11/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Demonstrar as Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas;
Relacionar essas Ondas no cotidiano dos alunos;
Diferenciar a onda sonora da luminosa.
* Som;
* Luz.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois os recursos propostos poderão ser salvos em CD.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula estimulando a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado (termodinâmica), fazendo a seguinte pergunta a eles:
"Nas últimas décadas, o cinema tem produzido inúmeros filmes de ficção científica com cenas de guerras espaciais, como, por exemplo, Guerra nas Estrelas. As cenas desses filmes, em geral, apresentam explosões com estrondos impressionantes, além de efeitos luminosos espetaculares, tudo isso no espaço interplanetário (Fig. 1). De acordo com as leis da Física, estão corretos esses efeitos no filme?"
Figura 1 – Explosão no espaço.
Imagem disponível em: http://download.postais.net/images/postais/BTXkd1.jpg. Acesso em: 30 Nov. 2010
Questione os alunos sobre a propagação das Ondas sonoras no vácuo e pergunte se é possível ouvir um som no vácuo.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que eles poderão responder estas perguntas, baseando-se nos conceitos físicos, durante o desenvolvimento desta aula.
Para a realização da próxima atividade, os alunos deverão ser organizados em grupos de 4 integrantes.
Atividade 1
Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir aos grupos, dispostos na sala de informática, para que façam pesquisas - em sites da Internet, bem como em livros didáticos - sobre os diferentes tipos de Ondas que encontramos na natureza e como elas são classificadas. Para subsidiar a pesquisa, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
a) O que são Ondas?
b) O que são Ondas Mecânicas (Fig. 2)?
c) O que são Ondas Eletromagnéticas?
d) O som é que tipo de Onda? E a luz?
Sugestões de sites para a realização das pesquisas:
http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u17.jhtm
http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm
http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/ondas.htm
http://www.infoescola.com/fisica/ondulatoria-ondas/
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaA/grupo6/onda_mecanica.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ondas-mecanicas-harmonicas/ondas-mecanicas-harmonicas.php
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm
http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html
Figura 2 – Onda Mecânica.
Imagem disponível em: http://www.tosabendomais.com.br/userfiles/image/Ondas.jpg. Acesso em: 30 Nov. 2010.
O professor deverá informar os alunos que eles deverão compartilhar as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito através da discussão das questões do roteiro de pesquisa.
Favoreça com que a discussão inicie a partir da apresentação de cada grupo referente ao item a) do roteiro de pesquisa. Após debaterem sobre o item em questão, o próximo item do roteiro deverá ser discutido e assim sucessivamente. O professor deverá mediar e conduzir a discussão, de forma a estimular a participação de todos, bem como, para esclarecer dúvidas e corrigir conceitos errôneos. Para cada item do roteiro de pesquisa, sugerimos um debate de no máximo 5 minutos.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá dividir a sala em dois grupos, por exemplo, grupo A e grupo B.
O grupo A visualizará o vídeo “Ondas Eletromagnéticas” (Fig. 3), o qual demonstra o conceito de Ondas Eletromagnéticas. Este vídeo, conforme postado abaixo, tem a duração total de 8 minutos e 18 segundos.
Link do Vídeo: “Ondas Eletromagnéticas” no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29627
Figura 3 – Imagem do vídeo “Ondas Eletromagnéticas”.
O grupo B visualizará o vídeo “Ondas Mecânicas”, conforme postado abaixo, o qual demonstra o conceito das Ondas Mecânicas. O vídeo (Fig. 4) tem duração de 7 minutos e 51 segundos.
Link do Vídeo: “Ondas Mecânicas” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29625 Acesso em: 30 Nov. 2010
Figura 4 – Imagem do vídeo “Ondas Mecânicas”.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação dos vídeos, promova uma discussão sobre cada um dos vídeos e o grupo que assistiu, conforme roteiro postado abaixo.
Roteiro de discussão:
Grupo A:
Grupos B:
Os alunos deverão primeiramente discutir estas questões em grupo – escrevendo as suas respostas e conclusões em uma folha de cartolina, preparando um material à ser apresentado para os demais alunos da sala.
Atividade 3
Dando prosseguimento à atividade anterior, neste momento, o professor deverá organizar os grupos para fazerem suas apresentações.
O grupo A será o primeiro a apresentar. Eles deverão explicar o que foi visualizado no vídeo e as conclusões que chegaram a partir deste. Em seguida, o grupo B fará sua apresentação. Favoreça com que todos os integrantes dos grupos participem e deem suas opiniões acerca do conceito aprendido. Ressaltamos que esta atividade visa trabalhar a competência oral, de síntese, de trabalho em equipe, bem como a avaliação do aprendizado dos alunos durante as atividades realizadas anteriormente.
Neste momento retome a questão proposta no início da aula (do espaço) e favoreça com que os alunos compreendam que, no espaço interplanetário não é possível ouvir qualquer ruído, pois o som é uma Onda Mecânica, e por isso precisa de um meio material para se propagar. Já a luz se propaga no espaço, por ser uma Onda Eletromagnética.
Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!
Teoria e experimentos:
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/classificacao.php
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet e em livros, a diferença entre as ondas transversais e longitudinais.
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