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Biopirataria

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar os motivos que promovem a biopirataria.

Debater sobre atitudes que evitam a biopirataria.

Pesquisar os danos causados no meio ambiente causados por esta prática.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de ecologia e biomas.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é pirataria. Uma definição do dicionário Michaelis diz:

 Pirataria: Assalto criminoso, no alto-mar ou na costa, praticado pela tripulação ou passageiros de um navio armado, de existência clandestina, contra outro navio, para se apoderar de sua carga, bens, equipagem ou passageiros.

Será que quando uma pessoa copia o texto de outra também não está "pirateando" a autoria do texto? Quais níveis de ações que a pirataria abrange?

E a biopirataria, o que é? Quais os níveis da sociedade que ela abrange? Qual o prejuízo que ela traz para o meio ambiente? Quais formas de coibir este crime?

Inicie sua aula questionando os alunos para analisar o que eles trazem de conteúdo prévio acerca deste tema (Separe 10 minutos para ouvir o que os alunos detém de conhecimento). Estas questões podem ser registradas pelos alunos na forma de um mapa conceitual (descrito com mais detalhes na atividade a seguir). Neste momento, solicite aos alunos que eles escrevam em uma parte da folha do caderno a palavra chave "PIRATARIA" e a partir dela ligue verbos e conceitos. Separe 10 minutos para esta atividade. Este é o mapa conceitual inicial deste tema.

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes à biopirataria, respondendo as questões iniciais.

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, a biopirataria. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).      

SÍTIOS SUGERIDOS PARA PESQUISA

Wikipédia, biopirataria, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biopirataria (acessado dia 28/11/2010). 

Amazonlink, biopirataria, disponível em: http://www.amazonlink.org/biopirataria/index.htm (acessado dia 28/11/2010). 

Conexão professor, biopirataria, disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-28k.asp (acessado dia 28/11/2010). 

Notícias Isabel, biopirataria na Amazonia, disponível em: http://www.noticiasisabel.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=446:biopirataria-na-amazonia&catid=45:materias&Itemid=67 (acessado dia 28/11/2010). 

Quiprona, biopirataria, disponível em: http://quiprona.wordpress.com/2009/08/05/biopirataria/ (acessado dia 28/11/2010). 

Colégio Web, biopirataria, disponível em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/biopirataria-no-brasil.html (acessado dia 28/11/2010). 

Brasil escola, biopirataria no Brasil, disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/biopirataria-no-brasil.htm (acessado dia 28/11/2010). 

Preservação da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais associados, disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7h5O_s9abE0J:www.ibap.org/10cbap/teses/brunoarcanjo_tese.doc+biopirataria+artigos+cient%C3%ADficos&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br (acessado dia 28/11/2010). 

Comciência, biopirataria é difícil de ser contida, disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/genetico/gen03.shtml (acessado dia 28/11/2010). 

O resultado da pesquisa deverá ser estruturado em um mapa conceitual, feito em equipe. Para esta parte da atividade, determine 15 minutos para os alunos estruturarem em grupo o que é relevante e abrange o tema. Eles poderão fazer a primeira versão no caderno. Depois, determine mais 15 minutos para eles passarem o mapa conceitual para o programa CMapTools.

MAPAS CONCEITUAIS

O que são mapas conceituais?

Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que organizam e representam o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Normalmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação".

Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema. Ao listar o que é caule, os tipos de caules, importância ecológica e econômica, os alunos devem relacionar estes conceitos com o tema geral.

Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools.

Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html   (acessado dia 11/09/2010). 

O tema do mapa conceitual a ser elaborado pelos alunos é "BIOPIRATARIA". A partir desta palavra, eles devem relacionar ao máximo todo o conhecimento pesquisado e adquirido nas aulas, como por exemplo, aspectos fisiológicos, anatômicos, econômicos e ecológicos relativos aos caules vegetais. Os mapas serão retomados na última atividade destas aulas. 

Apresente a reportagem a seguir aos seus alunos:

Natura é multada dem 21 milhões por biopirataria, disponível em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/108961+natura+e+multada+em+r$+21+milhoes+por+biopirataria (acesso em 28/11/2010). 

A leitura da reportagem poderá ser feita em sala de aula, com um aluno lendo um trecho e passando para outro colega continuar a leitura, ou o professor poderá levar para a sala de aula um computador com projetor e projetar a reportagem na parede para que todos os alunos leiam em silêncio. Após a leitura, o professor poderá explorar aspectos da reportagem para um debate inicial do tema. Lembre-se que durante estas discussões, o professor pode e deve interferir nas respostas, complementando ou corrigindo os alunos e aproveitar para explicar o conteúdo.

