02/07/2009
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Relacionar a produção poética ao contexto histórico em que ela foi criada;
Discutir eventos que aconteceram há 80 anos;
Fazer um trabalho de pesquisa colaborativo;
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicarem o que aprenderam;
Elaborar uma feira cultural;
Identificar se os alunos conhecem a poesia tema do livro clip.
Orientações didáticas
Esta aula origina-se da genialidade de um livro clip que associa a poesia “no meio do caminho’ de Drummond a diversos fatos históricos que ocorriam no mesmo ano de sua criação. Uma ótima oportunidade para debater com os alunos a temática de que a arte expressa a vida, e do contexto histórico em que elas são criadas. Resultante deste debate configura-se um projeto interativo no qual a produção dos alunos culminará em uma feira cultural com o envolvimento da comunidade, afinal conhecimento é para ser compartilhado”.
Bom trabalho!
Seqüência Didática
Uma linda animação disponível no Portal do Professor lança as seguintes afirmações:
Há 80 nascia...
A escola de samba Estação Primeira de Mangueira
A televisão nos Estados Unidos
A penicilina
Che Guevara
Adam West o primeiro Batman da tv
O Abaporu de Tarsila do Amaral
O Mickey Mouse no cinema
O bolero de Ravel
A poesia no meio do Caminho tinha uma pedra
O projeto consiste em um trabalho colaborativo em equipes dos temas propostos pela animação. Cada um dos temas tem sugestões de links para ajudar os alunos. Em cada um há um desafio diferente. Para compartilhar os conhecimentos adquiridos pode-se elaborar uma feira cultural.
fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_OsT3ERsyJ5I/SW5cdVlnvFI/AAAAAAAAAds/fXcbWj4Ckxg/s400/MANGUEIRA.gif
Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Esta%C3%A7%C3%A3o_Primeira_de_Mangueirahttp://www.cliquemusic.com.br/artistas/mangueira-estacao-primeira-(gres).asp
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da Mangueira e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da Estação Primeira de Mangueira para o carnaval?
O que o carnaval representa para o brasileiro?
Quais são as críticas do grupo em relação ao carnaval?
Produto da equipe: Fazer uma paródia de uma samba clássico da Mangueira com o conteúdo de sua pesquisa.
Para saber mais:
http://www.tudosobretv.com.br/histortv/
http://www.historiadetudo.com/televisao.html
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da história da televisão e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da televisão para a comunicação?
O que a TVrepresenta para o brasileiro?
Quais são as críticas do grupo em relação ao conteúdo da televisão brasileira?
Produto da equipe: Fazer uma revista com o conteúdo de sua pesquisa.
http://www.qued.com.br/site/arquivos/curiosidades/1188585784F.JPG
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Penicilina
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/penicilina.htmhttp://www.fontedosaber.com/biologia/a-historia-dos-antibioticos.html
http://almanaque.folha.uol.com.br/ciencia_12out1952.htm
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da penicilina e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da descoberta da penicilina para a medicina?
Qual é a utilidade da penicilina para o ser humano?
Como seria a situação do mundo se a penicilina não fosse descoberta.
Produto da equipe: Fazer uma animação com o conteúdo de sua pesquisa.
fonte da imagem: http://cinerosebudd.files.wordpress.com/2007/11/che-guevara-serna.jpg
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2004/05/10/004.htmhttp://www.guevara.com.br/historia.htm
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história de Che Guevara e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância de Che Guevara para a história mundial?
Se Che Guevara ainda fosse vivo e estivesse no Brasil o que ele identificaria como uma bandeira de luta?
Produto da equipe: Fazer uma história em quadrinhos com o conteúdo de sua pesquisa.
fonte da imagem: http://artaban7.files.wordpress.com/2008/07/adam_west.jpg
Para saber mais:
http://vip.abril.com.br/edicoes/280/adam+west+batman+gordo.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman_(1966)
http://www.adamwest.com/
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Batman:
Quais as diferenças entre o primeiro batman e a versão mais atual do super herói?
O que o Batman representa para o jovem?
Quais são as críticas do grupo em relação a esse super herói?
Produto da equipe: Fazer um boneco em tamanho natural e um painel com o conteúdo de sua pesquisa.
fonte da imagem: http://http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/06/129_228-ABAPORU50.jpg
Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu
http://www.digestivocultural.com/comentarios/default.asp?codigo=3286
http://www.pitoresco.com.br/brasil/tarsila/tarsila.htm
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Abaporu e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da obra de Tarsila de Amaral para a história da Arte?
