01/08/2012
Alessandra Arce, Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Conhecer a importância de se cuidar do meio ambiente e da importância da reciclagem.
Conhecer diferentes tipos de metais recicláveis
Conhecer o processo de reciclagem do metal.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1: RECICLAGEM
1. Em uma roda de conversa, o professor iniciará a aula a partir de um debate com os alunos sobre a temática proposta, de modo que possa investigar suas hipóteses iniciais. Desse modo, deverá questioná-los:
- Depois de tomar uma latinha de suco ou refrigerante, o que vocês costumam fazer com a lata?
- Já ouviram falar em reciclagem e reutilização de materiais?
- O que é reciclagem?
- Por que é importante reciclar e reutilizar materiais?
- Em suas casas vocês separam o lixo para a reciclagem?
- O que podemos reciclar e reutilizar?
- O que devemos fazer com o material reciclável? Colocamos todos eles dentro de um mesmo cesto de lixo ou devemos separá-los?
- Vocês conhecem as cores da coleta do lixo reciclável?
- O serviço de coleta seletiva passa nas ruas onde moram?
- Vocês sabem o que é a coleta seletiva?
- O que acontece se não separarmos o lixo? Isso prejudica os seres vivos de nosso planeta? De que forma?
- Vocês sabem quanto tempo leva para materiais, como: o plástico, vidro, alimentos e metais se decomporem?
2. Após esse debate, o professor poderá propor uma pesquisa sobre reciclagem, de modo a esclarecer tais questões. Como auxílio, poderá realizar a leitura do livro: Mini Larousse – Reciclagem, que auxiliará no esclarecimento de muitas das perguntas acima. Assim, junto com a leitura, o professor deverá dialogar com os alunos sobre o que pensavam inicialmente e o que o livro trouxe de informação. Outras sugestões de livros encontram-se no campo Recursos Complementares desta aula.
Fonte da Imagem: Editora Larousse Júnior
3. Num próximo momento, o professor apresentará a classe alguns videos sobre a temática:
http://www.youtube.com/watch?v=ETHAkIkr8g4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oO8gFIianJc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8
http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7oIhKBRDkIM&feature=fvsr
4. Ao sistematizar os conceitos aprendidos, o professor deverá, antes de realizar a próxima atividade, pedir que os alunos tragam para a escola, embalagens vazias e materiais recicláveis. Solicitar-lhes, principalmente, latas de cereais e leite em pó, para facilitar a execução da ATIVIDADE 3, do conjunto desta aula. No dia da atividade, os materiais deverão ser recolhidos pelo professor e colocados em uma caixa, de tamanho suficiente para comportar todos os objetos trazidos. Em seguida, o professor apresentará a sala, outras quatro caixas, encapadas com as respectivas cores da reciclagem: verde, amarelo, azul e vermelho, solicitando-lhes que escolham uma embalagem/material reciclável e deposite-a em sua respectiva caixa colorida de coleta seletiva: verde (vidro), amarelo (metal), azul (papel) e vermelho (plástico).
* O professor, também, poderá enriquecer sua aula, apresentando o jogo sobre reciclagem:
http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/defensores/jogo_reciclagem.html?noCache=1294931209000
ATIVIDADE 2: METAIS E O MEIO AMBIENTE
1. O início desta atividade consistirá na leitura do livro: As aventuras de Metálica. Rita Kássia Cândido. Editora Futura.
Disponível em: http://issuu.com/_manu/docs/namecd48a4
Fonte da Imagem: Futura
2. Após a leitura o professor discutirá com a classe as ideias principais do livro. Para isso poderá questioná-los:
- Sobre o que o fala a história?
- Qual era o medo de metálica?
- O que a família de Dona Francisca fez após tomar o líquido contido nas latinhas de suco?
- Onde Dudu aprendeu que alguns materiais poderiam ser reutilizados e recicláveis?
- No livro, além de reciclar e reutilizar, o que mais pode ser feito para ajudar o planeta?
- Será que é importante consumirmos com consciência? Ou seja, consumimos apenas aquilo de que realmente necessitamos?
- O que a família de Dona Francisca aprendeu naquela manhã?
- De que material era feito metálica?
- Que outros tipos de metais vocês conhecem?
- Se a família de Dona Francisca tivesse encaminhado Metálica para a coleta coletiva, qual a cor do recipiente que eles deveriam tê-la colocado?
* A imagem deste recipiente pode ser encontrada no seguinte endereço:
http://www.placasecia.com.br/upload/imagem_ecommerce_produto_generico_preview/1959/42333.jpg
3. O passo seguinte será a leitura do livro: Metal Reciclar! de Verônica Bonar, Editora Scipione, que discutirá a questão de como se reciclar os metais, os tipos de metais que existem, o tempo que cada um deles leva para se decompor na natureza, o prejuízo que causam se depositados em ferro-velho, aterros sanitários, jogados ao mar etc..
Fonte da Imagem: Editora Scipione
4. Como sugestão sobre a temática de deposição de latas, tampinhas de garrafa, lacres metálicos de latinhas de refrigerante etc. no mar, causando ferimentos e situações de risco aos animais marinhos, o professor poderá apresentar o filme: Happy Feet 1, que mostra o desconforto de um dos pinguins, que tem argolas de metais presas em seu pescoço, fruto da deposição de lixo/ metais no mar.