QUESTÕES DE TRABALHO

  1. O que se entende por "acesso à biodiversidade irregular"?
  2. O que diz a Convenção da Diversidade Biológica? Por quem foi  formulada?
  3. Quais as alegações da empresa em defesa ao ato reportado?
  4. De que maneira as empresas podem trabalhar com a biodiversidade sem serem acusadas de biopirataria?
  5. A empresa citada na reportagem é conhecida pelo respeito à natureza. Como relacionar esta imagem com a reportagem acima?
  6. Que outras empresas os alunos conhecem que tentam passar a imagem de respeito à natureza e que de fato se utilizam dela?

ATIVIDADE 2

Divida a turma em 2 grandes grupos. Um grupo deverá estruturar a defesa da empresa citada na reportagem, distribuindo papéis teatrais para cada aluno (os alunos poderão inventar personagens), por exemplo: o pesquisador da empresa, o biólogo, o advogado, a vendedora, o consumidor, etc... O outro grupo deverá estruturar o ataque à prática citada na reportagem, distribuindo também papéis a serem representados pelos seus integrantes (por exemplo, o promotor, as pessoas que moram no local que foi acessado pela empresa, e demais papéis que possam ser prejudicados pela prática da biopirataria). O professor pode separar 5 alunos para ficar como jurados desta atividade. Eles deverão debater dentro do grupo sobre o que é biopirataria e aguardar a apresentação dos colegas.

Determine um tempo máximo para a preparação dos alunos, por exemplo, 20 minutos. Após isto, os alunos da promotoria devem apresentar seus argumentos e suas “testemunhas”. Determine um tempo máximo, por exemplo 10 minutos.

Depois os alunos da defesa devem apresentar seus argumentos e personagens que embasem sua hipótese. Também devem ter 10 minutos no máximo de tempo para sua explanação.Os 10 minutos a seguir podem ser divididos em réplicas (de no máximo 2 minutos para cada lado) ou deixar para que os jurados se reúnam para dar seu veredito.

Sobre Juri Simulado

Um juri simulado pode ter todas as funções descritas abaixo, ou ser mais sintético. A escolha dependerá do professor, e deve levar em conta o tamanho da turma, o grau de maturidade e concentração dos participantes, além da faixa etária e da polêmica que o tema pode levantar.

Participantes: (Funções) 

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri. 

Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré. 

Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação. 

Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais. Cada lado da história (grupo da promotoria e grupo da defesa defem escolher as testemunhas, inventando papéis para eles representarem, por exemplo, biólogo, dona de casa, minerador, etc...)

Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituido por número impar: (3, 5 ou 7) 

Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. (opcional, interessante caso trabalhem com turmas muito grandes). Durante o juri, acompanham em silêncio. 

Passos: 1- Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada. 

2- Orientação para os participantes. 

3- Preparação para o júri.

4- Juiz abre a sessão. 

5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta). 

6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré. 

7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação. 

8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação. 

9- Advogado de defesa, retoma a defesa. 

10- Intervenção da testemunha de defesa. 

11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz. 

12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou. 

13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

(texto parcialmente retirado e modificado de: http://escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=2&t=888 acessado dia 07/12/2010).

Para saber mais sobre juri simulado, acesse: http://www.historiadigital.org/2009/08/jogos-operatorios-de-celso-antunes-para_15.html  acessado dia 07/12/2010).

Leve os alunos ao laboratório de informática, ou salve o recurso Biopirataria e mostre em uma tevê ou projetor para os alunos.

Biopirataria  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24329 acessado dia 07/12/2010).

Peça que eles avaliem o recurso, sob os seguintes critérios:

  • Estética
  • Conteúdo
  • Abordagem

ATIVIDADE 3

Agora, divida-os em equipes de até 5 integrantes (pode manter a mesma configuração dos trabalhos em equipe das atividades anteriores). Eles deverão rascunhar no caderno um roteiro de um vídeo (pode ser com fotomontagens, animações ou gravação da imagem e som deles mesmos) que aborde o tema, corrigindo e aperfeiçoando o que eles repararam no vídeo Biopirataria. Atenção: Não é para copiar e melhorar o vídeo já apresentado. É para criarem um novo vídeo sobre o tema, usando das pesquisas anteriores e da criatividade deles.

O professor poderá ceder uma aula para os alunos discutirem o roteiro, materiais necessários e o melhor meio de confecção do vídeo, ou se preferir poderá pedir que os alunos desenvolvam esta parte da atividade em período fora das aulas, deixando a aula para a parte de confecção propriamente dita.

Para filmar imagem e som dos alunos, caso a escola ou os alunos não tenham uma filmadora, poderão lançar mão de câmeras fotográficas digitais compactas que tenham a função de vídeo. Depois de filmar, eles poderão editar o vídeo com os programas e publicar o vídeo na internet.