O que representa o Apaboru?
Qual era o contexto artístico em que esta obra foi criada?
Produto da equipe: Fazer várias releituras da obra “Abaporu” e um folheto com o conteúdo de sua pesquisa.
fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_wg3BmAj-bsI/SEMJBST8osI/AAAAAAAACcQ/yJkzs_OBk2M/s400/344px-Mickey_Mouse.jpg
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mickey_Mouse
http://www.disney.com.br/mickey/
Desafio da equipe:Fazer uma pesquisa da história do Mickey Mouse e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância de Mickey Mouse para a indústria do Entretenimento?
Produto da equipe: Fazer uma linha do tempo com as várias facetas de Mickey Mouse com o conteúdo de sua pesquisa e alguns fatos históricos que ocorrerão na mesma data.
fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_LrylFCmjnJo/RmiHlrW5bcI/AAAAAAAAAaE/4Xm9174AbQg/s400/bolero.bmp
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolero_(Ravel)
http://www.administradores.com.br/artigos/o_bolero_de_ravel_e_a_administracao/1509/
http://www.youtube.com/watch?v=3-4J5j74VPw
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Bolero de Ravel e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância do Bolero de Ravel para a música clássica?
Produto da equipe: Fazer um clip com o conteúdo da pesquisa.
fonte da imagem: http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/SuplementoLiterario/Image/drummond-site.jpg
Para saber mais:
http://culturabrasil.pro.br/cda.htmhttp://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond04.htm
http://www.folhadosul.com.br/showNews.php?type=5&id=1214
Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história de Carlos Drummond e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da obra de Drummond para a poesia?
Qual a interpretação do grupo para a poesia No meio do caminho tinha uma pedra?
Produto da equipe: Preparar um sarau com poesias de Drummond com flashes de sua biografia.
Nome | Tipo |
---|---|
No meio do caminho | Animação/simulação |
Encontram–se presente no corpo da aula.
Prepare uma auto-avaliação para cada grupo abordando:
Participação nas atividades
Envolvimento na pesquisa
Integração com os colegas
Colaboração no desafio e no produto final
E após a realização da feira cultural peça para os alunos individualmente elencarem quais foram as principais descobertas sobre os temas abordados.
Faça um diário dos alunos e anote individualmente as dificuldades que cada um deles apresenta durante o processo, retome e prepare intervenções se necessário.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/07/2010
Cinco estrelasFantastico esse projeto, vou desenvolver com meus alunos.Parabéns!!!
28/06/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula vou aplicá-la aos meus alunos.Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o projeto. Excelente !!! Vou usar o mesmo roteiro, mas, com outro assunto. Obrigada pela sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa essa aula adorei
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Grace! A escolha da poesia foi Maravilhosa! Muito bem! Gostei muito, muito de seu trabalho... que interação! Seu trabalho fluiu entre os vários temas de forma tão suave. Tenho como sugestão: a produção de um programa de rádio, anunciando os eventos que acontecerão na mostra cultural ( sonoplastia, produção do texto usado na exibição do programa...). Espero que goste da sugestão. Abçs.
24/03/2010
Cinco estrelasA poesia de Carlos Drummond de Andrade, sugerida para estudo, ébelíssima, mas às vezes para os alunos poderá tornar-se incompreensível . E a sugestão proposta foi excelente. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasO projeto "Havia uma pedra no meio do Caminho a 80 anos" mostrou que para trabalhar basta criatividade, como Manoel de Barros cita em suas poesias o jogo com as palavras e Grace Luciana conseguiu fazer este trabalho muito bem explorando a intertextualidade e o conhecimento cultural e cognitivo que o aluno possui atingindo o objetivo do currículo educacional.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula, aliás esse projeto...parabens!!!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito interessante o desenvolvimento das aulas e amei o sarau de poesias de Drummond.
24/03/2010
Cinco estrelasO projeto é interessantíssimo. A autora soube explorar muito bem os gêneros textuais, as mídias e as tecnologias educacionais, proporcionando aos alunos desafios para a produção do conhecimento. Parabéns! É assim mesmo que se constrói uma aprendizagem significativa.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua proposta, Grace. Realmente, estabelecendo ligações com outros fatos importantes da época, o aluno reconstrói, de certa forma, o contexto histórico em que a poesia surgiu e esta ganha uma significação bem maior para ele. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante, parabéns!