5. Ao final do filme, o professor proporá a confecção de um desenho que mostre o que podemos fazer para que situações como a do filme não aconteçam mais.
ATIVIDADE 3: O QUE PODEMOS FAZER COM O LIXO RECICLÁVEL DE METAL?
1. No momento seguinte, o professor apresentará vídeos, mostrando o processo e a importância da reciclagem do alumínio, comentando que esta é fonte de renda para diversas famílias, que vendem este material a empresas que o reciclam ou criam objetos decorativos, bijuterias brinquedos etc. com ele.
http://www.youtube.com/watch?v=kbxRoKt5ByE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=fKBv_s76cWE&feature=related
2. Proporá, em seguida, a reutilização das embalagens contidas na “caixa amarela” (latas de metais) na confecção de brinquedos com esses materiais. Sugerimos abaixo dois brinquedos, embora destaquemos que a reutilização de metais na construção de brinquedos recicláveis seja inesgotável.
a) Pé de lata:
- Para fazer o brinquedo, você vai precisar do seguinte material:
2 latas grandes de alumínio, de mesmo tamanho, vazias e limpas (pode ser de cereal ou leite em pó);
Barbante grosso;
Tintas, papéis coloridos, E.V.A. etc. para decoração.
- Modo de fazer:
- A construção do brinquedo consiste em: fazer dois furos opostos nas laterais do fundo de uma lata.
- Passar um barbante com aproximadamente 1,2 metro pelos furos da lata, unindo as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente.
- Colocar a tampa da lata, para que evitar que esta derrape facilmente, e decorá-la. O mesmo deverá ser feito com outra lata.
- Após a construção do brinquedo, os alunos subirão nas latas e tentarão equilibrar-se e andar no pé de lata, segurando nas cordas.
* Para melhor visualizar a confecção e modo de uso do “Pé de Lata”, o professor poderá acessar o link:
http://www.youtube.com/watch?v=0lojP9ivX0o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8sP-jYRrSLI&feature=related
b) Telefone de lata:
- Para fazer o brinquedo, você vai precisar do seguinte material:
- 2 latas de alumínio vazias e limpas (de preferência as de molho de tomate que são abertas com o lacre em cima da tampa, para evitar cortes e ferimentos);
- 2 metros de barbante fino;
- 1 vela;
- 1 prego fino.
- Modo de Fazer:
- Com um prego fino, faça um furo bem no fundo de cada lata, bem no centro.
- Passe a lateral da vela por toda a extensão do barbante, até que ele fique encerado.
- Enfie uma ponta do barbante no furo da lata, de fora para dentro. Depois, dê um nó na ponta do barbante para que ele não escape. Faça o mesmo do outro lado.
- O seu telefone está pronto! Agora é só brincar!
* Lembre-se que, o barbante deve ficar bem esticado, para que o telefone possa funcionar bem. E, enquanto um fala em uma das latas, o outro encaixa a outra lata no ouvido, para que possa escutar quem está falando.
a) Sites sobre a temática:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23176
http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_metal.htm
http://www.recicloteca.org.br/metal.asp?Ancora=3
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/reciclando-e-aprendendo-2/
b) Livros sobre o assunto:
Lixo, De onde vem? Para Onde Vai?Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto. Ed. Moderna
Reciclagem de metal.Eunice Braido. Ed. FTD.
O saci e a reciclagem do lixo, de Samuel Murgel Branco, editora Moderna.
As latinhas também amam: Um romance a favor da reciclagem. Julieta de Godoy Ladeira. Editora Atual.
Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo.De Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural.
c) Vídeos:
- O Planeta Pipsqueak.
Episódios:
a) Pipsqueak recicla
b) Pipsqueak e as coisas velhas
c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica
d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos
e) Pipsqueak e os brinquedos
f) Pipsqueak e a auto-sustentação
g) Pipsqueak viaja para o futuro
*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site:
http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html
d) Brinquedos e objetos construídos com material reciclável: metal
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2011/07/arte-com-lata-de-refrigerante-muitas.html
http://www.flickr.com/photos/glauciagoes/2985614950/
http://pt.artesanum.com/artesanato-cinto_lacres_reciclados_mesclado-30300.html
http://pt.artesanum.com/artesanato-bolsa_lacres_prata_x_linha_branca-30595.html
http://lucifidelis.blogspot.com/2010/11/este-tutorial-mostra-como-fazer-passo.html
http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com/2011/08/reciclagem-brinquedo-pes-de-lata.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6167/search
http://www.arvindguptatoys.com/toys/cokeaeroplane.html
http://www.arvindguptatoys.com/toys/tintruck.html
http://trabalhandocomreciclagem.blogspot.com/
http://www.pragentemiuda.org/2010/09/fazendo-brinquedos-fone-de-lata.html
e) Manuais de brinquedos, brincadeiras e construções de brinquedos:
http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/4116.pdf
f) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: o professor desenha e recorta, em papel color set, os quatro latões de lixo da coleta seletiva, em suas respectivas cores. Cola-os na parede da sala. Distribui aos alunos, revistas, solicitando-lhes que recortem objetos que possam ser reutilizados e reciclados e colem nas lixeiras coloridas, de acordo com os respectivos materiais coletados.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/08/2012
Cinco estrelasA estrutura curricular foi bem elaborada. A variedade de sites para pesquisa. E colocação de site para procura de livro que pode ser feito download. Amei. Abraços