Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Planos Secantes ( um plano é projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical )

 

14/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Móveis
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Embalagens
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Jóias
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Interiores
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos Secantes, estudo dos planos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se apresentar molduras de madeira que deverão representar alguns planos de projeção e deverão ser fixados sobre um plano vertical PV e outro horizontal de projeção PH.

Oriente os alunos que esses planos são perpendiculares ao plano horizontal.   Apresente agora um plano de projeção.

Oriente os alunos que esse plano é perpendicular ao plano vertical de projeção.   
Utilize o plano Frontal com o plano de Topo, para representar a intersecção desses planos.

Professor, demonstre para os alunos que os planos se interceptam em dois pontos e que geram uma reta de interseção.

Poderemos representar as interseções dos outros planos e solicitar aos alunos que observem os pontos e as retas de interseção.

Professor, oriente os alunos, quando um dos planos é perpendicular em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical, a reta de interseção já está definida, uma vez que suas projeções coincidem ou estão sobre os respectivos traços dos planos.     

Utilizararemos agora o plano de Perfil, sendo interceptado pelos planos Frontal, Vertical de Perfil.

Solicite que os alunos observem que não existe interseção entre dois planos de perfil.     

Atividade 01:  

Professor, represente no quadro de sala as imagens das interseções dos planos estudados e solicite que os alunos identifiquem os planos secantes e suas retas de interseção.

Atividade 02:   

Professor, sugere-se que os alunos fixem melhor esse conteúdo, trabalhando com maquetes. Os alunos necessitam manusear o “concreto” para melhor percepção visual e espacial.   Com quatro plaquinhas de isopor é possível fazer as experiências das interseções do plano Topo com: Frontal, Vertical e Perfil.   

Com mais quatro as interseções do plano de Perfil com: Frontal, Vertical e Perfil.   

Admitindo-se uma média de 30 alunos em sala de aula, proponha um trabalho em grupo da seguinte forma:   
- 12 alunos executariam as interseções, sendo que dois alunos trabalhariam um plano juntos.
- 12 alunos fariam as imagens das interseções dos planos e a reta de interseção dois a dois.
- 6 alunos no suporte para ajudarem os grupos e organizarem a distribuição de materiais.   

Exemplo da interseção do plano de Topo com Perfil, executados com as plaquinhas de isopor. As demais interseções de planos, poderão ter os mesmos procedimentos.

 

As placas deverão ser encaixadas com pequenos alfinetes. Professor, apresente as maquetes utilizadas nesse conteúdo, onde molduras de quadros vazados, representaram os planos de projeção e suas interseções.   

Com organização em etapas os alunos serão capazes de montar as maquetes e os demais grupos executarem suas tarefas.  As maquetes são muito importantes, pois os alunos sempre agradecem esse recurso para a fixação de conteúdos que requerem a percepção espacial.   

Atividade 03:   

Proponha a apresentação das maquetes com os alunos, que participaram da execução.

Peça para os alunos organizarem uma exposição na própria sala de aula, acompanhada das representações gráficas das interseções. Esse trabalho poderá ser uma avaliação para o bimestre ou trimestre.

Recursos Complementares

Todas as imagens foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Todas as imagens da aula foram criadas pela autora da aula com o software Geogebra

Avaliação

Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical?
Os alunos identificaram as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.