levar o lixo para fora, arrumar a sua cama todos os dias, guardar objetos que estejam fora do lugar, guardar a louça...

Pode ser feito um painel com o nome dos alunos na sala na vertical e os dias da semana na horizontal. Todos os dias, a professora pode perguntar quem cumpriu sua tarefa doméstica, e marcar com uma estrela o respectivo dia. Ao final de cada semana todos podem ver quem está sendo responsável em casa, colaborando com a família e quem ainda precisa melhorar.

Momento 4

Dizer que nas histórias em quadrinhos, geralmente, vemos o discurso direto, porém, esse não é o único tipo de discurso que existe, há também o discurso indireto.

- Quem sabe o que isso significa?

- Qual a diferença entre os dois?

Após deixar as crianças explicarem o que entendem por discurso direto e indireto a professora deve explicar a diferença entre os dois.

No discurso direto uma pessoa fala diretamente com a outra. Percebemos muito isso nas histórias em quadrinhos através dos balões mostrando a fala de cada personagem.

Ex: Mostrar para a turma o quadrinho abaixo.

Já no discurso indireto os diálogos não aparecem, alguém que conta como a conversa aconteceu:

Exemplo da cena acima no discurso indireto:

O Cebolinha chamou a Mônica para brincar de pegador. A Mônica perguntou para sua mãe se podia ir e ela deixou, mas disse para não ficar brincando até tarde.

 Momento 5

Em duplas,os alunos devem realizar a seguinte atividade:

Em seguida, a professora deve pedir que as duplas troquem a atividade e, com o auxílio da correção no quadro, feita pela professora, cada dupla deve corrigir a folha da outra dupla.

Recursos Complementares

Literatura infantil "Vou ganhar um irmãozinho" de Kes Gray.

Avaliação

Observar a motivação e o interesse dos alunos sobre o tema estudado.

Observar a participação e envolvimento dos alunos no cumprimento da tarefa doméstica que assumiram

Observar o comportamento, caso algum aluno esteja passando pela fase de ganhar um irmão

Observar se entenderam como funciona o discurso direto e indireto através da atividade do momento 5

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.