14/01/2011
Aurely Machado Oliveira,Magale Guns Soares,Maria Aparecida dos Santos Covre,Valdenira Pinto Diniz..
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Os objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa – séries iniciais: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf
1ª Aula – Apresentando o tema. Os alunos deverão estar sentados em duplas. A docente provocará a curiosidade de todos os meninos escrevendo no quadro branco da sala de aula a frase de Nelson Mandela – “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.” (http://bravoafrobrasil.blogspot.com/). Em seguida a professora fará algumas perguntas desafiadoras: - alguém sabe dizer sobre o que essa frase está falando?; - que tipo de sentimento ela provoca em cada um de nós?; - quem já sofreu algum tipo de preconceito dentro ou fora da escola?; - como foi sua reação?... Após o diálogo informal, a regente de classe lançando mão do seu notebook e datashow da escola[1] exibirá em plena sala de aula a história da “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado. (http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs). Ao término do filme a professora oportunizará algumas manifestações espontâneas dos alunos acerca do que assistiram. Para promover o aprofundamento do estudo (a relação étnico-racial na escola), a professora fará abordagem objetiva, clara e sucinta da Lei 10.639/2003 (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/legislacao.html) primando por uma linguagem comum às crianças e adolescentes. [1] Caso a educadora não possua tais recursos tecnológicos, ela poderá usar o LIED ou a biblioteca da escola; ou ainda, levar o livro impresso para sala de aula e fazer a leitura oral do texto. A estratégia “o contador de história” é muito bem-vinda ao contexto da classe.
2ª Aula – Propondo e debatendo outras leituras. A turma, dividida em quatro grandes grupos ‘opositores’ um de frente para o outro, deverá ler e debater as obras de Semíramis Paterno – “A cor da vida”, cujo eixo discursivo revela a relação étnico-racial entre os sujeitos históricos e sociais que somos sob o ponto de vista infantil (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/resenhasdosmateriaisdeapoio.html); de Alaíde Lisboa de Oliveira – “A Bonequinha Preta” com foco discursivo envolvendo a produção e comercialização de brinquedos ‘negros’ e/ou ‘pretos’ em nossa sociedade (http://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/BonequinhaPreta#); de Antônio Luiz Ramos Cedraz – “A Turma do Xaxado: tirinha” com ênfase discursiva tanto na questão do preconceito racial quanto no de gênero (http://1.bp.blogspot.com/_Q3_TNgsCQCk/SB-84KUjWOI/AAAAAAAAAAU/fEICzwNVP08/s320/tirinha.jpg) e, por fim, de Emma Damon – “Somos todos diferentes”, cujo norte discursivo perpassa a diversidade como um todo (http://aprendinoji.blogspot.com/2009/06/livro-somos-todos-diferentes.html). Nessa perspectiva, a mediação docente junto aos educandos é substancial para que os objetivos a priori delineados sejam alcançados.
3ª Aula – Ampliando o horizonte cognitivo do educando. Atividade inicialmente individual e depois socializada em plenária. Buscando agregar valores e informações ao estudo em andamento sobre nossas raízes afro-descendentes, a professora promoverá a leitura e interpretação do poema “Sou negro porque encaro minhas origens” de Genivaldo Pereira dos Santos (http://www.pucrs.br/mj/poema-negro-26.php).
SUGESTÕES DE LEITURA:
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL.
A formação do povo brasileiro (http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/diversidade/raca-e-etnia/); (http://www.infojovem.org.br/wp-content/uploads/2009/06/Diversidade-Brasileira1.bmp).
“Inclassificáveis” – música Arnaldo Antunes (http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91636/).
“Exemplo Verdadeiro” – música do grupo Kades Singers (http://letras.terra.com.br/kades-singers/689598/).
A história (http://www.youtube.com/v/0iFQnSGbQr8?fs=1&) e o jogo ( http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=109/http://www.greenpeace.org.br/multimidia/jogos/patinho2.html) do “Patinho Feio”.
Vídeo da Bonequinha Preta (http://www.youtube.com/watch?v=TU8RcVBJiH8).
Projeto – Bonequinha Preta (http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=26).
Vídeo: “Viva a diversidade” (http://www.youtube.com/v/rXVXQtTTdfU?fs=1&).
PCN: Ensino Fundamental (séries iniciais) –(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf); (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf).
CBC: SEDU/ES – (http://www.educacao.es.gov.br/download/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual.pdf).
Dar-se-á a partir da participação efetiva e interesse de cada educando/a. Logo depois, divididos em duplas, os discentes poderão registrar suas impressões relativas às aulas realizadas via formulário próprio. Conforme ilustração contida no item "Recursos da Aula".
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/11/2013
Cinco estrelasInteressante, criativo e com objetivo bem claro do que se deseja trabalhar. PARABÉNS!!!