Para aqueles que trabalham com a plataforma Windows, é possível usar o Windows Movie Maker. No sítio a seguir há dicas de como trabalhar com este programa, disponível em: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html (acessado dia 08/12/2010).  

 Para animações sugerimos que os alunos desenhem antes o que desejam representar. Busquem referências de imagens (que serão usadas ou modificadas) ou finalizem o desenho e digitalizem-no para usar no programa de edição de animação que sugerimos abaixo. Depois de editado e animado, os alunos podem publicar o vídeo-animação na internet. Para fotomontagens sugerimos o mesmo programa e também que os alunos tenham rascunhado a sequência do vídeo e elaborem uma lista de imagens que poderão ser usadas. É interessante lembrá-los que as imagens na internet tem direitos autorais e copyright, impossibilitando de se pegar e usar qualquer foto. Para isto, eles devem pesquisar imagens com a licença Creative Commons, que permitem o uso e modificação.

Acesse o sítio do Animasher, disponível em: http://www.animasher.com/pt/ (acessado dia 08/12/2010).    

Ele é intuitivo e está em português. 

Outro sítio interessante é o Do Ink (em inglês), disponível em: http://www.doink.com/ (acessado dia 07/12/2010).

Criando vídeos on line...

Este sítio tem informações preciosas para localizar professor e aluno quanto à produção de vídeos e animações. Robin Good, disponível em: http://www.masternewmedia.com.br/video_televisao_pela_internet/publicacao-video/edicao-de-video-on-line-as-melhores-ferramentas-web-para-editar-videos-mini-guia-20070623.htm (acessado dia 07/12/2010). 

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor de sociologia poderá auxiliar trazendo conhecimentos acerca do tema sob o prisma da sociologia. Por exemplo, poderá abordar se a biopirataria está presente no nosso dia a dia, quando pegamos uma "muda" de planta medicinal de um local que não é nossa casa, ou por que tratamos de maneira diferente o ingresso de plantas exóticas em nosso território (como a cana-de-açúcar) e a publicação da patente do guaraná pelo Japão.

Leve os alunos para o laboratório de informática e acesse o recurso "Salve o Mico".

Eles devem completar o jogo em até 20 minutos e em cada estado do Brasil, pesquisar quais os animais e plantas sujeitos a biopirataria e tráfico. O resultado desta pesquisa deverá ser adicionado ao mapa conceitual na atividade de prática final do conteúdo.

Salve o Mico   (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19006 acessado dia 03/12/2010) 

Os alunos devem terminar o mapa conceitual iniciado na atividade 1. Determine um tempo de até 10 minutos para isto. Marque com os alunos a exibição dos vídeos elaborados na atividade 3. O professor poderá divulgar estes vídeos para a escola em uma mostra de vídeos para toda a comunidade escolar, ou abrir um blog que reúna o trabalho de todos os alunos e divulgar o sítio.

DICA: Professor, acompanhe os alunos e verifique os mapas conceituais em seus estágios. Este é um bom referencial para avaliar se houve acréscimo de conhecimento pelos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Salve o Mico Animação/simulação
Biopirataria Vídeo
Recursos Complementares

AULAS

Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/combata-estudantes-biopirataria-pela-internet-432244.shtml (acessado dia 06/12/2010).

Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1731   (acessado dia 06/12/2010).

Avaliação

Avalie os alunos pela participação e produção das atividades.Na participação, poderá criar uma rubrica com os critérios a serem analisados.

Iniciante: 0 ponto

Intermediário: 1 ponto

Avançado: 2 pontos

Número de participações

Não participou

Participou até 3 vezes durante o processo.

Participou mais de 3 vezes.

Profundidade da participação;

Não contribuiu.

Participação superficial sobre o tema.

Participação aprofundanda sobre o tema.

Pertinência das participações

Não acrescentou nada ao conhecimento.

Participações com conteúdo.

Participou com conteúdo e fonte bibliográfica.

Para as atividades também recomendamos a escolha de critérios de avaliação, tais como:

Organização, criatividade, pertinência dos conceitos, profundidade no tema, correção na ligação, poder de síntese textual, trabalho em grupo, ortografia, gramática, uso de imagens, vídeos e áudios.

O professor também poderá avaliar o crescimento dos alunos pelo desenvolvimento dos mapas conceituais. Analise o mapa inicial feito na primeira aula e depois compare com os outros (feito depois da pesquisa direcionada e na última aula). Analise além do conhecimento adquirido, também a ortografia, as ligações feitas pelos alunos (se estão corretas e pertinentes) e a criatividade na montagem do mapa.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
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Opiniones

  • Cleine, EEFM Ir. Urbano Gonzalez Rodriguez , Ceará - dijo:
    cleinebs@hotmail.com

    23/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa essa aula, trazendo interagindo com a informática, além de ser um assunto bem atual.


Sem classificação.
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