Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Negro, sim! Por que não? – reconhecendo a si mesmo e a diversidade racial através da Literatura Infantil.

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Marcia Queiroz da Silva Pires
imagem do usuário

CARIACICA - ES EEEFM SAO JOAO BATISTA

Aurely Machado Oliveira,Magale Guns Soares,Maria Aparecida dos Santos Covre,Valdenira Pinto Diniz..

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa – séries iniciais: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf  

  • Compreender a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.   
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.  
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.   
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Duração das atividades
As atividades ocorrerão em três aulas de 60min cada ou mais conforme necessidade e interesse dos educandos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio básico de leitura e escrita.
  • Continente Africano.
  • História da formação do povo brasileiro.
  • Mapa político da República Federativa do Brasil.
  • A movimentação de emigração, imigração e migração.
Estratégias e recursos da aula

1ª Aula – Apresentando o tema. Os alunos deverão estar sentados em duplas. A docente provocará a curiosidade de todos os meninos escrevendo no quadro branco da sala de aula a frase de Nelson Mandela – “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.” (http://bravoafrobrasil.blogspot.com/). Em seguida a professora fará algumas perguntas desafiadoras: - alguém sabe dizer sobre o que essa frase está falando?; - que tipo de sentimento ela provoca em cada um de nós?; - quem já sofreu algum tipo de preconceito dentro ou fora da escola?; - como foi sua reação?... Após o diálogo informal, a regente de classe lançando mão do seu notebook e datashow da escola[1] exibirá em plena sala de aula a história da “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado. (http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs). Ao término do filme a professora oportunizará algumas manifestações espontâneas dos alunos acerca do que assistiram. Para promover o aprofundamento do estudo (a relação étnico-racial na escola), a professora fará abordagem objetiva, clara e sucinta da Lei 10.639/2003 (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/legislacao.html) primando por uma linguagem comum às crianças e adolescentes. [1] Caso a educadora não possua tais recursos tecnológicos, ela poderá usar o LIED ou a biblioteca da escola; ou ainda, levar o livro impresso para sala de aula e fazer a leitura oral do texto. A estratégia “o contador de história” é muito bem-vinda ao contexto da classe.     

2ª Aula – Propondo e debatendo outras leituras. A turma, dividida em quatro grandes grupos ‘opositores’ um de frente para o outro, deverá ler e debater as obras de Semíramis Paterno – “A cor da vida”, cujo eixo discursivo revela a relação étnico-racial entre os sujeitos históricos e sociais que somos sob o ponto de vista infantil (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/resenhasdosmateriaisdeapoio.html); de Alaíde Lisboa de Oliveira – “A Bonequinha Preta” com foco discursivo envolvendo a produção e comercialização de brinquedos ‘negros’ e/ou ‘pretos’ em nossa sociedade (http://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/BonequinhaPreta#); de Antônio Luiz Ramos Cedraz – “A Turma do Xaxado: tirinha” com ênfase discursiva tanto na questão do preconceito racial quanto no de gênero (http://1.bp.blogspot.com/_Q3_TNgsCQCk/SB-84KUjWOI/AAAAAAAAAAU/fEICzwNVP08/s320/tirinha.jpg) e, por fim, de Emma Damon – “Somos todos diferentes”, cujo norte discursivo perpassa a diversidade como um todo (http://aprendinoji.blogspot.com/2009/06/livro-somos-todos-diferentes.html). Nessa perspectiva, a mediação docente junto aos educandos é substancial para que os objetivos a priori delineados sejam alcançados.          

3ª Aula – Ampliando o horizonte cognitivo do educando. Atividade inicialmente individual e depois socializada em plenária. Buscando agregar valores e informações ao estudo em andamento sobre nossas raízes afro-descendentes, a professora promoverá a leitura e interpretação do poema “Sou negro porque encaro minhas origens” de Genivaldo Pereira dos Santos (http://www.pucrs.br/mj/poema-negro-26.php). 

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA:

 

 

 

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Dar-se-á a partir da participação efetiva e interesse de cada educando/a. Logo depois, divididos em duplas, os discentes poderão registrar suas impressões relativas às aulas realizadas via formulário próprio. Conforme ilustração contida no item "Recursos da Aula".

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • CLAUDIA GODOI, E E E F ALMIRANTE ÁLAVARO ALBERTO DA MOTTA E SILVA , Rio Grande do Sul - dijo:
    docinho3.8@hotmail.com

    10/11/2013

    Cinco estrelas

    Interessante, criativo e com objetivo bem claro do que se deseja trabalhar. PARABÉNS!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.