13/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
§ Pesquisar a produção poética da artista Carmela Gross;
§ Compreender o que é monotipia a partir das obras da artista;
§ Construir carimbos artesanalmente e trabalhar uma composição plástica em monotipia, usando a repetição de signos.
· Noções Básicas de Desenho.
Aula 1
Ø Apresentar a artista Carmela Gross. Sugestão:
Carmela Gross: Exposição UM CORPO DE IDEIAS – São Paulo, Pinacoteca do Estado, out/2010.
Fonte: Soraia Lelis
*Carmela Gross nasceu em São Paulo, em 1946. Os desenhos são a produção mais significante do quadro artístico de Carmela. Em sua pesquisa atual o elemento fundamental é a repetição da imagem: sinais gráficos idênticos e alinhavados na forma de campos unitários de leitura. Estes signos são previamente desenhados para reprodução através do carimbo. Seus carimbos despertam ricas reações de descoberta na mente do receptor. Dentro das muitas alternativas mundialmente exploradas pelas poéticas semióticas, nota-se que Carmela Gross apresenta uma contínua reflexão das qualidades do desenho. É atualmente alguém que se envolve profundamente no comportamento da arte como linguagem.
http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo6/gross/index.html
Ø Sobre “Os carimbos de Carmela” , ver:
ZANINI, Walter. Os carimbos de Carmela. Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 de julho de 1978. (disponível no site da artista).
http://3.bp.blogspot.com/__FSXbtt4Jv4/Sa_TuDVBu0I/AAAAAAAADRY/ryBmMpFEfiQ/s1600-h/carmela5.jpg
http://3.bp.blogspot.com/__FSXbtt4Jv4/Sa_TuDVBu0I/AAAAAAAADRY/ryBmMpFEfiQ/s1600-h/carmela5.jpg
Ø Mostre imagens de obras da artista nas quais ela trabalha com a repetição de signos e proponha a apreciação estética coletiva. Sugestão:
Carmela Gross, Carimbos, 1977 – 1978 - Carimbo de borracha sobre papel
Coleção da artista Exposição “Um corpo de ideias” – São Paulo, Out/2010 – Pinacoteca do Estado
Fonte: Soraia Lelis em encontro com a artista
Carmela Gross, Corpo de ideias, 1981 (Detalhe) - Cópia heliográfica
Coleção da artista Exposição “Um corpo de ideias” – São Paulo, Out/2010 – Pinacoteca do Estado
Fonte: Soraia Lelis em encontro com a artista
Ø Converse com os alunos, questionando:
*Vocês percebem que a artista elege alguns signos e trabalha com eles em séries de repetição?
*O que mais lhes chama a atenção no trabalho de Carmela?
*Vocês acham que a artista trabalha apenas com carimbos em monotipia?
*Quais cores a artista usa – pálidas ou vibrantes?
*Como vocês imaginam que ela cria seus carimbos?
*Você vê a presença do desenho nas obras da artista?
Ø Convide os alunos a pesquisarem em casa, outras obras de Carmela. Para tanto, sugira alguns sites:
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=341&mn=100
http://altacultura.wordpress.com/2010/09/11/carmela-gross-exibe-corpo-de-ideias/
http://www.carmelagross.com.br/portu/depo2.asp?flg_Lingua=1&cod_Depoimento=33
Ø Fale aos alunos da importância de visitas a museus e galerias e da possibilidade de contato com o artista/autor das obras em exposição, para melhor fruição e diálogo: público, obra e artista;
Encontro com a artista Carmela Gross
Exposição “Um corpo de ideias” – São Paulo, Out/2010 – Pinacoteca do Estado
Fonte: Soraia Lelis (XI Prêmio Arte na Escola Cidadã/2010 – Os premiados 2010 e a artista)
Aula 2
Ø Apresente papel sulfite cortado em miniatura (4 cm x 2 cm) e entregue aos alunos;
Ø Proponha para que realizem várias propostas em desenhos de traço rápido e sem muitos detalhes, com a opção de qualquer signo;
Ø Solicite para que optem por um dos desenhos elaborados;
Ø Explique aos alunos como se constrói um carimbo;
Ø Apresente toquinhos (retalhos de madeira – ou toquinhos do brinquedo “Pequeno Engenheiro”), tesoura, cola e retalhos de E.V.A;
Ø Entregue o E.V.A já recortado na mesma medida (4 cm x 2 cm) para que os alunos transfiram o desenho eleito, recortem com cuidado e colem sobre o toquinho de madeira, usando cola cascorez.
Aula 3
Ø Disponibilize papel sulfite, almofadas de carimbo em pelo menos três cores de tinta - PILOT (reabastecedor do pincel atômico) e solicite exercícios de composição com os carimbos construídos. Sugestão de cores para as almofadas de carimbos - verde, vermelho, azul e preto;
Ø Sinalize para que os alunos troquem os carimbos entre eles, respeitando-se a cor de origem – aquela eleita pelo autor do carimbo;
Ø Aponte aos alunos a necessidade de limpeza dos carimbos com álcool e papel toalha (ou papel higiênico ou guardanapo que, pela textura, sugam o resto de tinta/coloração da borracha em E.V.A), objetivando a reutilização e manutenção da qualidade da imagem a ser impressa posteriormente.
Processo de construção de carimbos para trabalho plástico em monotipia
Alunos do 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
*Sobre MONOTIPIA, ver aula de minha autoria no Portal do Professor:
TRANSFER DE IMAGEM – UMA POSSIBILIDADE EM MONOTIPIA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22597
Aula 4
Ø Disponibilize novamente os carimbos, as almofadas e as tintas;
Ø Entregue papel canson A4 ao meio e proponha a composição plástica com a seguinte senha: repetição de signos usando dois carimbos – dois signos e duas cores.
Composição plástica em repetição de signos - Monotipia com carimbos
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em repetição de signos - Monotipia com carimbos
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em repetição de signos - Monotipia com carimbos
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Solicite nova proposta de composição plástica em repetição de signos usando até quatro carimbos – quatro signos e quatro cores;
Ø Entregue outra folha de papel canson A4 ao meio e observe se os alunos são capazes de cumprir a regra combinada: composição plástica com repetição de signos em até quatro cores e quatro signos e se não misturam cores.
Composição plástica em repetição de signos - Monotipia com carimbos
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em repetição de signos - Monotipia com carimbos
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5
Ø Proponha a exposição dos trabalhos, criando uma composição coletiva em monotipia com repetição de signos através de carimbo;
Ø Permita que os alunos troquem experiências, dialogando uns com os outros sobre cada proposta apresentada, com a utilização dos carimbos para composição plástica;
Ø Exponha os trabalhos e promova a reflexão do trabalho em todo o seu processo, remetendo-se ao conteúdo trabalhado – obras de Carmela Gross, monotipia e construção de carimbos.
Exposição – Estudo de Signos - Composição plástica em repetição de signos - Monotipia com carimbos
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
*Mais sobre Carmela Gross, ver:
http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo6/gross/index.html
Concebe-se como avaliação a observação contínua dos processos criativos desenvolvidos, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados (produção poética da artista Carmela Gross e composição plástica em monotipia com a repetição de signos a partir de carimbos artesanais). Aponta-se também, a verificação da aprendizagem através de trocas de experiências e autoavaliação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!